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Sustentabilidade tá na moda: Gabriele Ghiselini fala sobre o modelo de negócios da Emphasis

28 de novembro de 2023 | 0

Transformação, responsabilidade e conscientização são palavras que marcam essa nova era do universo da moda. Os consumidores estão antenados aos discursos promovidos pelas marcas e de olho, mais do que nunca, na qualidade dos produtos. 

Diante desse cenário, empresas que têm seu propósito claro e bem definido, tendem a ter mais destaque e cair no gosto do povo.  

Não é à toa que o bate papo de hoje é com a marca parceira Emphasis. Descobrimos os bastidores dessa empresa que, há décadas, tece não apenas jeans de alta qualidade, mas uma história de comprometimento ambiental e social. São mais de 1000 colaboradores e um impacto social impressionante na cidade de Votorantim, SP.  

Economia circular e uso racional de recursos 

Fundada em 1989, a Emphasis se destaca na confecção de vestuários masculinos e femininos em tecidos planos e tem, desde o início, a sustentabilidade como pilar principal.  

Uma de suas iniciativas principais é a destinação das sobras de tecidos para estofamento de bancos de carro e almofadas. Por lá, até 70% da água destinada à lavanderia é reutilizada, diminuindo também o consumo de energia no processo. 

“Procuramos desenvolver nossos produtos com materiais mais sustentáveis ou sobras de estoque, para que isso não vá para aterro. Os plásticos que retiramos dos rolos de tecido são destinados à reciclagem. Além disso, recuperamos 100% das peças para que elas possam retornar ao processo, seja para o cliente ou para venda como peça de segunda”, confirma Gabriele Ghiselini Cavaliunas, Diretora Administrativa da Emphasis.  

Bora lá conferir essa conversa completa? Segue o fio! 

Fábrica da Emphasis, em Votorantim, SP | Foto: divulgação

SdA: Poderia nos contar sobre a trajetória da Emphasis em direção à verticalização? Como isso influenciou as práticas ambientais da empresa?  

GC: A Emphasis veio em uma crescente exponencial desde 1989, quando percebemos que o local em que estávamos não iria atender a nossa demanda, além de ter virado uma área residencial.  

Sentimos também uma dificuldade em achar parceiros em nossa cadeia, que nos atendessem com qualidade e com responsabilidade legal.  

Com isso, em 2000, viemos para Votorantim/SP com o intuito de sermos 100% verticalizados e cuidar do que achamos ser muito importante: o meio em que vivemos. E, com isso, conseguimos implementar todas as práticas sustentáveis que acreditamos ser significativas e controlar todo o processo – principalmente a lavanderia, setor com maior risco ambiental do nosso processo. 

SdA: Como a Emphasis integra o algodão em sua produção e qual é o papel da fibra na história da marca?  

GC: O algodão faz parte do Denim, está em seu DNA. Sem o algodão, não teríamos a versatilidade que hoje o tecido pode nos proporcionar, quem dirá teríamos o próprio denim. O algodão é o início de tudo, ele que formou o tecido que hoje é a nossa base, fazendo com ele seja um dos motivos da Emphasis existir. 

SdA: Quais iniciativas a empresa implementou para melhorar responsabilidade social, ambiental e econômica?  

GC: Nós temos uma área de preservação ambiental; buscamos cada vez mais melhorar nosso controle e consumo de água; trocamos nossa energia de hidroelétrica para eólica; buscamos produtos que não sejam nocivos a quem veste e a quem os manipula; sempre estamos atrás de novas tecnologias que nos tragam um bom respaldo ambiental e ao nosso colaborador; buscamos dar orientação sustentável aos colaboradores e dicas de como eles podem aplicar isso em suas casas; e fazemos reposição florestal de toda a lenha que utilizamos (certificado pelo Ibama).  

Além disso: auxiliamos ONGs da nossa região e possuímos uma entidade chamada Associação Ser Consciente, onde oferecemos aulas gratuitas de informática, música, pintura e dança para crianças de 8 a 16 anos – sejam elas filhos de colaboradores ou pessoas da comunidade. Oferecemos também qualidade de vida aos nossos colaboradores com ginástica laboral e ações para melhoria da saúde.  

Também buscamos trabalhar com certificações como C2C, através da qual incentivamos os nossos colaboradores a praticar a economia circular dentro e fora da empresa. E gostamos de trabalhar com a rastreabilidade, como por exemplo, o programa SouABR, do movimento Sou de Algodão com a C&A, em que podemos mostrar a transparência do nosso processo à comunidade. 

SdA: Por que escolheram trabalhar com jeans?  

GC: Iniciamos com o jeans em 1989, pois era um produto de difícil manuseio na visão do fundador, fazendo com que a nossa empresa fosse diferenciada das outras confecções. 

SdA: Como a Emphasis equilibra eficiência econômica e práticas sustentáveis em seu modelo de negócios?  

GC: Nós entendemos que as práticas sustentáveis fazem parte da Emphasis. Tratamos isso como investimento tanto na empresa como para as futuras gerações e acreditamos que agrega valor em nosso produto e nome. Por isso, sempre reservamos um budget anual do faturamento da empresa para as práticas sustentáveis. 

SdA: Como a Emphasis enxerga seu papel na liderança de mudanças positivas na indústria da moda?  

GC: Acreditamos que o exemplo arrasta. Sabemos que temos muito que crescer na questão sustentável, mas queremos sempre mais e, com isso, dividir conhecimentos para melhorar o planeta em que vivemos. Esperamos inspirar as outras empresas a abraçarem seus papéis na sustentabilidade. 

SdA: A Emphasis participa de projetos ou parcerias que promovem a conscientização sobre práticas sustentáveis?  

GC: Nós temos nossos projetos pessoais, sejam internos, ou através da Associação Ser Consciente. Fazemos essa conscientização através das nossas redes sociais, vídeos internos, compartilhamento de KPIs com os colaboradores e também aulas para as crianças e adolescentes da Associação. 

E para o futuro, a empresa enxerga longe: mais impacto positivo, gestão inteligente de resíduos, rastreamento aprimorado, fechamento do sistema de água e investimento em tecnologias sustentáveis. Priorizamos a gestão de resíduos, não só o descarte correto, mas a utilização inteligente, evitando aterros e riscos sob responsabilidade de terceiros. 

A Emphasis não apenas veste o presente, mas molda o futuro com seu compromisso. Muito bom ter empresas como essa escrevendo a história da moda junto com o nosso movimento! 

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