Loading...
moda & estilo

8 Estilistas brasileiros que levam sua regionalidade nas criações

23 de abril de 2024 | 0

O Brasil está repleto de grandes talentos que apostam na matéria-prima nacional nas suas criações. Entre eles, alguns nomes que levaram a moda responsável como objetivo e abraçaram o nosso movimento, mas sem perder a sua essência criativa, claro. Esses parceiros mostram que a fibra natural é uma ótima escolha para contar suas histórias e explorar suas regionalidades. 
 
Confira alguns estilistas brasileiros que vão fazer você amar a moda nacional!

AZ Maria’s
representando o Rio de Janeiro

A estilista Cintia Felix é quem está por trás da AZ Maria’s. Conhecida por celebrar o corpo brasileiro real, suas estampas autorais e alegres carregam um mix de estilos diversos e ancestralidade. 

Se você já viu algum desfile da marca, sabe do que estamos falando. A mistura entre moda, cultura e sustentabilidade toma conta da passarela e proporciona uma experiência imersiva, com dança, música e até aromas que perfumaram momentos específicos da apresentação. Um verdadeiro show! 

Cintia Felix estilista da marca AZ Maria’s

David Lee
representando o Ceará 

Nascido em Fortaleza, David é autodidata e lançou sua marca em 2014, após passar um ano e meio no ateliê de duas costureiras aprendendo costura e modelagem. 

O seu olhar desconstruído para a moda masculina foi o que fez o estilista brasileiro se destacar rapidamente de outros profissionais ao trazer o crochê, um forte elemento de sua região, como um diferencial para explorar o sportwear, a alfaiataria e outros estilos.

“Na roupa, materializamos nossa poesia, nossa imaginação, nossas questões. Somos uma marca para todos. Acreditamos na moda que acolhe discussões necessárias e experimenta no vestir um lugar de liberdade”. — David Lee, para Vogue Brasil.

David Lee estilista da marca David Lee

Jacobina
representando Goiás 

A marca goiana Jacobina foi criada em 2017, pelo designer Raphael Aquino, e busca no encontro da arquitetura e das artes as inspirações necessárias para suas coleções. Dessa união, originam-se peças com personalidade e força, tornando a marca autoral relevante na cena ao explorar referências contemporâneas junto a experiências pessoais. 

Raphael Aquino estilista da marca Jacobina

Martins
representando São Paulo 

A marca chega com uma proposta democrática que vira uma grande identidade: peças em tamanhos únicos que podem ser usadas como você preferir. Amante do oversized, Tom, o estilista brasileiro por trás das peças, fundou a Martins em 2016, que é hoje uma das marcas mais interessantes da nova leva de talentos nacionais.

Suas criações teriam tudo para ser estereotipadas e agradar um nicho específico: são agênero, oversized e maximalistas. Mas, a força da sua identidade cativou corpos e nomes diversos, dando liberdade de expressão na hora de se vestir para os seus consumidores. Mais democrático do que isso? Impossível! Não à toa, a marca tem chegado cada vez mais longe. 

Martins Tom, estilista da marca Martins

Mateus Cardoso
representando Minas Gerais 

Ganhador do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, Mateus Cardoso é um talento notável. O mineiro, que surpreendeu os nossos jurados no concurso, se tornou um nome respeitado e muito procurado pela valorização e renovação da alfaiataria tradicional.

Com uma pegada de alfaiataria-street, o estilista trouxe para o mundo da moda masculina novas percepções e deixou elegante e criativa uma cena que, por hora, já estava ficando sem graça.

Mateus Cardoso estilista da marca Mateus Cardoso

Maurício Duarte
representando Amazonas

O jovem, que começou a customizar camisetas com pinturas à mão com apenas 15 anos, se tornou um estilista cobiçado por muitos! Descendente do povo indígena Kaixana, Maurício Duarte traz a tradição da família em suas criações e explora o trabalho manual de uma maneira surpreendente. 

Com cortes ousados e únicos, o artista costura e pinta manualmente peças e acessórios, carregando-os com a grandeza dos povos originários. Uma mistura entre a selva de pedra e a real é o que faz o trabalho desse estilista brasileiro ser único.

Mauricio Duarte estilista da Marca Mauricio Duarte Brand

Meninos Rei
representando a Bahia 

Pense em grandes artistas brasileiros e, entre todos, uma coisa é unânime: eles vestem Meninos Rei. Criada pelos irmãos Júnior e Céu Rocha, em Salvador, a marca mantém as raízes bem fincadas na capital baiana, enquanto conquista tudo e todos. 

Conhecida por suas estampas multicoloridas, os irmãos transformaram a ideia do “básico” em algo ultrapassado. Um verdadeiro banquete visual é encontrado em suas coleções que trazem tecidos africanos de Guiné-Bissau, mas que casam muito bem com a estética brasileira.

Júnior Rocha e Céu, estilistas da marca Meninos Rei

“Nossa moda fala sobre a nossa raça e ancestralidade. Sabemos de tudo que nos foi roubado historicamente e culturalmente e, através das nossas roupas, afirmamos ser possível, sim, usar cores e estampas, como um resgate de autoestima.”
contam os irmãos em entrevista à revista Quem.

 

Reptilia
representando o Paraná 

A marca paranaense, que estreou recentemente na SPFW N57 (abril 2024), traz roupas pensadas para mulheres cheias de referência, identidade e segurança.

A estilista brasileira Heloisa Stroqel, cabeça por trás das peças, tem construído seu nome de maneira consistente e deixado visível o amadurecimento da marca ao longo desses 10 anos. Conhecida por desenhar roupas para pessoas seguras de si, atributos que só vêm com o tempo e aprendizados, a Reptilia virou queridinha entre mulheres maduras que têm um estilo bem resolvido e sabem o que querem da moda.

Heloisa Stroquel estilista da marca Repitilia

Ficou curioso para conhecer outros nomes? Confira a aba “marcas parceiras” aqui no site e selecione a opção “estilistas”. Lá, você encontrará outros criativos que apostam na fibra nacional e na nossa brasilidade.


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *