Loading...
moda & estilo

As últimas tendências em jeans, segundo a Denim City

23 de novembro de 2022 | 2

Na última semana de outubro, aconteceu em São Paulo mais uma edição da Semana de Lançamentos da Denim City. Eu tive a honra de acompanhar virtualmente algumas das principais atividades e quero compartilhar com vocês os principais insights e tendências em jeans.

Entre os diversos assuntos apresentados, tivemos palestras sobre tecnologia, tendências, comportamento, sustentabilidade e muita inovação. Tudo conectado com os principais pilares do hub criativo. 

Mas, antes, quero comentar sobre o que é a Denim City e sua relevância para o mundo da moda, especificamente no que diz respeito ao jeanswear.  

O que é a Denim City? 

“Educação, Conexão, Inovação e Sustentabilidade”. Esses são os principais pilares do hub internacional, que iniciou suas atividades em terras nacionais, em outubro de 2021, em São Paulo. 

De origem holandesa, o espaço foi criado com o objetivo de fortalecer a indústria nacional e conectar diversos os diferentes pontos da cadeia produtiva do jeans no Brasil. Além de ser um local de desenvolvimento sob o viés técnico, de negócios e criativo de várias empresas que compõem a indústria do jeans no Brasil. 

Um tema levado quase como unanimidade nas palestras foi a relação da moda com inovação, tecnologia e sustentabilidade. Assuntos que consideramos extremamente relevantes quando pensamos em uma indústria que é uma das mais poluentes do mundo. Ou seja, existe uma preocupação fidedigna em tornar o mercado mais sustentável através de ferramentas tecnológicas.  

Conheça as principais tendências em jeans que influenciaram as coleções da próxima temporada!

Acessórios, bolsas e calçados em jeans – referência à tendência Y2K (via Capricórnio Fashion) 

O retorno da tendência Y2K, estética fashionistas dos anos 2000, realmente veio para ficar e foi possível perceber isso com o retorno de acessórios, calçados e bolsas em jeans.  

O boom nas redes sociais com vários influenciadores foi um pouco polêmico. No entanto, as novas tendências nacionais sobre o assunto apresentam essas referências, mas por um olhar mais democrático atendendo a todos.  

 

 Alfaiataria em jeans (via Santista Jeanswear) 

As nossas percepções sobre peças de alfaiataria foram atualizadas com muito sucesso. Essa edição do evento também apresentou modelos de blazer em jeans em uma estrutura e design incrível e totalmente repaginado. 

  

Jeans coloridos – relação ao efeito dopamina (via Canatiba Têxtil e Santista Jeanswear) 

Se antes tínhamos uma percepção mais clássica da lavagem e das cores do jeans, o verão 2023 promete apresentar opções mais conectadas com o movimento dopamina dressing. Ele tem como ideia principal ousar e abusar de cores vibrantes que possam influenciar e melhorar nosso humor. 

 

Lavagens claras e degradês (via Santana Textiles) 

Outra aposta para o verão são as peças em jeans com tingimento mais claro e também em degradê. A demonstração perfeita para mostrar a sutileza da lavagem. 

  

Durabilidade e consumo consciente 

Por fim, um dado que me chamou atenção para além das tendências incríveis que estão por vir na estação, foi o consumo consciente. 

De acordo com um estudo encomendado pela The Lycra Company, o consumo de jeans reduziu em comparação com à última pesquisa, em 2018. Porém, isso deve-se à busca por um consumo mais assertivo e alinhado com as diretrizes sustentáveis na moda pelos consumidores, além da procura por peças mais duráveis e que proporcionam mais conforto. 

 *todas as tecelagens mencionadas são parceiras Sou de Algodão

  


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *