6 projetos sociais parceiros que transformam suas comunidades através do algodão
Empoderamento, inclusão social e independência financeira são possíveis a partir desses projetos sociais que mudam vidas.
Muito além da moda, o algodão também é transformação. Ao unir o seu universo de possibilidades com o comprometimento comunitário, os resultados são incríveis. Por isso, hoje, vamos falar de iniciativas que fizeram valer essa parceria.
São projetos sociais que abraçaram o movimento Sou de Algodão e que tecem histórias inspiradoras de inclusão, empoderamento e crescimento sustentável em diversos lugares espalhados por esse país que tanto amamos.
Então, vem conferir como eles estão plantando cada sementinha para um futuro melhor!
Liga Transforma – moda circular e inclusão social
A estilista Lourrani Baas é a cabeça por trás desse projeto. Com foco no protagonismo feminino e geração de renda a partir da moda sustentável, o grupo confecciona novos produtos utilizando resíduos têxteis.
Além disso, também promovem oficinas sobre estamparia, confecção, fortalecimento feminino e muito mais para mulheres de comunidades no Estado da Bahia.
Quer saber mais sobre essa história? Vem aqui.
Inbordal – artesanato com algodão brasileiro
Diretamente de Alagoas, o Instituto do Bordado Filé, criado em 2014, reúne mais de 30 mulheres associadas. Por lá, muitas peças são produzidas pelas mãos dessas artesãs: jogos americanos, sousplats, toalhas, trilhos de mesa, blusas, saias e vestidos, tudo feito com algodão brasileiro.
Ah, e tem mais, o Bordado Filé conquistou a certificação como símbolo representativo de Alagoas e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Saiba mais neste artigo.
Instituto ITI – fomentando igualdade, transformação e inovação social
O ITI é uma ONG sem fins lucrativos, que está sempre na missão de promover o desenvolvimento social dos moradores de Itabira, lá em Minas Gerais.
O início foi em 2009 e eles crescem a cada ano para garantir a igualdade e inovação social para as pessoas em situação de vulnerabilidade, através de qualificação profissional, cultura e educação. Leia nossa matéria sobre o Instituto.
Cabocla Milena Curado – bordado de gerações
O projeto – que já é debutante – iniciado por Milena Curado, veio de sua vontade de ensinar o que aprendeu com sua vó: o bordado, que foi reconhecido recentemente como Patrimônio Imaterial Goiano. O objetivo é utilizar a força transformadora da arte e da cultura brasileira para promover a humanização, a profissionalização e a ressignificação da cidadania.
Milena faz um trabalho dentro das unidades prisionais para as pessoas usarem o artesanato como fonte de renda. Para saber mais sobre, assista ao documentário Bordando Cidadania.
Orientavida – costurando sonhos
Criada em 1999, a instituição tem um toque mágico, isso porque é a única ONG licenciada pela Disney no mundo. Sua missão é a busca pela inclusão social de mulheres que enfrentam o desafio da detenção, através do desenvolvimento de suas habilidades com costura e bordado, com objetivo de alcançar autonomia financeira e independência.
Bordana – empoderando mulheres
Com sede em Goiânia, a Bordana também faz um trabalho ativo com mulheres da comunidade através da arte manual, capacitando e empoderando para que elas possam usar o artesanato sustentável como forma de independência financeira. O algodão é a matéria-prima principal que se transforma em ecobags, colchas, cortinas, almofadas e muito mais.
O poder da fibra vai muito além do que imaginamos, não é mesmo? Cada ponto, peça e ação é um lembrete de como a dedicação à responsabilidade social e ao impacto positivo pode trazer tanta coisa boa para o Brasil!
Esse trabalho que vocês fazem é ótimo .serve de incentivo para muitas aprenderem ,mais e fazer renda extra ,eu mesma estou a procura de aumentar a renda extra,estou maravilhada com esse projeto de vocês.
Muito boa as suas dicas e ideias, adorei são de grande importância para quem quer começar um negócio.obrigada pelas grandes dicas e estratégias de negócio. Principalmente porque fala em sustentabilidade.