Cotton Trip: como foi a experiência de levar gestores de moda para as lavouras
21 de julho de 2022 | 0
Com o objetivo de promover o conhecimento sobre a fibra, desde o plantio até o beneficiamento, a iniciativa reuniu gestores de grandes marcas do mercado da moda nacional em fazenda de Goiás
Depois de dois anos de pandemia, realizamos, no dia 13/07, mais uma edição da nossa Cotton Trip, experiência imersiva que leva gestores de grandes marcas brasileiras até os campos de algodão. O objetivo é compartilhar conhecimento, promover a produção responsável da fibra e dar a oportunidade dos profissionais conhecerem a origem da sua principal matéria-prima.
Os representantes das marcas associadas à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), parceiras ou não do movimento, passaram o dia na Fazenda Pamplona, da SLC Agrícola, em Goiás, para conhecerem os programas de sustentabilidade Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e ABR-UBA (Unidade de Beneficiamento de Algodão). Além disso, os participantes puderam acompanhar os processos na lavoura e conhecer os detalhes sobre o plantio, manejo e colheita da fibra.
Quem esteve presente na Cotton Trip 2022
Foram quase 40 pessoas das principais marcas varejistas do Brasil, como Aramis, Arezzo&Co, Calvin Klein, Centauro, Cia. Hering, C&A, Dafiti, Grupo Malwee, Grupo Soma, Guess, Inbrands, La Moda, Loungerie, Magalu, Marisa, Pernambucanas, Reserva, Riachuelo e Shoulder.
A abertura do evento contou com a apresentação de Edmundo Lima, Diretor Executivo da ABVTEX, que deu as boas-vindas aos visitantes e reforçou que os consumidores estão mais conscientes e que as marcas associadas à instituição trabalham para garantir a origem responsável dos itens oferecidos nas lojas.
“Essa é a importância do varejo de moda conhecer as etapas do processo produtivo e a origem dos produtos. Incentivamos que eles participem desta Cotton Trip para saberem mais sobre e ampliarem as iniciativas de comunicação aos consumidores, destacando os aspectos da transparência e da responsabilidade socioambiental”, explica Lima.
Os visitantes também participaram de palestras com Diego André Gold, coordenador de produção na da Fazenda Pamplona da SLC Agrícola, que apresentou o grupo e a unidade produtiva, e de Marcio Portocarrero, Diretor Executivo da Abrapa, que falou sobre o ABR, que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e que já certificou 84% da safra 20/21.
Já na lavoura, tiveram a oportunidade de conhecer a plantação, manejo e a colheita. Além de acompanharem in loco, na sede da fazenda, como são verificados os critérios de certificação ABR, incluindo, os alojamentos, lavagem de EPIs, depósito de defensivos, entre outros. Na parte da tarde, o grupo visitou a algodoeira para saber mais sobre o processo de beneficiamento de algodão.
Experiência reflete na valorização da fibra pelo consumidor
O presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, acredita que conhecer o passo a passo da fibra, desde a semente, passando por todos esses processos, e chegando na prateleira da loja, faz com que o consumidor, por meio das marcas, passem a valorizar a matéria-prima que tem a origem responsável.
“Existe uma distância entre o campo e o comprador final, e, para diminuir isso, precisamos informar e chamar a atenção para os atributos: natural, leve, hipoalergênico, suave e responsável. Por isso, passamos a convidar os empreendedores do mundo da moda para fazer parte do nosso Movimento e de eventos como a Cotton Trip, para que possamos compartilhar o nosso propósito: unir a cadeia, em torno da moda responsável e do consumo consciente”, explica Busato.
Silmara Ferrarezi, gestora do Sou de Algodão, apresenta a iniciativa e o programa SouABR | Foto: Carlos Rudney / Abrapa
A programação também contou com uma visita ao escritório da Abrapa. Na ocasião, Silmara Ferraresi, gestora do Movimento Sou de Algodão, fez uma apresentação sobre a iniciativa e o Programa SouABR, 1° programa de rastreabilidade por blockchain da indústria têxtil do Brasil.
Lançado em 2021, hoje, tem parceria exclusiva com a Reserva no mercado masculino e com o Grupo Renner, no feminino. A abertura para todas as marcas que tiverem interesse em participar acontecerá em 2023, mas já podem se inscrever nesse link.
Silmara esclareceu como é realizado o trabalho para a conscientização e a democratização do uso desta fibra responsável.
“Queremos despertar um senso coletivo em torno do consumo consciente, agregar alto valor ao produto de algodão brasileiro e estimular e fomentar o mercado, através da união dos agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil. Para isso, falamos com os nossos produtores e com o consumidor final por meio de estilistas, universidades com cursos de moda, stylists, influenciadores e jornalistas, além de fiações, malharias, tecelagens, confecções, ONGs, marcas e varejistas”, explica Silmara.
A Cotton Trip é uma experiência exclusiva para convidados.
Sobre Sou de Algodão
É um movimento único no Brasil que nasceu, em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o algodão brasileiro, que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, com 84% da safra 20/21 com a certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável).
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
deixar um comentário