Música e moda: 5 collabs que criaram o relacionamento perfeito
O relacionamento perfeito existe há anos e não é só com duas pessoas! É quase impossível pensar em música e moda e não imaginar infinitas possibilidades envolvidas pelo sucesso.
E o resultado de uma parceira tão duradoura é mais simples do que parece: uma não existe sem a outra. Afinal, a junção dessas duas representações culturais impacta diretamente no posicionamento dos artistas, no valor agregado à marca e no retorno financeiro de um produto final.
Vai dizer que você nunca garantiu uma t-shirt da sua banda preferida ou foi correndo conferir qual tênis era aquele que a cantora da banda X usava? É justamente essa sinergia potente entre uma personalidade e um posicionamento de marca que faz esse mercado ser tão lucrativo e surpreendente.
Hoje, separamos 5 collabs entre música e moda que deram um show de branding, criatividade e alcance!
Laboratório Fantasma x Imaginarium + SPFW + Ifood
A Lab Fantasma é o selo, a produtora e a loja encabeçada pelo músico Emicida e seu irmão Fióti, que mostraram como ninguém como essas duas culturas se conectam.
Ao lado da marca Imaginarium, eles desenvolveram a campanha “Mil Coisas” para os Dias dos Namorados, em 2019. Os produtos eram vários itens para casa, uma coleção cápsula de vestuário e uma música com a artista Drik Barbosa feita especialmente para a ação.
Emicida – Mil coisas part. Drik Barbosa
Os músicos também ganharam espaço no SPFW participando de três temporadas, com a direção criativa do estilista João Pimenta. E, como se não bastassem essas parcerias de milhões, o IFood também entrou na jogada, promovendo uma ação focada especialmente nos entregadores.
A empresa criou um uniforme exclusivo com o selo LAB + uma música e clipe produzidos especialmente para eles. Os entregadores não sabiam de nada e foram surpreendidos com um pedido de entrega em que o endereço final era, simplesmente, uma festa todinha para eles.
“A frase mais famosa da nossa discografia inteira é ‘A Rua É Nóiz’. E ninguém é mais rua que o motoboy! Fora o fato dos caras estarem o dia inteiro em cima de duas rodas girando pela cidade, pela rua, levando um barato que melhora a vida das pessoas. É a mesma coisa que a gente faz” – Emicida para PropMark.
Pharell Williams x Louis Vuitton
Se você acompanha minimamente o mundo da moda, viu que, após o falecimento de Virgil Abloh, quem passou a liderar a Louis Vuitton como Diretor Criativo Masculino foi o incrível Pharell Williams.
O novo chefe é um grande rapper e cantor compositor americano, dono de grandes hits, de um estilo único e peça fundamental no movimento hip-hop dos Estados Unidos.
Aqui, a parceria foi além de uma breve collab, que colocou o músico na linha de frente da 3º maior grife do mundo.
Rihanna x Puma
Não contente em ser uma estrela mundial, nossa “Riri” tem uma marca própria que chegou inovando o mercado com lingeries e peças para todos os corpos e uma linha de maquiagens para diversos tons de pele.
Ok, todos nós, mortais, já sabemos que ela é mega talentosa. Dito isso, a Puma chegou junto e convidou a artista para ser Diretora Criativa da marca. E o resultado? Uma longa parceria cheia de cases de sucesso, com uma franquia de produtos que combina elementos icônicos da label esportiva com um design moderno e inovador.
Hermeto Pascoal x Puma
Bora com mais uma da Puma para mostrar que não é só artista novo que tem direito a collab?
O musicista Hermeto Pascoal deu um sopro de inovação e criatividade para a linha Suede da marca.
O projeto surgiu com a descoberta de que Hermeto estava se arriscando a pintar. A equipe enviou alguns tênis para o artista customizar e o que receberam foram 3 músicas compostas nos produtos (e na caixa).
Hermeto Pascoal – A Música Universal
“No dia em que o músico entregou as coisas, ele disse: ‘eu não estou fazendo isso por causa do sapato, estou fazendo por causa da música. Porque a música pode estar em qualquer coisa’”.
Julia Costa x AJC Company
Nome expoente no cenário atual, a rapper Julia Costa ganhou espaço e respeito da velha guarda pelas suas rimas e sagacidade. A cria de São Paulo, que veio das batalhas de rima e hoje se apresenta em diversos festivais, tem sua marca própria que veste artistas do mesmo segmento e continua crescendo na indústria da moda.
Mano Brown x Fila
Pra finalizar esse compilado de encontros icônicos, como não mencionar a elite? O Mano Brown, integrante dos grupos Racionais MCS, produtor e apresentador, tem uma caminhada tão longa no meio da música que é respeitado por todas as gerações e estilos musicais.
E quando uma das marcas mais antigas no meio sportwear + streetwear, como a Fila, escolhe uma voz tão potente para representá-la, os dois públicos passam a ver similaridade entre ambos e a consumir o cantor e a marca.
Viu como música e moda nasceram uma para a outra? E, se você conhece outras collabs destes universos, deixe aqui pra gente nos comentários!
Muito legal o artigo! Esclareceu-me muitas dúvidas! Obrigada!
Não é bem um comentário e sim um pedido. Amo fazer crochê e amo ajudar pessoas que possam sentir muito frio no inverno.
Todos os anos passo fazendo peças quentinhas para serem doadas no inverno, usando todas as sobras de lã esquecidas pelas pessoas. Será que estas pessoas podem receber meu lembrete de que devem doar estas sobrinhas de lã, em especialmente para esta vovó de 77 anos que procura por elas ??
Podemos contribuir para salvar o planeta
Olá me chamo Anderson gostaria de saber se o tecido da fibra de bambu assim como o tecido da fibra de soja são sustentável assim como viscose lã