Cortinas de algodão: veja por que elas podem ser as estrelas da sua casa
Quando pensamos em cortinas, geralmente, estamos na última fase da decoração. Nesta etapa, queremos proporcionar a vestimenta correta das portas e janelas que farão toda a diferença: as cortinas de algodão. Elas trazem conforto e praticidade para nossa rotina de uso do ambiente.
No entanto, na hora de escolher o tecido da sua cortina, é importante conhecer a função dela naquele determinado local. As cortinas de algodão leves, por exemplo, podem ser excelentes para dar fluidez, leveza e personalidade. Já quando a escolha são cortinas de algodão mais pesadas, elas servem para reduzir a entrada de vento e luminosidade, contribuindo para uma sensação térmica mais agradável. Por isso, o clima da sua cidade é importantíssimo para a escolha da sua cortina!
Por essas e outras, a funcionalidade das cortinas vai além da estética. Dá só uma olhada em quantas funções uma simples cortina pode ter:
Qual a função das cortinas no ambiente?
- As cortinas são proteção visual e privacidade, podendo nos conectar à paisagem ou nos isolar do meio externo.
- São filtros para entrada do sol e controle da luminosidade, especialmente na incidência direta. Quando tem um forro espesso, nos ajudam a não sermos surpreendidos pelos primeiros raios de sol, colaborando na qualidade e quantidade do sono.
- Diminuem a entrada de vento pelas frestas, especialmente em locais frios. Quando feitas em tecidos de algodão mais pesados, essa função é potencializada.
- Servem de moldura para janelas e portas, pois dão acabamento e beleza.
- Podem ser divisoras de ambiente, servindo como proteção visual e divisão entre dois cômodos.
- São a vestimenta das janelas. Assim como uma roupa que cai bem, as cortinas podem ter tons que combinam com acessórios na decoração. Confira marcas parceiras Sou de Algodão com produtos para a casa.
Por que cortinas de algodão são vantajosas?
As cortinas de algodão são super versáteis e podem ser combinadas com outros tecidos. Ficam interessantes até mesmo como revestimento de persianas, compondo um lindo panejamento sobre elas.
Além disso, a facilidade de manutenção e a naturalidade do algodão conferem suavidade do toque. E, por ser feita de fibra natural, é hipoalergênica, diminuindo riscos de alergia e proliferação de bactérias. É fácil também fazer a manutenção de uma cortina de algodão. Lavou, passou e pendurou!
Como aproveitar ao máximo a minha cortina?
As peças podem estar acompanhadas de forro, cortina intermediária e detalhe de tecido para dar realce e cores. Isso porque uma cortina pode ter várias camadas de tecido e os trilhos de várias vias facilitam o manuseio.
Por exemplo, um trilho de 3 vias pode ter, cada um, uma parte da cortina. Aqui, é possível combinar texturas, tecidos e cores, trazendo mais possibilidades à decoração.
No primeiro trilho, por exemplo, podemos ter um forro espesso de algodão escuro (ou blackouts) para controlar a luz no começo da manhã e as luzes piscantes da noite. Neste caso, também há tecidos com dublagem em poliéster, mas as sarjas ou tecidos de algodão espessos e escuros ainda são os mais indicados.
No segundo trilho, podemos ter um lindo tecido de algodão liso ou estampado e, no terceiro, um detalhe, ou faixa de tecido que será o realce de cor e/ou textura que dará personalidade ao conjunto.
Uma cortina simples também pode ser bonita?
Sim! Podemos ter também uma cortina simples como um destaque no ambiente. É possível colocá-la em um varão de madeira, de metal, varão suíço de várias vias… não importa o modo que se irá pendurar a cortina, pois elas sempre darão um realce no seu ambiente.
Claro que para a escolha dos acessórios da cortina, é preciso olhar para o ambiente e eles têm que estar em harmonia plena. Há uma infinidade de acabamentos e acessórios para se criar lindas cortinas de puro algodão que darão leveza, conforto, beleza e suavidade para seu lar.
deixar um comentário