Sou de Algodão e Casa de Criadores: parceria de peso pela moda autoral brasileira
Na imagem: estilista Gustavo Silvestre, suas criações em crochê e PIM, parceria para a Casa de Criadores | Foto: divulgação
O movimento Sou de Algodão marca presença em mais uma edição – a 54 – da Casa de Criadores, um dos eventos mais influentes e inovadores do calendário da moda autoral brasileira.
Este ano, o evento acontece de 24 a 30 de julho, com apresentações em locais históricos do centro da cidade de São Paulo, como Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo, Biblioteca Mário de Andrade, Galeria Prestes Maia e o Vale do Anhangabaú. Por lá, as marcas parceiras do movimento participam como apoiadoras dos desfiles, como Canatiba, AN Têxtil, Santista Jeanswear, Têxtil Piratininga e Textilfio.
O tema desta edição é “Catarse”, fomentando um debate sobre o sentido da moda como sistema em um contexto de questionamento.
Seis anos unidos pela moda autoral brasileira
A presença do Sou de Algodão na Casa de Criadores acontece há, pelo menos, 10 edições, destacando a sustentabilidade do algodão brasileiro e colocando a fibra no centro dos holofotes.
Essa história começou a ser escrita em 2018, com um desfile com estilistas do line up e marcas parceiras, e uma ativação com um espaço para os convidados conhecerem a trajetória do algodão, da semente ao guarda-roupa. Foram expostos pés de algodão, subprodutos, fios, tecidos e peças das marcas parceiras.
Depois, nomes do line-up da época também conheceram uma fazenda de algodão certificado. A partir disso, já foram três desfiles próprios com peças feitas por estilistas do line-up, além da noite do algodão, com Igor Dadona, Isa Isaac Silva, Renata Buzzo e Rober Dognani apresentando coleções produzidas 100% com algodão.
Já André Hidalgo, diretor artístico da Casa de Criadores, explica que essa parceria se traduz em moda autêntica e inclusiva, onde produtores, estilistas independentes, influencers e consumidores se encontram para celebrar a originalidade e a qualidade dessa matéria prima.
“É uma troca que beneficia todos os elos da cadeia têxtil, elevando o valor do nosso produto nacional e fortalecendo o mercado fashion brasileiro. Juntos, continuamos transformando o algodão em produto de alto valor agregado, reafirmando nosso compromisso com a moda responsável e consciente”, completa.
“Unimos forças para promover um movimento que vai além das passarelas: valorizar o algodão brasileiro em toda sua diversidade e responsabilidade. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial dessa fibra natural, e mais de 80% do nosso algodão tem certificação socioambiental, pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), alinhado com os padrões globais de melhores práticas da Better Cotton”, explica Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), entidade responsável pelo movimento Sou de Algodão.
Estreia no line-up da Casa de Criadores
Entre os parceiros Sou de Algodão que fazem parte do line-up da semana de moda, Lourrani Baas é uma delas. Fundadora e CEO da Liga Transforma e Diretora Criativa da Baas Couture, a estilista faz sua estreia na passarela. Suas coleções são marcadas pela atuação destacada na promoção do design circular e sustentável na moda, além da promoção da inclusão e a regeneração do setor.
“Participar do line-up da Casa de Criadores é sem dúvida uma experiência enriquecedora. É fruto de uma jornada extensa e vitoriosa. Fazer moda no Brasil não é algo fácil. E se a proposta nasce no nordeste pelas mãos de uma mulher negra e gorda, as chances de sucesso são menores ainda. E já que curto muito frustrar padrões, essa estreia significa transcender e firmar a minha marca no círculo da moda autoral. Eu acredito no poder da conexão e do fortalecimento do movimento Sou de Algodão, porque ser parceira é contribuir para a construção de um cenário fashion mais sólido e diverso no Brasil”, diz Lourrani.
Desafio é pontapé na carreira de estudantes
Além disso, já são três edições do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, maior concurso brasileiro para estudantes da área e que tem como objetivo valorizar a moda autoral nacional.
Nas duas primeiras edições, foram mais de 800 inscritos, mais de 300 instituições de ensino participantes, 75 semifinalistas e 14 desfiles finalistas. Nomes como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra foram os talentos revelados.
Em 2024, a grande final será com dois representantes de cada região do Brasil pela primeira vez. Além disso, o 3º Desafio bateu recorde de inscrições, com mais de 950, superando as duas primeiras edições juntas.
Amei sou de algodão lindooooo maravilha algodão sempre vai ser algodão…