Liga Transforma: conheça a rede que transforma mulheres através da moda sustentável
Lourrani Baas, idealizadora da Liga Transforma (no centro). Foto: Ruben Figueiredo
“Você conhece pessoalmente alguém com este corpo?” Esta frase viralizou em postagens com corpos esculturais na última semana, como crítica a imagens que despertam gatilhos na maioria das mulheres. Afinal, vivemos em realidades bem diferentes das influencers com barriga trincada, bumbum e braços durinhos, sem nenhuma estria ou celulite.
Tentar alcançar um padrão que tanto oprime, principalmente a mulher, pode ter um preço muito alto. E foi para ressignificar traumas sobre o corpo “fora do padrão” que a estilista e ativista Lourrani Baas criou o projeto Liga Transfroma, em 2018. É um coletivo que cria e produz moda sustentável para corpos reais, aumentando a autoestima das mulheres integrantes e fortalecendo-as profissionalmente.
Hoje, a iniciativa é um negócio de moda sustentável com impacto social, que fomenta articulações estratégicas no mercado para captação e transformação de resíduos têxteis.
“Carrego as vivências de toda minha jornada para criar designs de roupas que possam encantar e vestir corpos curvilíneos que, assim como o meu, um dia sonharam com aquela peça da revista ou da novela, mas jamais tiveram a oportunidade”, diz.
Batemos um papo com Lourrani para conhecer sua trajetória de protagonismo e empreendedorismo que tanto já impactou a vida de muitas das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Salvador – BA.
SdA – Qual a memória mais marcante da sua trajetória, que contribuiu para o conceito da Liga Transforma?
LB – Nasci no interior da Bahia – no Recôncavo – e desde então, sempre fui uma mulher com curvas e de tamanhos grandes. Principalmente na adolescência, tinha dificuldade em encontrar peças e lidar com o preconceito da sociedade, que insiste em colocar a pessoa gorda como algo feio, sem direito a felicidade. Pensando nisso, criei a Liga Transforma durante a faculdade de moda, para estimular a representatividade e empoderamento da mulher na luta contra a gordofobia.
Apresentar um DNA criativo com design sustentável, diferenciando, carregado de valor estético, pluralidade, herança ancestral, tendências e informação de moda, se tornou um dos maiores objetivos da Liga. Minha criação apresenta um novo olhar em relação aos corpos com curvas, evidenciando que o belo está em tudo. Basta olhar com atenção, sentir e resignificar padrões.
SdA – Quais os primeiros impactos da Liga Transforma na vida das mulheres que vivem nas comunidades de Salvador?
LB – Através das ações e qualificações profissionalizantes da Liga, junto ao nosso histórico de palestras e ações, trabalhamos o empoderamento feminino nas comunidades, compartilhando vivências e falando da importância do empreendedorismo feminino para geração de renda e superação de realidades.
SdA – O público plus size se tornou o alvo principal da marca? E como é sua relação com essas mulheres?
LB – Sim, sou uma ativista pela liberdade de corpos e a minha criação não poderia seguir outra vertente. Utilizo a moda como agente transformador, atuando frente a preconceito e crenças limitantes. Desde a adolescência, convivia com as “verdades definitivas” de que uma pessoa gorda não poderia agir de certa forma ou vestir determinada peça e sempre enfrentava as “vitórias de vida”, que nos obrigava a emagrecer para conquistar bons empregos, casamentos, estudos e etc. No dia a dia, tento transmitir de forma inspiradora o valor da autoestima para conquista do protagonismo. Mostro a forma com que podemos vencer o medo e a insegurança para alcançar sucesso em muitos voos, sem a necessidade de magreza por um motivo puramente estético.
SdA – Como você definiria o papel do Sou de Algodão para o posicionamento da marca e o propósito da Liga?
LB – Acredito no poder da união para movimentar e alcançar mais espaços em prol de um objetivo tão bonito e necessário. O papel do Sou de Algodão é extremamente importante para propor alternativas que contribuam com melhorias na situação ambiental do nosso planeta. O movimento é o match perfeito com o propósito da Liga, visto a semelhança de propostas de impacto positivo de conscientização para um mercado da moda mais consciente.
O movimento é inspiração diária para o nosso trabalho. Através desta parceria, podemos pensar em ações em nível nacional, traçando novas rotas para conquistar um futuro mais responsável, com ideais viáveis e sustentáveis.
A Liga Transforma é uma das mais recentes marcas parceiras Sou de Algodão.
meus parabens as costureiras das coperativas mulheres empreendedoras para elas tiro meu chapeu costuram para mim ha muitos anos o meu muito obrigada por ter levantado minha loja colaborativa obrigada a Estela, Elizeth e outras que não lembro o nome muito obrigada