7 tendências em artes manuais: o que estará em alta em 2024
As artes manuais sempre tiveram um lugar especial no coração das pessoas, proporcionando uma maneira única e gratificante de expressar a criatividade. À medida que entramos em 2024, as tendências em artes manuais continuam a evoluir, incorporando novos materiais, técnicas e estilos.
Se você é um entusiasta do assunto, ou está apenas começando a explorar este mundo criativo, confira o que estará em alta e o que que irá moldar este cenário no próximo ano.
Eco-Artesanato
A crescente conscientização ambiental está impulsionando a tendência do eco-artesanato em 2024. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental de suas criações e, nesse sentido, a reciclagem e reutilização de materiais como papel, vidro e plástico estão se tornando práticas comuns.
Além disso, a busca por pigmentos e corantes naturais, como tintas à base de plantas, está se tornando uma alternativa popular às tintas convencionais.
Vale ressaltar também o uso de fibras naturais, como algodão, linho e cânhamo, como uma tendência crescente nas artes manuais. A tecelagem, o tricô, o crochê e a criação de objetos decorativos com esses materiais estão ganhando popularidade devido à sensação de autenticidade e sustentabilidade que eles proporcionam.
Bordado Contemporâneo
O bordado contemporâneo combina a tradição com a inovação, incorporando elementos modernos em projetos clássicos. Artistas estão experimentando cores vibrantes, texturas ousadas e padrões nada convencionais. Além disso, o bordado está saindo dos bastidores tradicionais e ganhando espaço, cada vez mais, em roupas, acessórios e objetos de decoração.
Craftivism
O “craftivism”, uma junção das palavras “craft” (artesanato) e “activism” (ativismo), continua a ganhar força em 2024. Essa tendência em artes manuais envolve a criação com uma mensagem política ou social. As pessoas estão usando suas habilidades artesanais para conscientizar sobre questões importantes, como direitos humanos, justiça ambiental e igualdade de gênero.
Macramê Moderno
O macramê, uma técnica de tecelagem de fios que teve seu auge nos anos 1970, está de volta e mais moderno do que nunca. Os artesãos estão criando peças contemporâneas de decoração, como cortinas, luminárias e painéis de parede, utilizando nós elaborados e padrões geométricos. O macramê moderno adiciona um toque de boho-chic a qualquer ambiente.
Localismo
A tendência do consumo de fornecedores locais já foi apontada antes, mas ganhará força, devido ao cenário geopolítico, agravado por conflitos entre países que impactam a economia global. Por isso, se priorizará ainda mais a produção da comunidade local, que podem ser grandes oportunidades para as marcas.
A WGSN preparou uma série com os desafios para a indústria da moda, que traz também alguns insights importantes deste mercado para ficar de olho e se preparar. O material traz um recente exemplo que pode servir de inspiração, que foi a colaboração entre Instituto C&A e a plataforma Nordestesse, que resultou em uma coleção com 10 marcas nordestinas – lideradas por mulheres – peças que utilizam fios naturais e crochê, além de estampas que fazem referência à cultura nordestina, como literatura de cordel e xilogravuras
Handmade na moda
O feito à mão foi apontado como tendência nas principais passarelas de moda para o Verão 2024. Rendas, transparências e crochê brilharão no próximo ano, com cores neutras e em tons pastel e estampas florais. Vou deixar aqui mais três tendências que foram destaque nos desfiles de Nova York, Londres, Milão e Paris:
Short Shorts: shorts curtíssimos, estilo hotpants.
City to beach: aquelas blusas e vestidos leves, confortáveis e versáteis que atendem tanto os looks de praia, quando a moda casual para o dia a dia.
Maxi bolsas: se você é do tipo que adora colocar a vida dentro da bolsa, saiba que está é uma tendência que deve retornar com força.
Handmade na decoração
Já para a decoração, de acordo com o Lar de 2025 da plataforma de tendências WGSN, nos próximos meses até 2025, uma das tendências é uma casa confortável, aconchegante e criativa.
O pós-pandemia levará a um upgrade dos espaços de trabalho (especialmente para quem trabalha no formato home-office ou híbrido). Materiais naturais, tecidos macios, elementos minimalistas e discretos são algumas das tendências.
As casas também terão mais itens feitos à mão, customizados e que despertem emoções. Reforçando a ideia de casa criativa e do que já falamos anteriormente sobre cada um consumidor cada vez mais consciente, os artesãos também seguirão nesta linha de criação com propósito.
Segundo o levantamento feito pela WGSN, “o boom das técnicas artesanais vai continuar acompanhando a ascensão de estilos de vida focados no reaproveitamento e na baixa geração de resíduos, impulsionando uma estética mais livre, divertida e exuberante em todos os segmentos. O consumidor estará mais aberto a um design único e com valor sentimental, que funciona como uma antítese ao minimalismo”.
Gostou dessas dicas? Fique de olho nessas mudanças e já mapeie oportunidades para o seu negócio ou marca artesanal!
deixar um comentário