Loading...
algodão & sustentabilidade

Transparência na moda: C&A lança jeans rastreável pelo programa SouABR

27 de fevereiro de 2024 | 0

São dois modelos femininos de jeans rastreável, 100% produzidas com algodão com certificação socioambiental e rastreados por blockchain  

Se você se debruça em cima dos rótulos dos alimentos no mercado antes de levá-lo para casa e lê com atenção a bula dos remédios antes de consumi-lo, por que não, então, saber tudo sobre a roupa que está comprando? A C&A é a primeira marca de 2024 a entregar rastreabilidade através da parceria com o programa de rastreabilidade SouABR. 

A varejista lançou, em 19 de fevereiro de 2024, duas calças jeans com dados de produção acessíveis através de tecnologia Blockchain. Basta o consumidor entrar em um QR Code presente na etiqueta e ter acesso a toda a trajetória da peça: fazenda produtora do algodão com certificação socioambiental, fiação, tecelagem, confecção e varejista. 

Números do jeans rastreável impressionam 

Este lançamento incorpora 53.460kg de algodão provenientes de cinco fazendas brasileiras, 2.207,23 kg de fio e 3.713,40 metros de tecido da Santana Textiles. Após o trabalho da confecção Emphasis, foram produzidas 2.500 calças jeans rastreáveis. Essas peças estarão disponíveis em 53 lojas físicas pelo Brasil, além do aplicativo e do site da C&A. 

As novas peças combinam características sustentáveis, sendo naturais, biodegradáveis e produzidas preservando recursos naturais e biomas. A rastreabilidade na moda representa um pioneirismo brasileiro. 

“Esse mecanismo proporciona uma conexão tangível entre o consumidor e o processo de produção, porque permite que cada peça conte a história de seu caminho, desde a plantação do algodão até chegar às mãos da nossa cliente. Para nós, contar essa história é muito importante, é o nosso compromisso com a responsabilidade e a transparência”, destaca Hussein Rodrigues, diretor comercial da C&A. 

Origem certificada 

Uma moda mais responsável começa na origem da matéria-prima. Todo o algodão utilizado nessa coleção é nacional e possui a certificação socioambiental ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que abrange 183 itens de verificação distribuídos em oito critérios, garantindo um produto que respeita o meio ambiente e as condições de trabalho. 

O SouABR é o primeiro programa do país a assegurar rastreabilidade na moda. Essa parceria amplia a visibilidade sobre a fibra brasileira e seu potencial competitivo no mercado. “Unificar o algodão brasileiro certificado com transparência da produção na indústria têxtil é uma maneira de tangibilizar uma cadeia de valor mais responsável, que atende à demanda de um consumidor cada vez mais exigente”, explica Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), entidade responsável pelo movimento Sou de Algodão e programa SouABR. 

 


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *