Loading...
algodão & sustentabilidade

Mas afinal, o que é capulho?

27 de fevereiro de 2024 | 0
Foto: Embrapa

Se você já acompanha o nosso conteúdo, já está familiarizado com muito do que rola no universo do algodão. Mas, já se perguntou o que é o capulho que tanto falamos nos nossos conteúdos?   

O capulho é, na verdade, o produto final do desenvolvimento do fruto do algodoeiro, o qual se inicia após a polinização das flores. 

A planta de algodão, oriunda da semente, cresce, forma ramos e folhas e depois começa a produzir os frutos. Nesta fase, primeiramente aparece o botão floral, que se transforma em flor, depois em maçã e, por último, no capulho. 

Nosso desfile no SPFW, em 2023, todo ambientado com capulhos de algodão. Foto: Fotosite

Você já ouviu falar da “maçã” do capulho? 

Esse termo refere-se à fase inicial, quando o capulho é jovem, verde e fechado. É nesse estágio que a fibra começa a se formar, preparando-se para o ciclo de crescimento. A fibra está se formando ali dentro! Veja mais fotos do capulho AQUI.

Chegou a hora de crescer 

À medida em que a maçã amadurece e completa o desenvolvimento, ela abre e muda de nome para capulho, revelando as fibras branquinhas que envolvem as sementes. É nessa fase que o campo fica todo branquinho, do jeitinho que imaginamos quando pensamos em algodão.   

O capulho desempenha uma função, não apenas como um estádio de desenvolvimento do cultivo, mas também como um valioso produto repleto de fibras e sementes.   

 

Tudo é reaproveitado 

Além da fibra, o capulho pode ser usado para outras finalidades. Suas sementes, ou caroços, não apenas podem gerar novas plantas, mas também se tornam um subproduto valioso.   

Rico em proteína, óleo e carboidrato, o caroço do algodão é utilizado na alimentação de animais, na produção de óleo e os seus resíduos servem também como fertilizante orgânico, promovendo um ciclo responsável e eficiente.  

Ao desvendar os segredos do capulho, podemos apreciar não apenas a beleza do algodão, mas também a importância deste ciclo para a nossa vida cotidiana. Cada fruto, cada fibra e cada semente contribuem para um processo responsável que valoriza toda a jornada.  

  

Agora ficou fácil de entender, hein? Diz pra gente, você já sabia dessa curiosidade? 


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *