Loading...
inovação e diversidade

Música e moda: 5 collabs que criaram o relacionamento perfeito

30 de novembro de 2023 | 0

O relacionamento perfeito existe há anos e não é só com duas pessoas! É quase impossível pensar em música e moda e não imaginar infinitas possibilidades envolvidas pelo sucesso.

E o resultado de uma parceira tão duradoura é mais simples do que parece: uma não existe sem a outra. Afinal, a junção dessas duas representações culturais impacta diretamente no posicionamento dos artistas, no valor agregado à marca e no retorno financeiro de um produto final.

Vai dizer que você nunca garantiu uma t-shirt da sua banda preferida ou foi correndo conferir qual tênis era aquele que a cantora da banda X usava? É justamente essa sinergia potente entre uma personalidade e um posicionamento de marca que faz esse mercado ser tão lucrativo e surpreendente.

Hoje, separamos 5 collabs entre música e moda que deram um show de branding, criatividade e alcance!

Laboratório Fantasma x Imaginarium + SPFW + Ifood

A Lab Fantasma é o selo, a produtora e a loja encabeçada pelo músico Emicida e seu irmão Fióti, que mostraram como ninguém como essas duas culturas se conectam.

Ao lado da marca Imaginarium, eles desenvolveram a campanha “Mil Coisas” para os Dias dos Namorados, em 2019. Os produtos eram vários itens para casa, uma coleção cápsula de vestuário e uma música com a artista Drik Barbosa feita especialmente para a ação.

Emicida – Mil coisas part. Drik Barbosa

Os músicos também ganharam espaço no SPFW participando de três temporadas, com a direção criativa do estilista João Pimenta. E, como se não bastassem essas parcerias de milhões, o IFood também entrou na jogada, promovendo uma ação focada especialmente nos entregadores.

A empresa criou um uniforme exclusivo com o selo LAB + uma música e clipe produzidos especialmente para eles. Os entregadores não sabiam de nada e foram surpreendidos com um pedido de entrega em que o endereço final era, simplesmente, uma festa todinha para eles.

“A frase mais famosa da nossa discografia inteira é ‘A Rua É Nóiz’. E ninguém é mais rua que o motoboy! Fora o fato dos caras estarem o dia inteiro em cima de duas rodas girando pela cidade, pela rua, levando um barato que melhora a vida das pessoas. É a mesma coisa que a gente faz” – Emicida para PropMark.

Pharell Williams x Louis Vuitton

Se você acompanha minimamente o mundo da moda, viu que, após o falecimento de Virgil Abloh, quem passou a liderar a Louis Vuitton como Diretor Criativo Masculino foi o incrível Pharell Williams.

O novo chefe é um grande rapper e cantor compositor americano, dono de grandes hits, de um estilo único e peça fundamental no movimento hip-hop dos Estados Unidos.

Aqui, a parceria foi além de uma breve collab, que colocou o músico na linha de frente da 3º maior grife do mundo.

Rihanna x Puma

Não contente em ser uma estrela mundial, nossa “Riri” tem uma marca própria que chegou inovando o mercado com lingeries e peças para todos os corpos e uma linha de maquiagens para diversos tons de pele.

Ok, todos nós, mortais, já sabemos que ela é mega talentosa. Dito isso, a Puma chegou junto e convidou a artista para ser Diretora Criativa da marca. E o resultado? Uma longa parceria cheia de cases de sucesso, com uma franquia de produtos que combina elementos icônicos da label esportiva com um design moderno e inovador.

Hermeto Pascoal x Puma

Bora com mais uma da Puma para mostrar que não é só artista novo que tem direito a collab?

O musicista Hermeto Pascoal deu um sopro de inovação e criatividade para a linha Suede da marca.

O projeto surgiu com a descoberta de que Hermeto estava se arriscando a pintar. A equipe enviou alguns tênis para o artista customizar e o que receberam foram 3 músicas compostas nos produtos (e na caixa).

Hermeto Pascoal – A Música Universal

“No dia em que o músico entregou as coisas, ele disse: ‘eu não estou fazendo isso por causa do sapato, estou fazendo por causa da música. Porque a música pode estar em qualquer coisa’”.

Julia Costa x AJC Company

Nome expoente no cenário atual, a rapper Julia Costa ganhou espaço e respeito da velha guarda pelas suas rimas e sagacidade. A cria de São Paulo, que veio das batalhas de rima e hoje se apresenta em diversos festivais, tem sua marca própria que veste artistas do mesmo segmento e continua crescendo na indústria da moda.

Mano Brown x Fila

Pra finalizar esse compilado de encontros icônicos, como não mencionar a elite? O Mano Brown, integrante dos grupos Racionais MCS, produtor e apresentador, tem uma caminhada tão longa no meio da música que é respeitado por todas as gerações e estilos musicais.

E quando uma das marcas mais antigas no meio sportwear + streetwear, como a Fila, escolhe uma voz tão potente para representá-la, os dois públicos passam a ver similaridade entre ambos e a consumir o cantor e a marca.

Viu como música e moda nasceram uma para a outra? E, se você conhece outras collabs destes universos, deixe aqui pra gente nos comentários!


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *