10 dicas para quem quer abrir um brechó
Convidamos as empreendedoras Mariana Cardoso e Sté Frateschi para falarem sobre a jornada do Elétrica Brechó. Confira as melhores dicas para quem quer abrir um brechó, de quem já passou muito perrengue. Inspire-se para abrir o seu negócio!
Brechó é um termo que anda em alta nos últimos tempos e, provavelmente, você já se deparou com vários na sua cidade. Sim, o apelo ao consumo consciente está funcionando e negócios ligados à economia circular crescem a cada ano. Os brechós estão aí para provar que sim, adquirir roupas de segunda mão faz uma baita diferença para quem compra, quem vende e para a sustentabilidade na moda.
Para entendermos melhor como funciona este universo dos negócios “second hand”, conversamos com duas empreendedoras que investiram em um brechó e hoje utilizam o negócio para falar de empoderamento e, claro, moda consciente.
O nascimento do Elétrica Brechó
No finalzinho de 2016, as amigas Mariana Cardoso, publicitária, e Sté Frateschi, fotógrafa, ambas de Ribeirão Preto, decidiram oficializar um negócio que já estava sendo colocado em prática há tempos, de modo informal. Foi neste momento que o gosto por garimpar peças usadas se tornou uma empresa. Nascia o Elétrica Brechó.
Trata-se de um brechó online e itinerante que compra e vende roupas e acessórios em todo o Brasil. Com a pandemia, a ação ficou somente na internet, mas as meninas afirmam que, assim que possível, voltarão a estar em feiras e bazares por aí.
O claro posicionamento do Elétrica em sua comunicação já diz a que veio. “Aqui a moda é com propósito, responsabilidade e representatividade!”, diz Mariana, que trabalha com marketing de moda desde 2013.
O desafio da pandemia de Covid-19
Segundo Mariana, o período de quarentena representou um grande desafio para o brechó. E, parte da solução, foi pensar em alternativas para continuar se comunicando com os clientes de forma criativa, segura e eficiente.
“A parte mais desafiadora está em pensar alternativas para fotos com modelos, que eram a base do nosso material. Fizemos um ensaio à distância no qual deixamos as peças com cada modelo e eles mesmos se fotografaram em suas casas, respeitando o isolamento social”, explica, afirmando que a estratégia deu super certo, mas que a logística foi bem complicada.
Para a empreendedora, se reinventar é necessário em um momento como esse. “Estamos aprendendo demais tendo que pensar fora da caixinha”.
10 DICAS PARA QUEM QUER ABRIR UM BRECHÓ
1) Aceite e aprenda com os erros
Não tem como fugir da dinâmica de erro e acerto, empreender é isso. Já erramos muito, mas o importante foi sempre aprender com isso, dessa forma a gente não repete mais. E também como construir uma relação entre sócias de uma forma saudável, habilidades que não tínhamos, como administração, entre muitas outras.
2) Peça ajuda e seja apaixonado pelo que faz
Aprendemos a pedir ajuda, muita ajuda. Se você não tem um super capital financeiro para investir no seu negócio, não tem outro caminho: vai ser necessário paciência e muito trabalho. É também indispensável dedicação e amor pelo projeto que se sonha, pois muitas vezes precisamos nos desdobrar pra fazer acontecer e tirar planos do papel. Uma de nossas maiores motivações é termos valores sólidos, que fazem a gente acreditar que nosso negócio faz parte da mudança que queremos ver no mundo. Isso sempre nos dá energia para seguir e avançar.
3) Entenda o perfil dos seus produtos
Saiba exatamente o que você está vendendo. Perguntas simples ajudam você a entender seu produto e o público que ele atrai: é de marca? É simples ou sofisticado? É seminovo? Dessa forma, você vai descobrir quem é o seu cliente e precificar as peças de forma justa pra todos.
4) Invista na imagem e em redes sociais
No período de pandemia, é muito importante que seu negócio tenha uma presença maciça online. Fotos de qualidade fazem toda a diferença e vão agregar muito valor ao seu trabalho. Descreva o produto nos mínimos detalhes, as medidas, o tecido, a textura e a estampa. Tem muito conteúdo legal na internet ensinando a tirar e editar suas fotos pelo celular mesmo. E importante: não adianta postar uma vez nas redes sociais e depois sumir. É necessário criar uma constância, estar lá com frequência, fazer stories, falar sobre seu produto, sobre sua história, o porquê de você estar vendendo seus desapegos ou começando seu brechó. Pessoas se conectam com pessoas e não com marcas ou produtos.
5) Entenda que tipo de brechó é o seu
Há inúmeros tipos de brechó. Tem os de igreja, o “bagunça”, o bazar de marcas, os onlines, os modernos, os gourmets, os de luxo e por aí vai. Então em cada tipo de brechó, as peças mais populares vão ser diferentes. Aqui na Elétrica, as peças mais procuradas são os jeans vintages (como calça mom e jaqueta bomber) e camisas vintage/retrôs diferentonas, coloridas e estampadas.
6) Saiba quem é seu público
Assim como as peças mais procuradas, o perfil dos clientes também vai ser diferente em cada categoria de brechó. No Elétrica, por exemplo, os clientes são em geral jovens (18 a 35 anos), principalmente mulheres em busca de alternativas de consumo. Querem novos lugares para fazer compras fora do mainstream de shopping e grandes marcas ou fast fashion, procurando também por opções de produtos mais sustentáveis, como as peças de brechó. Isso tudo sem deixar de lado o estilo. Nossos clientes não abrem mão de ter peças com personalidade e encontram aqui na Elétrica uma curadoria super cuidadosa e com muita leitura de moda.
