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empreendedorismo

Black Friday sustentável: 6 dicas para vender mais sem abrir mão das boas práticas

18 de novembro de 2024 | 0

Aprenda a tornar a sua Black Friday mais sustentável, vendendo com responsabilidade ambiental e oferecendo uma ótima experiência de compra. 

A Black Friday é uma das maiores oportunidades do ano para as marcas se conectarem com o público e ampliarem sua receita. Porém, o verdadeiro sucesso vai além dos descontos atrativos. O consumidor atual está cada vez mais exigente e atento às práticas das empresas com as quais se relaciona. Por isso, queremos saber: você está se preparando para uma Black Friday sustentável? 

Separamos 6 boas práticas para que sua marca gere vendas e fortaleça uma imagem de responsabilidade e confiabilidade! 

1. Digital é o presente e o futuro! 

Folhetos, panfletos e materiais impressos muitas vezes acabam no lixo. Já pensou em dar um passo para o digital? Com estratégias como e-mail marketing e redes sociais, você economiza papel e ainda atinge o público de forma certeira.  

No digital, é possível explorar conteúdos mais criativos e dinâmicos, como vídeos curtos e interativos. Se você ainda está na era analógica, acredite: essa mudança para o online é simples e faz uma grande diferença para o seu negócio e para o meio ambiente! 

2. Embalagem sem plástico? É possível! 

As embalagens são uma parte essencial da experiência de compra, mas também uma das principais fontes de resíduos. Hoje, opções recicláveis ou reutilizáveis estão cada vez mais acessíveis, como por exemplo saquinhos, ecobag ou sacola feitas de algodão.  

Você pode até incluir uma mensagem especial incentivando o descarte correto. É um toque simples, mas que aumenta a conexão e o respeito do cliente pela sua marca. 

3. Faça a descrição correta dos produtos na loja online 

A confiança começa na comunicação transparente. Descrições de produtos bem elaboradas não só atendem às normas, mas também fazem o cliente se sentir bem-informado e valorizado. 

Além das características gerais, inclua fatores que mostram o comprometimento da sua marca. Isso ajuda o consumidor a entender melhor o que ele está comprando e como utilizar e cuidar do produto. Isso colabora, por exemplo, com a economia de água e uso de produtos químicos nas lavagens, e com uma longa durabilidade da peça, evitando o descarte precoce. 

Aqui vão algumas dicas para construir descrições completas e responsáveis: 

  • Informe a composição dos produtos; 
  • Detalhe a origem da produção – é nacional? É local? 
  • Insira dicas de utilização: para que tipo de pele, corpo, estação, ocasião; 
  • Inclua instruções de cuidado de higienização e armazenamento 
  • Destaque as certificações ambientais e de qualidade que o produto possui. 

4. Responsabilidade com matéria-prima e consumo consciente 

Durante a sua Black Friday sustentável, dê destaque para produtos de qualidade, duráveis e atemporais, como aqueles feitos de algodão. Fibras naturais causam menos impacto ambiental porque são biodegradáveis e oferecem durabilidade, permitindo ao consumidor investir em peças que vão resistir ao tempo e ao uso. 

Essas práticas não apenas geram engajamento, mas também atraem consumidores conscientes, que buscam marcas comprometidas com o meio ambiente. 

5. Produtos com algodão brasileiro fidelizam um público cada vez mais engajado 

Consumidores estão cada vez mais atentos à origem dos produtos e ao impacto que eles causam. Escolher o algodão para compor os produtos da sua marca é uma forma de comunicar e de valorizar a responsabilidade. Afinal, mais de 80% da produção nacional de algodão tem certificação socioambiental, como o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), instituído pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão). Essa certificação garante respeito ao solo, à água e aos ecossistemas, além de assegurar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. 

E o público responde bem a essas escolhas! A busca por produtos sustentáveis só cresce, com previsão de que cerca de 34% dos consumidores da América Latina serão “Eco-Actives” até 2027, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media. Ou seja, essas pessoas não apenas compram com responsabilidade, mas defendem ativamente o consumo consciente e as práticas ecológicas, influenciando também os hábitos de familiares e amigos.  

6. Na sua Black Friday sustentável, aproveite para educar seu cliente 

Use essa oportunidade para informar o consumidor sobre os valores e diferenciais da sua marca e da importância de comprar com responsabilidade.  

Explique, por exemplo, como os produtos são fabricados ou de que maneira a sua empresa atua no mercado. Mostrar que a marca possui um propósito e que está comprometida com causas relevantes ajuda a criar uma conexão mais profunda com o consumidor. 

Com transparência, planejamento e responsabilidade, sua empresa pode ter uma Black Friday sustentável de sucesso, além de conquistar clientes para o ano todo.  

Agora, que tal conhecer ainda mais sobre como práticas sustentáveis e transparência podem agregar valor ao seu negócio? Confira nosso conteúdo sobre Unboxing sem Plástico e aprenda com essas 5 Dicas de Como Praticar a Transparência na sua Empresa. 

 


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