Loading...
saúde & bem estar

Artesanato para crianças: 5 atividades para fazer nas férias

8 de janeiro de 2024 | 0

As férias escolares são sempre um desafio para os pais e responsáveis. É preciso ocupar o tempo da criançada com alguma atividade interessante, lúdica e, de preferência, longe das telas. E que tal aproveitar essa oportunidade para ter um ponto de conexão com o seu pequeno através do artesanato para crianças?

Além de trazer muitos outros benefícios, como estimular a criatividade, o desenvolvimento motor, cognitivo e social, a coordenação motora fina, o controle da ansiedade e a manter a concentração. O passo a passo do artesanato ajuda a criança a compreender o processo das coisas, observar os detalhes, tentar, errar e ter a satisfação de ter algo feito pelas próprias mãos. Não é demais?

Pensando nisso, hoje eu compartilho algumas dicas. Vamos criar e colecionar momentos e, ainda, aproveitar as vantagens que a atividade artesanal oferece?

Tricô de dedo

Essa á uma técnica simples e bem fácil de aprender, pois não exige experiência ou conhecimento prévio. Basta entrelaçar a linha entre as pontas dos dedos e deslizar para baixo em movimentos repetitivos, formando uma malha até construir uma peça.

Dá para fazer um cachepô para decorar o vaso de plantinhas ou um cachecol. E o que você vai precisar de material? Apenas um novelo e tesoura.

Para esta técnica, opte por fios grossos e macios para ficar mais fácil de executar o trabalho e o resultado ficar mais bonito.

Pompom

Um detalhe fofinho que pode ser feito em formato pequeno ou grande e dá um toque especial para gorros e almofadas. Eles podem até se transformar em chaveiros coloridos, em um marcador de livro, e ainda enfeitar acessórios de cabelo como tiaras e amarradores, entre outros.

Além disso, dá para juntar vários pompons e criar um tapete colorido. E, assim como o tricô de dedo, aqui, você só vai precisar de tesoura e fios. Escolha as cores que você quiser, porque aqui o que conta é a criatividade.

Dá para fazer manualmente enrolando os fios entre os quatro dedos (ou use um garfo, se preferir) várias vezes. Depois faça um nó no meio e corte as laterais. Vá aparando até dar formato ao pompom. Existem também produtos em formato de disco plástico que já facilitam essa parte e ajudam a formar pompons mais regulares.

Bilboquê com garrafa pet

Reaproveite materiais que poderiam ir para o lixo e transforme-os numa divertida brincadeira. Com garrafa pet, tampinhas de garrafa, barbante e cola já dá para fazer esse brinquedo que tem como objetivo colocar a bolinha dentro do espaço do funil.

E se quiser tornar ainda mais didático, vale a pena estimular a criança a decorar o seu brinquedo com adesivos, por exemplo.

Encapar livro/caderno com tecido e patchwork

Que tal se divertir e já antecipar a volta às aulas encapando livros e cadernos de uma forma diferente? Dá até para renovar e dar uma cara nova para aquele caderninho de estimação também.

Escolha as estampas e abuse da criatividade para deixar o seu material com cara de novo e com um toque especial do feito à mão.

Lembre-se de usar um enchimento interno para deixar fofinho antes de colar o tecido na capa. E alise bem para ficar uniforme, sem dobras ou bolhas. Corte retalhos de diferentes tecidos para dar o efeito de patchwork e deixar o resultado ainda mais incrível.

Cata-vento de papel

Os cata-ventos são lindos e quem é que não fica “hipnotizado” com eles em movimento?

Use papel de scrapbook com estampa dupla face ou outro papel de sua preferência que seja mais durinho, como cartolina. Aí é só fazer os recortes, colocar numa vareta de pipa ou palito de churrasco, sempre cuidando para proteger as partes pontiagudas e ou cortantes, para ninguém se machucar na brincadeira.

Com ele pronto, é só se divertir em um local com mais vento, assoprar ou ainda brincar correndo para gastar energia e ver o cata-vento em ação!

Com disposição e criatividade dá para fazer muitas coisas com a criançada e mantê-las ativas e focadas no momento presente e nas habilidades manuais. E ainda elas aprenderão algo com você, que, com certeza, levará uma boa recordação para sempre. Espero que as minhas dicas o tenham inspirado para criar uma atividade lúdica com artesanato para crianças.

Aproveite as férias com as crianças da sua vida e se divirta muito também!


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *