faq
-
Somos uma loja, uma marca, uma empresa?
Não, nada disso! Somos um movimento criado em 2016 pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio de suas 10 filiadas e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), para incentivar o uso do algodão brasileiro na moda e conscientizar os consumidores sobre a composição das suas roupas. Para isso, unimos em uma só voz todos os agentes da cadeia produtiva do algodão, desde o homem do campo até os lojistas, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes.
Isso porque o algodão é natural, confortável, tropical e representa o que há de melhor em nossa brasilidade. E não para por aí! Hoje, o Brasil é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, isso significa que tem uma origem ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável e que movimenta o nosso país.
Sou de Algodão - o movimento que cultiva a moda responsável do Brasil.
-
Por que nasceu o movimento?
Sou de Algodão começou lá em 2015, quando a Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – identificou a perda de participação (share) do algodão, comparado a outras fibras e principalmente a falta de informação do consumidor sobre o que veste. Muito dessa situação foi alavancado pelo crescimento do mercado informal, pelo boom do fast fashion e pelo cenário da indústria têxtil brasileira que favoreciam a importação de fibras, tecidos e produtos acabados.
Foi aí que, em 2016, começamos a trabalhar com ações de conscientização dentro do segmento da moda, convidando todos a terem um olhar mais atencioso sobre as várias possibilidades do algodão. Foi no São Paulo Fashion Week daquele ano que lançamos o movimento para mostrar toda a versatilidade da fibra natural mais democrática do Brasil, que já era tão presente na vida das pessoas, tanto junto ao consumidor quanto à indústria. Esse foi o pontapé inicial para que o algodão passasse a ser visto com o produto de alto valor agregado!
-
Quem são os apoiadores do Sou de Algodão?
O movimento existe graças ao apoio de empresas que atuam na cadeia do algodão. Da cadeia produtiva, são organizações responsáveis pela inovação constante da cotonicultura e que estão presentes no dia a dia do trabalhador do campo. Da indústria têxtil, são associações ou empresas que incentivam uma moda mais consciente.
-
Quem são as marcas parceiras do Sou de Algodão?
São marcas da cadeia têxtil que trabalham com algodão brasileiro e que produzem peças que tenham, no mínimo, 70% da fibra na composição. São fiações, tecelagens, malharias, confecções, redes varejistas, projetos sociais, organizações não governamentais, artesãos e microempreendedores que mostram a versatilidade desta fibra por meio dos seus produtos.
-
Quais segmentos do varejo fazem parte do movimento?
Todos! Nós já temos parceiros das áreas de roupas femininas, masculinas, infantis, moda fitness, meias e acessórios, cama-mesa-banho, jeans, artigos de luxo e artesanato. Queremos que o público saiba que o algodão está em todo lugar!
para marcas parceiras
-
Quem são as marcas parceiras do Sou de Algodão?
São marcas da cadeia têxtil que trabalham com algodão brasileiro e que produzem peças que tenham, no mínimo, 70% da fibra na composição. São fiações, tecelagens, malharias, confecções, redes varejistas, projetos sociais, organizações não governamentais, artesãos e microempreendedores que mostram a versatilidade desta fibra por meio dos seus produtos.
-
Tenho uma empresa / marca e gostaria de fazer parte do movimento Sou de Algodão. Como posso proceder?
A primeira coisa é se certificar de que, entre os produtos de sua coleção ou portfólio, há peças com, pelo menos, 70% de algodão, que é nossa premissa fundamental. Se este for o caso, basta preencher este formulário e enviar. Nossa equipe irá avaliar as informações e ficará feliz em entrar em contato com você!
-
O que eu ganho ao fazer parte do movimento Sou de Algodão?
Além de mostrar ao seu público que sua marca valoriza o algodão e seus atributos, como conforto, suavidade, maciez e até sustentabilidade, ela integra uma rede de marcas de alta relevância no mercado brasileiro, expandindo a visibilidade, com associação positiva de valor.
Nossas tags podem identificar e diferenciar suas peças com alto percentual de algodão, mudando positivamente o valor percebido pelo seu consumidor. Além disso, como parceira, sua marca poderá participar de ações e campanhas do movimento.
-
O que devo fazer para me tornar parceira Sou de Algodão?
A parceria é formalizada por meio de um contrato que prevê divulgação mútua entre ambas as partes. Como contrapartida, por exemplo, a marca deve expor o logo Sou de Algodão em seus sites, usar a tag Sou de Algodão nas peças com pelo menos 70 % de algodão e usar #soudealgodao nos seus conteúdos com produtos da fibra.
-
Quanto custa entrar para o movimento Sou de Algodão?
Absolutamente nada! O empresário ou responsável pela marca parceira não precisa pagar nem um real para aderir ao movimento. Basta fornecer as informações solicitadas, utilizar o material exclusivo de comunicação e fortalecer o propósito do movimento na busca de uma moda mais responsável.
-
Aderindo ao movimento, terei que trocar minha etiqueta por uma do Sou de Algodão?
Não. Nós respeitamos a identidade da sua marca e não vamos interferir na sua comunicação. No entanto, para que o seu consumidor reconheça o valor do algodão nos seus produtos, podemos enviar gratuitamente nossas tags para serem aplicadas em suas peças com, pelo menos, 70% de algodão. Desta forma, cada vez mais, o seu público entenderá que atributos importantes sua marca está entregando a ele.
para consumidores
-
Como posso saber se estou comprando um produto que tem algodão?
Sabemos que às vezes é difícil achar diferença entre tecidos de algodão e outros que não levam a fibra. Mas, para não ter mais dúvidas, consulte sempre a etiqueta da peça. É lá que estarão as informações sobre país de origem, composição têxtil e orientações para a conservação do produto.
Para facilitar essa identificação, fizemos também uma ação em parceria com a start-up Etiqueta Certa, para orientar o consumidor a ler e interpretar as informações constantes na etiqueta do produto. Veja aqui!
-
Onde encontro peças de algodão para comprar?
O algodão está presente em todos os segmentos de moda, desde a fralda de pano do bebê até o vestido de luxo. Sempre que possível, leia a etiqueta das roupas, converse com o vendedor, pesquise na internet e compre de marcas com as quais você identifique seus valores. Aqui no nosso site também falamos sobre diversas marcas que utilizam o algodão em seus produtos, confira aqui. colocar link da page de marcas parceiras.