Loading...
moda & estilo

Tá com tudo! Tricô para homens invade o verão

10 de janeiro de 2024 | 0

Seja pelas mudanças climáticas ou pela fluidez de gênero, a técnica de entrelaçamento de fios chegou com força para eles

Primavera. Verão. Outono. Inverno. As estações do ano continuam as mesmas na teoria, porém com eventos climáticos causados pelo aquecimento global, as temperaturas não são mais tão fiéis à suas estações. E se falarmos da moda, então, hoje ela já não vive tanto de acordo com as estações do ano, principalmente em países como o nosso, de dimensões continentais.

Por isso, ter um guarda-roupa versátil com peças que transitam entre temperaturas faz todo sentido para os fashionistas brasileiros. E um queridinho do inverno que fugiu da estação e tem sido usado cada vez mais em climas mais quentes é o tricô.

Regata em tricô Renner | Foto: divulgação

Muito presente em coleções de outono-inverno, esse tecido, derivado da técnica de entrelaçamento de fios, tem aparecido em peças mais leves nas composições de coleções de primavera-verão ou atemporais.

Mesmo que, para as mulheres, o uso do tricô no verão não seja novidade, para os caras a sua presença ficou mais em evidência nos últimos anos, principalmente quando muitos homens deixaram de lado o preconceito e a insegurança e estão, cada vez mais, usando peças com transparência, como é o caso do tricô.

Mas calma, os tricôs masculinos no verão não são aqueles pesados que vemos nas composições de inverno. As peças dessa estação se mostram muito mais fluídas e leves, aparecendo como camisas, regatas e até calças cheias de estilo para os caras que não têm medo de se aventurar na moda e a usá-la ao seu favor.

Tricô para homens é conforto e estilo

Outro ponto interessante do uso do tricô na composição do seu look, é o fato dele trazer um ar mais elegante ao visual, com suas peças bem trabalhadas e cheias de detalhes feitos pelo entrelaçar dos fios. Principalmente, se estamos falando de roupas compostas com fibras naturais de algodão que, além de trazer estilo e responsabilidade de consumo, deixa aquele conforto que a gente adora.

Hoje, no Brasil, diversas marcas estão apostando em peças de tricô para os caras, com uma abordagem mais estilosa que a outra. A gente tem exemplos de grandes marcas, como a Renner, que cada vez mais traz peças feitas com algodão responsável e também mais fluidez nos itens masculinos. A alta do tricô não só migrou de estação, mas também se desprendeu do gênero.

Calça e blusão Ateliê Mão de Mãe (esq e direita.); jaqueta Oriba | Fotos: divulgação

Outro ponto interessante sobre estes itens é o boom quando chegam as festas de final de ano, principalmente no Brasil, em que peças mais clarinhas estão em alta no Réveillon. E as marcas já têm em suas coleções festivas peças como regatas, camisas e calças em branco e off-white para eles.

Assim como as já consagradas, novos nomes da moda também têm surgido com as suas apostas na técnica de entrelaçar, como a marca baiana Ateliê Mão de Mãe que, desde sua estreia na São Paulo Fashion Week, tem feito a cabeça dos brasileiros com as suas incríveis peças trabalhadas no tricô. E outro nome também tem se destacado cé a Oriba, que trabalha suas peças com viés sustentável e responsabilidade social.

Seja pelas mudanças climáticas, ou mesmo pela magnitude continental do nosso país, o tricô veio com força para além das estações e também para o homem que não mais se prende aos paradigmas de gênero.

Afinal, em vez de nos dividirmos dentro desse universo tão fluido que é a moda, por que não experimentarmos mais, e trabalharmos juntos e misturados, assim como os próprios fios de algodão que se entrelaçam tão poeticamente e formam o belíssimo tricô?

 


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *