Loading...
moda & estilo

Os momentos mais marcantes do jeans na história da moda

18 de maio de 2023 | 2

Se no mundo da moda pudéssemos nomear a peça de roupa mais democrática e icônica de todos os tempos, com certeza seria a calça jeans. A peça de roupa é um ícone atemporal na cultura pop, que vem figurando seu espaço de destaque não só na moda, mas também no cinema e, principalmente, na música. Por isso, a trajetória é longa do jeans na história da moda!

Pense na palavra jeans e me diga qual música lhe vem à cabeça? Escolha sua música na nossa playlist especial para celebrar essa data, 20 de maio, que comemoramos o Dia Mundial do Jeans. 

A origem do jeans

O jeans teve sua a sua origem há quase 500 anos e podemos dividir sua criação em três períodos marcantes.  

O primeiro deles foi em 1567, com a introdução da palavra “genovês” ou “genes”, que servia para nomear as calças duras de sarja usadas pelos marinheiros mercantes da cidade de Gênova, na Itália.  

Já o segundo período importante da peça é em torno de 1837, quando a palavra denim teve a sua origem na cidade de Nîmes, na França.  

Alguns anos depois, lá em 1873 nasce o jeans, quando o alfaiate Jacob Davis se une a Levi Strauss para criar roupas de trabalho reforçadas com rebites feitos com o denim azul. 

Depois de quase 500 anos de evolução, seja no verão ou no inverno, o jeans ainda continua firme e forte, aparecendo em diversas coleções nas mais variadas marcas de moda, das clássicas de luxo europeias às mais modestas e populares fast fashion. 

O jeans veste os mais diversos corpos e tem se mostrado cada vez mais dinâmico e atual a cada tendência. 

O jeans na história da moda

Elvis Presley, Marlon Brandon e James Dean – influências rebeldes que ajudaram a popularizar o jeans como símbolo da juventude da época

E, para celebrar o Dia Mundial do Jeans (20 de maio), vamos dar uma volta no universo da moda e relembrar os momentos que marcaram a história da nossa peça favorita. 

Como falei anteriormente, o cinema foi um dos pioneiros propagadores da cultura do jeans. Na década de 1950, o jeans foi consagrado no telão com os astros James Dean, Marlon Brando e, claro, Elvis Presley, desfilando o seu estilo bad boy com o clássico look blue jeans e t-shirt – visual que até hoje serve de inspiração para muitos caras. 

Já na década seguinte, em 1960, o jeans figura um lugar diferente e passa a simbolizar a contracultura, tanto que algumas escolas nos Estados Unidos chegaram a proibir a peça. Essa iniciativa polêmica fez com que os jovens da época tivessem ainda mais desejo pela peça. 

Nos anos 1970, o jeans acaba sendo elevado para um novo patamar, onde, pela primeira vez, é exibido numa passarela de moda pela marca Calvin Klein, em 1976.  

A marca, inclusive, acabou de entrar para o time de marcas parceiras do movimento Sou de Algodão, numa união que busca fortalecer o uso desta fibra natural na produção de peças, visando um compromisso de consumo consciente e responsável.  

Um dos momentos mais marcantes do jeans na história da moda – também figurado pela CK –, foi a provocativa campanha com a atriz Brooke Shields, na década de 1980. 

O Jeans de Grife 

Os anos 1990 são marcados pela ascensão de grandes nomes da moda atual. E o jeans teve o seu momento de glória também nesse período, quando as gigantes casas de moda italianas e francesas começaram a introduzir o jeans como peças de suas coleções.  

A Versace, por exemplo, lançou a marca Versace Jeans Couture, que tinha calças jeans ousadas e cheias de estilo como carro-chefe. As peças ficaram famosas pelo mundo sendo usadas por celebridades e pessoas influentes. 

Os modelos de jeans 

A calça jeans, principalmente a masculina, teve por muito tempo o seu modelo reto como soberana no mundo da moda, até o final dos anos 1990. Foi quando o então homem “metrossexual” foi introduzido na cultura fashion e começou a migrar do paradigma das peças mais soltas

 para as mais justas.  

Neste momento, o modelo skinny começou a ser mais usado pelos caras, que desfilavam calças super justas ao corpo, mostrando que os homens também se importavam em exibir a sua silhueta.  

Esse modelo de calça ficou um bom tempo em alta no universo da moda, só perdendo espaço agora, nos últimos anos, para modelos mais amplos de calça jeans. Atualmente, os homens começaram a entender que unir conforto e estilo é o segredo do sucesso. 

Se analisarmos o papel do jeans na história da moda, podemos ver claramente como ele foi de um simples propósito funcional, com os uniformes dos marinheiros mercantes em Gênova, na Itália, até a alta costura da moda com as mais prestigiadas grifes do mundo.  

Hoje, o jeans é usado por diversas pessoas pelo mundo, independente do background ou condições econômicas, colocando-o, assim, com o merecido título de peça de roupa mais democrática da moda. 

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *