Unboxing sem plástico: adote essa tendência na sua empresa
A empreendedora Amanda Santos, da Ideia Crua, traz opções criativas e sustentáveis para substituir o plástico nas embalagens do seu negócio. Confira!
Reduzir o uso de plástico é um desafio recorrente na realidade de empresas que se comprometem com práticas mais sustentáveis. Felizmente, hoje, temos opções acessíveis para facilitar e diminuir a pegada ambiental no seu unboxing e, tudo isso, sem perder o charme e a identidade da sua marca!
“O uso maciço de plásticos é tão grande que os oceanos abrigarão mais detritos do que peixes em 2050” – Fórum Econômico Mundial de Davos, 2016.
Por isso, listamos abaixo sugestões ecológicas, para que você possa escolher aquelas que se adaptem melhor ao contexto do seu empreender. Afinal de contas, sustentabilidade e acessibilidade devem caminhar juntas.
Bora garantir um envio sem plástico, biodegradável ou mesmo reutilizável no pós-venda?
Protegendo a mercadoria
Produtos que são delicados e precisam de proteção extra no envio, podem ser embalados com os materiais citados abaixo e deixar, de uma vez por todas, o plástico bolha de lado.
● Kraft Colmeia: é o papel kraft com um cara nova devido aos pequenos picotes que dão flexibilidade e volume ao material. É biodegradável e indicado para proteção de todo tipo de produto, e o que vai variar aqui é a quantidade de folhas na embalagem.
● Extrusado de milho: feito com grãos de milho, água e corante alimentício. Indicado para a proteção de todo tipo de material. Ele costuma ser enviado solto na caixa para preencher os espaços vazios com intuito de diminuir qualquer impacto sofrido durante o transporte. É biodegradável e se dissolve completamente em contato com a água.
● Palha de madeira: produzida a partir de sobras de madeira. Indicada para a proteção de todo tipo de material. A utilização é a mesma do extrusado de milho. É biodegradável e uma boa recomendação que você pode repassar aos seus clientes é reutilizá-la na composteira, ou mesmo em vasos de plantas, onde se biodegrada em pouco tempo.
● Papel fragmentado: essa é nossa opção DIY (do it yourself). Reutilize papéis de arquivos antigos da empresa, revistas, embalagens de outros fornecedores junto com uma fragmentadora de papel, que vai descaracterizar as informações. Você pode gerar essa opção muito similar com a palha de madeira, tanto na utilização quanto nas recomendações de pós uso.
● Fitas: fita de plástico é tão demodê! A fita gomada é feita de kraft e cola de amido (100% biodegradável). Além de ecológica, tem um aproveitamento muito mais eficiente que as fitas de plástico, então você ainda vai economizar graças ao rendimento dessa belezinha. O diferencial principal na utilização é que a cola precisará ser ativada com água, o que fará necessário ter um “aplicador de fita gomada”. Se não tiver, dá pra usar a criatividade com uma esponja úmida ou pincel para fazer a ativação da cola de amido.
Importante: para considerar essa opção #plasticfree não escolha a fita “com reforço”, pois ela contém fios de nylon.
● Caixas: diversas lojas trabalham com a comercialização de caixas reutilizadas, coletadas de outras empresas e viradas do avesso, deixando qualquer estampa ou personalização anterior na parte de dentro. Essa, sem dúvida é a opção mais ecológica. Mas, se a imagem da sua marca precisa de caixas novas, dê preferência para aquelas de kraft, que tem cor natural do papelão. Se quiser optar pela personalização desse item, sugerimos “estampa em serigrafia”, que não inviabiliza a reciclagem e ou reuso no pós-consumo.
Papelaria e brindes
Aquele mimo no unboxing não pode faltar, né? Para melhorar a pegada ambiental dos seus brindes, escolha opções biodegradáveis ou reutilizáveis como: saquinhos de resíduo têxtil, marca páginas, cartão postal, ecobags de algodão…
Nas opções viáveis de personalização, aproveite para fazer parceria com uma artista local, assim você trará em cada detalhe soluções que deixam o seu brinde e papelaria mais especiais.
Envio da Nota fiscal
É obrigatório o envio da NF ou declaração de conteúdo junto às postagens e que ela esteja de fácil acesso no pacote.
Nossas soluções ecológicas:
● Envelope com visor sem plástico: dê preferência para envelopes na cor kraft, que passam por menos processos químicos, já que não precisam ser branqueados.
● Saquinho de pipoca ou cachorro-quente: lembra daquele de festas infantis? Utilizando a criatividade, ele vira um eficiente envelope e com ótimo custo também. Use-o para acondicionar a sua NF dentro dos padrões exigidos pelos Correios.
As micro e pequenas empresas representam 99% dos empreendimentos no Brasil – Sebrae, 2022.
Você já parou para refletir sobre o potencial transformador que a sua marca pode ter nesse tema? Incorporar práticas sustentáveis em pequenas empresas é um ponto de inflexão na sustentabilidade. Para que essa conscientização continue holística, precisamos do maior engajamento possível.
Escolha opções que melhor conversem com o contexto do seu negócio e tenha a sustentabilidade como um pilar indissociável da sua jornada!
deixar um comentário