Loading...

blog / Friozinho? As mantas de algodão vão invadir a decoração

saúde & bem estar | 31 de maio de 2021 | 1

A designer de interiores Maitê Orsi ensina a usar as mantas de algodão como elementos para dar aconchego e charme a qualquer ambiente de descanso. 

As temperaturas estão baixando e vem aquele clima gostoso que desafia nosso ambiente muito mais adaptado ao calor do que ao frio. O corpo faz um esforço constante para manter nossa temperatura estável e a gente pode dar uma ajudazinha extra com um chazinho quente e uma mantinha no sofá ou poltrona para aquecer os pés. E é este o assunto de hoje: como aproveitar as mantas de algodão na sua decoração! 

Qualquer manta já trará enorme conforto e aconchego, podendo ser composta com outras de lã e outros materiais. Em comparação, as mantas de algodão são mais suaves no contato com a pele, além de mais confortáveis e hipoalergênicas.  01

Tom sobre tom ou contraste? Como escolher e combinar cores 

O primeiro passo é ver qual a cor do sofá, poltrona ou cama para combinar com a manta. Se o móvel for neutro, como branco, bege ou cinza, todas as cores podem fazer ótimas composições. Mas, se forem coloridos ou estampados, a escolha mais adequada são as mantas neutras. Assim, criamos equilíbrio entre os dois elementos que darão charme ao ambiente sem pesar ou causar desconforto visual.  

Além disso, a composição em tom sobre tom é sempre muito elegante. Essa técnica consiste em usar a mesma cor nos dois itens, porém com intensidades diferentes. Por exemplo, se o sofá está na cor cinza, a manta de algodão poderá ser na mesma paleta, mas mais escura ou mais clara. 

Observe com cuidado para não criar um conjunto desarmônico. As cores precisam fazer sentido | Fotos: Eduardo Salata (esq.) e Wagner Abrahão Júnior (dir.)

O contraste pode ser também uma opção para dar mais ênfase às cores. Por exemplo, um sofá azul ganharia ainda mais destaque com uma manta de algodão laranja.  

As almofadinhas de composição também precisam se harmonizar com o novo elemento. Observe com cuidado para não criar um conjunto desarmônico. No resultado final, quando tudo estiver arrumado, as cores têm que fazer sentido, estabelecendo um diálogo lógico e criando um visual harmônico. 

Mantas de algodão são de fácil manutenção 

A facilidade de lavar e de passar, a durabilidade e o conforto são aliados das peças de algodão. Além disso, produtos feitos com a fibra não provocam alergia em pessoas mais sensíveis, porque a matéria-prima é natural.   

Na rotina, as mantas de algodão podem estar sempre com aquela carinha de “recém colocadas”, pois a fibra faz com que estejam bonitas por muitas estações. 

Mantas de algodão são belas, confortáveis, amigas da saúde e ainda fáceis de cuidar. Aproveite!

1 comentário

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *