Loading...
inovação e diversidade

5 artistas têxteis brasileiros para você conhecer

5 de setembro de 2023 | 1

Artistas têxteis brasileiros vêm transformando e enriquecendo a arte contemporânea. Veja a lista que o Osni Júnior, presidente da Círculo, fez para você se encantar!

Que o artesanato brasileiro é um dos mais ricos e criativos do mundo, nós já sabemos né? Nossa imensa diversidade cultural, as diferentes técnicas aplicadas, os materiais e tradições que se diferenciam em cada região do país valorizam nossas artes.  

Por isso, tem sempre gente nova e boa surgindo nesta área, usando o artesanato como forma de expressão, de afeto, provocando uma experiência. 

Nesta coluna, eu listei alguns artistas têxteis brasileiros para conhecer, com diferentes estilos, mas que encantam por suas diferentes técnicas e criações. 

JULIO DE PAIVA

@juliodepaiva 

Julio de Paiva se define como artista e tintureiro, e suas inspirações estão na natureza e na arte popular. Trabalha muito com barbantes de algodão 100%, tramados sobre peças de madeira ou base de serralheria. Aplica tingimento natural nos fios, usando materiais como cascas de cebola, açafrão, folhas de eucalipto e cascas de aroeira para colorir e dar um toque diferenciado e especial às criações. Suas peças trazem muito de sua essência, das raízes piauienses, e exalam elementos da cultura popular. 

CARMEN LENARTOWICZ

@carmenlenartowicz 

Carmen Ienartowicz tem um estilo único de fazer artesanato. Como ela mesma define, sua arte reflete seu amor e entusiasmo pela criação de peças artísticas únicas e inspiradoras. É, de fato, incrível ver como ela constrói itens ricos em detalhes, texturas, que dão a sensação de movimento num efeito 3D.  

Suas criações são, principalmente, de tapeçaria de parede contemporânea (também confecciona luminárias), que se transformam em quadros belíssimos para compor ambientes modernos e aconchegantes.  

Além disso, a artista utiliza a arte como forma de conscientização ao meio ambiente. Algumas de suas peças têm uma inspiração em recifes de corais, outras trazem um alerta para desmatamento global. Se ainda não conhece, vale a pena conferir. 

ERNESTO NETO

@ernestonetoart 

Antes de falar qualquer coisa, já dê uma olhada no Instagram de Ernesto Neto para ter uma dimensão do trabalho que ele produz. Este artista plástico proporciona uma experiência sensorial com suas impressionantes criações que se mesclam à arte contemporânea.  

Ele cria ambientes fantásticos, faz intervenções urbanas e instalações em espaços pelo mundo. Utiliza diversos materiais em suas criações, como tecidos e fios, que se transformam numa arte abstrata, inusitada e surpreendente.    

PRISCILA SOARES

@atobordado 

Afeto e delicadeza são características marcantes da artista têxtil de bordadeira, Priscila Soares. Ela consegue bordar traços finos, detalhes sutis, que levam uma leveza e sutileza para as suas criações impecáveis.  

Desenha, pinta, borda à mão e escreve mensagens que são também bordadas em seus projetos, que vão desde os tradicionais bastidores a broches, pingentes, brincos e até cartões.  

É de hipnotizar o cuidado e afeto que ela transmite em cada uma de suas peças, das mais simples às mais elaboradas e cheias de detalhes.  

As flores são o ponto alto da criação, bordadas à mão em lã e linhas de algodão, mas ela também borda frases, palavras e até trechos de obras literárias.  

Símbolos religiosos também fazem parte de suas inspirações, como a Nossa Senhora Aparecida, Santa Sara, Virgem de Guadalupe.  

KÁTIA GIOVANNI

@atelie_de_penelope 

Cores, muitas cores! Assim é o belíssimo trabalho da Kátia Giovanni, bordadeira que, como ela mesma se define, narra histórias com linhas. Seus bordados supercoloridos e com muitos detalhes, retratam desde paisagens, como aldeias, elementos da natureza, a exemplo dos Ipês, até uma temática infantil, com bonecas e animais. Ela busca estimular os sentidos através da fantasia e da sua arte, que é bordada em flâmulas e bastidores. 

Você já conhecia esses artistas têxteis? O que achou do trabalho deles? Tem mais algum que você acompanha e gostaria de sugerir por aqui? Escreva nos comentários, adoro descobrir e redescobrir esses talentos do trabalho manual!  


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *