Poder e origem andando juntos na hora de dormir: conheça a 3Minas
Formada por três mulheres de Minas Gerais, a marca 3Minas entrega aconchego em forma de pijama, priorizando o algodão brasileiro.
Para vestir casa e alma. Esse é o propósito carregado pela marca 3Minas e até a escolha do nome carrega suas raízes. “Somos uma marca formada por 3 mulheres criadas em Minas Gerais. Desde o início, foi um trocadilho que, ao mesmo tempo, soava óbvio e carregava a originalidade e aconchego que buscávamos”, afirma Mariana Peixoto, sócia e fundadora.
A 3Minas é um e-commerce de pijamas feitos à mão, com peças 100% algodão. Além de prezar pelo conforto, a marca também se preocupa com a origem do que produz. Tudo a ver com o movimento Sou de Algodão, não é mesmo? E para descobrir toda essa trajetória de sucesso, batemos um papo com a Mariana. Confira abaixo:
SdA – Como surgiu a ideia de criar uma loja?
MP: Surgiu da paixão pela moda e da vontade de atender as demandas por conforto e versatilidade, ainda mais agravadas durante a pandemia. A ideia de criar pijamas com um toque de sofisticação, atenção aos detalhes e que carregassem a essência de nossas raízes, nos pareceu um universo incrível e apaixonante a ser explorado!
SdA – Qual a importância de levar as suas raízes para as peças?
MP: Acreditamos que tudo que carrega uma essência forte, transparência e paixão em todos os processos, tem grandes chances de encantar e atrair o público-alvo com mais facilidade. O caminho é árduo, mas tendo as raízes e os propósitos claros, se torna mais leve e prazeroso!
SdA – Qual sua relação com Minas Gerais?
MP: Vivo nesta terra praticamente desde o meu nascimento e aprendi, desde muito cedo, a valorizar as raízes e as riquezas do nosso estado. Na infância, morei na fazenda e tive contato direto com produção de queijo, cachaça, doce de leite e outras delícias preparadas no fogão à lenha. Assim como as montanhas e as cachoeiras, o sotaque e as pessoas são igualmente apaixonantes e receptivos. É impossível não amar Minas Gerais!
SdA – Como é o processo de produção das peças?
MP: Primeiro nos reunimos para discutir ideias e alinhar expectativas. Desenhamos o croqui e passamos para a modelista, também responsável por montar a peça piloto. Após a aprovação do molde, fazemos a graduação e enviamos o tecido para o corte. As peças passam pelas costureiras e, na sequência, vão para a fase final de caseamento e botões. Ao chegarem no estoque, todas as roupas ainda passam por um controle de qualidade pra garantir que chegarão às mãos de nossas clientes com a excelência 3Minas.
Aconchego e hospitalidade do estado de Minas Gerais são inspiração na criação das peças | Fotos: divulgação
SdA – Por que escolheram o algodão como matéria-prima?
MP: Desde o início, primávamos pelo conforto e por uma produção 100% local. Em Cataguases, temos uma das fábricas mais bem conceituadas no cenário têxtil do Brasil, o que encaixou perfeitamente em nossa proposta e nos permitiu usufruir dos melhores tecidos 100% algodão.
SdA – Acreditam que saber a origem do que vestimos é importante?
MP: Sem dúvidas. O consumo está mudando e é responsabilidade das marcas comunicar a origem e todo o processo pelo qual as peças passam até chegar ao consumidor final! Acreditamos na transparência e no consumo consciente.
SdA – Quem está por trás da 3Minas?
MP: Flávia, mãe de três, avó, esposa, apaixonada pela sua família e por organização. Economista por formação e, hoje, responsável pela parte burocrática, administrativa e operacional da empresa.
Babi, apaixonada por moda e novos desafios, tem vasta experiência no varejo e é a responsável por desenvolver produtos, toda parte comercial e de relacionamento da empresa.
Mari, arquiteta e urbanista por formação e atuante no mercado da moda há anos, apaixonada por gastronomia e viagens. É a responsável pelo processo criativo de marca, produtos e estratégias de marketing.
SdA – Como foi trilhar esse caminho do empreendedorismo?
MP: É um caminho de muitos desafios, em que precisamos saber escutar, trabalhar em equipe e estar sempre abertas a falhas, críticas e novos aprendizados. É incrível poder tirar ideias do papel e atender às necessidades e aos desejos dos nossos clientes. Empreender com a 3Minas é mágico, transformador e muito gratificante.
SdA – Qual a importância do processo artesanal para empresa? Considera que esse é o principal diferencial?
MP: Nos permite valorizar e desenvolver a mão de obra local, mantendo a qualidade e o cuidado com os produtos, além de agregar valor, afeto e memórias em cada peça costurada. Isso reforça ainda mais o DNA da marca.
Muito bom! É decepcionante empresas e influencers (mais ainda de quem se diz “eco”) fazendo unboxing com plásticos e outros materiais sem explicação e possivelmente sem caminhos alternativos ao aterramento. E aí para esses materiais, apenas o silêncio, pois o que importa é o conteúdo que precisa da propaganda. Temos opções e informações, basta utilizar 🙂 Parabéns Amanda e Sou de Algodão! 🫶🏻