7) Valorize a parte “subjetiva” do seu trabalho
Empreender em qualquer segmento não é fácil. Mas, pra gente aqui no Elétrica foi bem difícil conseguir chegar numa precificação justa de nossos produtos. Um dos motivos é que o custo de se ter um brechó (as partes práticas, como compra de roupa e embalagens) não é tão alto. O que deixa mais “caro” é a sua mão de obra, suas qualificações (as partes mais “abstratas” do trabalho) e os detalhes que você adiciona no seu negócio. É o seu conhecimento sobre moda, brechós, curadoria, redes sociais, fotografia entre tantos outros. É necessário dar valor ao seu próprio trabalho e isso pode ser bem desafiador, ainda mais quando tentamos ter sempre preços acessíveis.
8) Trabalhe para derrubar preconceitos
O maior desafio ainda é a desvalorização dos brechós e de peças usadas. Muitas pessoas ainda acham que itens de segunda mão são velhos, feios e de má qualidade. Que não dá para achar coisas legais ou ainda que as peças devem ser extremamente baratas só porque não são novas. Lutar para mudar essa mentalidade é um trabalho muito difícil, mas é uma de nossas missões. Por isso, no Elétrica nós higienizamos muito bem cada peça, fazemos reparos, adicionamos nosso perfume nas roupas, colocamos tag e tudo mais o que tiver direito para mostrar que a experiência de compra em um brechó pode ser idêntica à de uma peça nova.
9) Comece pequeno
Quer abrir um brechó? Comece pequeno! O investimento inicial não precisa ser alto. Com um acervo modesto e um Instagram, você vai conseguir começar a entender como funciona esse universo. Definir qual categoria de brechó você pretende ser é essencial e o primeiro passo a ser dado, principalmente para você escolher quais peças comprar pra vender no seu negócio.
10) Atenção à curadoria e à precificação
Sobre os erros mais comuns, talvez seja curadoria e precificação. Não escolher bem os produtos que você vai vender ou precificar muito abaixo suas peças, pode fazer o seu negócio fechar. Atenção dobrada nesses dois tópicos. E para evitar esses erros, a solução é estudar bastante e pesquisar outros brechós.
BRECHÓ É SINÔNIMO DE SUSTENTABILIDADE
Para Mari, os brechós são muito importantes para uma economia mais positiva e humanizada, possibilitando diversas formas de compartilhar. “Só de ser pautado no reúso, ele já está em total sintonia com a ideia de ‘reduza, reúse, recicle, repare e redistribua’.
Brechós também são bem interligados com a cultura de feiras independentes, sendo comuns as exclusivamente de brechós, o que traz pro segmento esse “estilo de vida colaborativo”.
Em paralelo à sua importância na temática econômica, brechós são também de extrema relevância na questão ambiental. “Não existe roupa mais sustentável do que aquela que já existe! Essa frase é muito potente e explica de forma simples que nada é mais sustentável, nada vai fazer mais bem pro meio ambiente/sociedade, do que o reúso do que já existe”, afirma a empreendedora.
Sensacional! Excelente conteúdo!
Ótima matéria e dicas!
Muito obrigada
Uau ,amei essas dicas eu amo comprar em brechos e estou pensando montar o meu o mais difícil eu já tenho o ponto comercial, aí pensei por que não montar meu próprio negócio consciente kkkk valeu pelas dicas
Nós também amamos um brecho, Sarah! 😀
Adorei as dicas 👏👏e estou querendo abrir uma loja oline , mas que venda de tudo um pouco , mas com qualidade .
Tipo: roupas , sapatos , bijuteria, cintos , decoração , utensílios cozinha , ufa esse é meu sonho de anosssss , me ajudemmm
É isso aí, Beatriz! Conte com a gente para tudo o que for referente ao algodão!
É isso,amei tudo,todas as dicas são essenciais pra mim,pois estou pensando em montar um brechó.
Obrigada meninas,vcs arrasam😘👏🏽👏🏽👏🏽
Que legal, Edianny! Boa sorte no projeto!
Olá amei as dicas. Tenho um brechó quase um mês. Estou um pouco perdida, quondo o assunto é compra as roupas ainda não tenho muito contato com os distribuidores de roupa usadas.
Nossa que importantíssimo para mim estás dicas muito ótimas para mim que estou começando …
Obrigado!
Estou querendo abrir o meu e foi muito importante ler esse artigo!
Faço vendas de roupas pessoais usadas há algum tempo, informalmente e entre amigos e parentes. Tentei fazer um Instagram. Não obtive vendas por este motivo. Só as vendas presenciais. Estou vendendo peças de roupas em perfeito estado. Interessados favor entrar em contato por e-mail: teteudedea@hotmail.com
Oiê… estou a um tempo nessa luta da “moda” que amo! Abri minha loja com dinheiro de roupas usadas na sala da minha casa em 2019 no início da pandemia. Mas infelizmente fechei a loja em dezembro de 2021. Sempre foi um sonho mas se tornou um pesadelo rs. Resumi aí minha luta. Rs
Tenho um brechó on-line, mas sendo sincera não gosto de trabalhar com ON-LINE, meu forte e presencial. E hoje estou com uma idéia forte de abrir uma LOJA DE DEPARTAMENTO. Feminina, masculino, acessórios, sapatos e etc. Fazendo uma pesquisa por onde começar me deparei com seu artigo que achei maravilhoso, dicas de milhão. Mas gostaria de maissss, pode me ajudar??