olhar pra dentro, transformar lá fora

Você fica bege quando vê mais do mesmo na moda? Tem tanta coisa pra dizer e não vê a hora de botar tudo pra fora através das suas criações? Então, meu caro e minha cara estudante de moda ou afins, chegou a sua hora de brilhar.

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, a oportunidade que você queria para mostrar toda a sua criatividade no cenário da moda autoral brasileira. É o momento de olhar pra dentro de si mesmo e arrancar do peito tudo o que você sempre quis dizer! E, claro, a fibra natural amada, versátil e democrática do nosso país vai te ajudar nesta missão! Queremos ver o seu olhar transformando o mundo através do algodão!

As inscrições estão abertas até 26/02/2021.

A partir daí, os trabalhos passarão por etapas de avaliação e os vencedores irão transformar suas ideias em realidade, num desfile exclusivo.

E aí, pronto pra mudar o mundo com a sua moda autoral brasileira?

  • Quem pode participar?

    O 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores é um concurso voltado exclusivamente para estudantes de instituições brasileiras de ensino superior em moda, design ou áreas afins, reconhecidas pelo MEC. As inscrições são individuais ou em duplas e é necessário ter um professor coordenador regularmente vinculado à respectiva faculdade ou universidade.

    Atenção! Os alunos e professores participantes devem estar vinculados à instituição no ato da inscrição. Se no semestre seguinte, ainda que durante o andamento do Desafio, esse professor se desligar da faculdade ou o aluno terminar o curso, a inscrição continua valendo, para fins de premiação.

  • Qual o objetivo deste concurso?

    A iniciativa tem como principal foco a divulgação do algodão como matéria-prima através da descoberta de novos talentos. Os participantes deverão utilizar o algodão em suas coleções como principal material, resultando em pelo menos 70% da composição de cada look desenvolvido.

  • Como será o processo seletivo?

    A seleção envolverá 4 etapas distintas:

    Fase 1: 19/03/21. A comissão organizadora fará a pré-seleção dos trabalhos inscritos de cada uma das cinco regiões geográficas brasileiras e destes serão selecionados até 20 melhores trabalhos para a fase semifinal regional.

    Fase 2: 14/05/21. Os trabalhos semifinalistas de cada região serão avaliados por uma comissão julgadora local que atribuirá notas nos quesitos definidos pela organização do Concurso. Daqui, sairão 2 candidatos de cada região, totalizando 10 finalistas.

    Fase 3: de maio a novembro/21. Os 10 selecionados irão produzir suas coleções, utilizando, exclusivamente, tecidos fornecidos pelas marcas parceiras do movimento Sou de Algodão.

    Fase 4: novembro/21. Os trabalhos finalistas serão apresentados para o público e uma comissão julgadora em desfile presencial no evento Casa de Criadores, e os 3 primeiros colocados serão revelados.

  • Quais são os prêmios?

    O vencedor receberá a quantia líquida de R$ 30.000,00 e entrará para o line-up oficial da Casa de Criadores em 2022. Esse valor deverá ser utilizado exclusivamente para a produção desse primeiro desfile dele no evento. Nessa mesma coleção, os looks também deverão ser confeccionados com tecidos de algodão das marcas parceiras do movimento Sou de Algodão.

    O segundo e o terceiro colocados ganharão tecidos de marcas parceiras do movimento, sendo 150m e 50m, respectivamente.

    Todos os 3 primeiros colocados receberão, também, um programa de orientação profissional, oferecido por apoiadores do Desafio.

    O professor orientador do aluno vencedor receberá o valor de R$ 10.000,00, como bolsa para pesquisa acadêmica voltada ao uso do algodão.

  • O que precisa fazer?
    • Cadastrar-se na nossa plataforma com os documentos que comprovem a sua matrícula e a regularização do professor coordenador na sua instituição de ensino.
    • Desenvolver e fotografar o primeiro look produzido com pelo menos 70% de algodão. Atenção! Para efeitos de avaliação, ele deve vestir um manequim masculino ou feminino tamanho 38 ou 48.
    • Até o final do período de inscrição: apresentar os croquis de uma coleção de 06 looks, moodboard e vídeo de inscrição, falando sobre o(s) candidato(s) e a inspiração da coleção desenvolvida.
    • Para seguir para a próxima etapa, todos os inscritos deverão completar a jornada do conhecimento que estará disponível entre janeiro e fevereiro. Trata-se de um programa de aulas especialmente desenvolvido para os participantes do 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, sobre a cadeia do algodão, estilismo, fundamentos da moda, empreendedorismo, entre outros assuntos super relevantes para a sua carreira.
    • Sob responsabilidade dos inscritos: os trabalhos selecionados na etapa semifinal devem ser enviados fisicamente a São Paulo/SP para fins de avaliação. Atenção! Os looks ficarão para acervo Sou de Algodão e trabalho com imprensa, e não serão devolvidos.
leia o regulamento completo

inspire-se

Confira como foram os desfiles do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores