Loading...
empreendedorismo

Poder e origem andando juntos na hora de dormir: conheça a 3Minas

6 de abril de 2023 | 1

Formada por três mulheres de Minas Gerais, a marca 3Minas entrega aconchego em forma de pijama, priorizando o algodão brasileiro. 

Para vestir casa e alma. Esse é o propósito carregado pela marca 3Minas e até a escolha do nome carrega suas raízes. “Somos uma marca formada por 3 mulheres criadas em Minas Gerais. Desde o início, foi um trocadilho que, ao mesmo tempo, soava óbvio e carregava a originalidade e aconchego que buscávamos”, afirma Mariana Peixoto, sócia e fundadora.  

A 3Minas é um e-commerce de pijamas feitos à mão, com peças 100% algodão. Além de prezar pelo conforto, a marca também se preocupa com a origem do que produz. Tudo a ver com o movimento Sou de Algodão, não é mesmo? E para descobrir toda essa trajetória de sucesso, batemos um papo com a Mariana. Confira abaixo: 

Fábrica da 3Minas fica em Cataguases – MG, e produz pijamas 100% algodão, para todos os corpos e idades | Fotos: divulgação

SdA – Como surgiu a ideia de criar uma loja? 

MP: Surgiu da paixão pela moda e da vontade de atender as demandas por conforto e versatilidade, ainda mais agravadas durante a pandemia. A ideia de criar pijamas com um toque de sofisticação, atenção aos detalhes e que carregassem a essência de nossas raízes, nos pareceu um universo incrível e apaixonante a ser explorado!  

SdA – Qual a importância de levar as suas raízes para as peças? 

MP: Acreditamos que tudo que carrega uma essência forte, transparência e paixão em todos os processos, tem grandes chances de encantar e atrair o público-alvo com mais facilidade. O caminho é árduo, mas tendo as raízes e os propósitos claros, se torna mais leve e prazeroso! 

SdA – Qual sua relação com Minas Gerais?  

MP: Vivo nesta terra praticamente desde o meu nascimento e aprendi, desde muito cedo, a valorizar as raízes e as riquezas do nosso estado. Na infância, morei na fazenda e tive contato direto com produção de queijo, cachaça, doce de leite e outras delícias preparadas no fogão à lenha. Assim como as montanhas e as cachoeiras, o sotaque e as pessoas são igualmente apaixonantes e receptivos. É impossível não amar Minas Gerais!  

SdA – Como é o processo de produção das peças? 

MP: Primeiro nos reunimos para discutir ideias e alinhar expectativas. Desenhamos o croqui e passamos para a modelista, também responsável por montar a peça piloto. Após a aprovação do molde, fazemos a graduação e enviamos o tecido para o corte. As peças passam pelas costureiras e, na sequência, vão para a fase final de caseamento e botões. Ao chegarem no estoque, todas as roupas ainda passam por um controle de qualidade pra garantir que chegarão às mãos de nossas clientes com a excelência 3Minas. 

Aconchego e hospitalidade do estado de Minas Gerais são inspiração na criação das peças | Fotos: divulgação

 

SdA – Por que escolheram o algodão como matéria-prima? 

MP: Desde o início, primávamos pelo conforto e por uma produção 100% local. Em Cataguases, temos uma das fábricas mais bem conceituadas no cenário têxtil do Brasil, o que encaixou perfeitamente em nossa proposta e nos permitiu usufruir dos melhores tecidos 100% algodão.  

SdA – Acreditam que saber a origem do que vestimos é importante? 

MP: Sem dúvidas. O consumo está mudando e é responsabilidade das marcas comunicar a origem e todo o processo pelo qual as peças passam até chegar ao consumidor final! Acreditamos na transparência e no consumo consciente.  

SdA – Quem está por trás da 3Minas? 

Marca também é parceira do movimento Sou de Algodão | Foto: divulgação

MP: Flávia, mãe de três, avó, esposa, apaixonada pela sua família e por organização. Economista por formação e, hoje, responsável pela parte burocrática, administrativa e operacional da empresa.  

Babi, apaixonada por moda e novos desafios, tem vasta experiência no varejo e é a responsável por desenvolver produtos, toda parte comercial e de relacionamento da empresa.  

Mari, arquiteta e urbanista por formação e atuante no mercado da moda há anos, apaixonada por gastronomia e viagens. É a responsável pelo processo criativo de marca, produtos e estratégias de marketing. 

SdA – Como foi trilhar esse caminho do empreendedorismo?  

MP: É um caminho de muitos desafios, em que precisamos saber escutar, trabalhar em equipe e estar sempre abertas a falhas, críticas e novos aprendizados. É incrível poder tirar ideias do papel e atender às necessidades e aos desejos dos nossos clientes. Empreender com a 3Minas é mágico, transformador e muito gratificante.

SdA – Qual a importância do processo artesanal para empresa? Considera que esse é o principal diferencial? 

MP: Nos permite valorizar e desenvolver a mão de obra local, mantendo a qualidade e o cuidado com os produtos, além de agregar valor, afeto e memórias em cada peça costurada. Isso reforça ainda mais o DNA da marca. 


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *