Loading...

blog / São Paulo ganha unidade da Denim City, espaço dedicado ao jeans 

algodão & sustentabilidade | 26 de outubro de 2020 | 0

Escola, centro de inovação, coworking, loja, showroom e restaurantes integram projeto internacional instalado no Brás dedicado ao jeans. Inauguração aconteceu dia 26/10. 

 

Não vive sem a sua calça jeans? Ama denim e todas as suas possibilidades? Então você precisa conhecer a Denim City, um espaço que acaba de ser inaugurado em São Paulo e que reúne em um só lugar cursos, espaço de coworking têxtil, centro de inovação, área de alimentação, showroom e loja. Esta é a primeira filial da Denim City fora da Holanda, onde nasceu a iniciativa.

Espaço comporta coworking têxtil, auditório, lojas, showrooms e área de alimentação | Foto: instagram Jayme Lago Mestieri

O projeto da Denim City SP

O espaço brasileiro está localizado no Brás, bairro paulistano nacionalmente conhecido pela alta concentração de confecções e lojas de roupas e tecidos. Cerca de 20 marcas brasileiras se uniram para tornar a Denim City SP possível, com o objetivo de fortalecer o setor no país, capacitando profissionais, promovendo debates sobre a sustentabilidade na produção e transformando o país em um polo mundial do jeans.

A sede da Denim City SP conta com 4.800m², abrigando um hub de inovação e uma escola com foco na formação e profissionalização de integrantes do setor. Nesta área, também estão instaladas uma confecção e uma lavanderia piloto, além de showrooms, restaurantes, coworking e uma loja conceito.

De acordo com Maria José Orione, Diretora Acadêmica da Denim City SP, consultora de negócios e professora com ampla experiência, todo o trabalho a partir de agora deve girar em torno das conexões entre fabricantes, consumidores e profissionais. “Sabemos que sozinhos não seremos capazes de mudar o mercado, mas acreditamos firmemente que, se unirmos forças com a cadeia, buscando a co-criação de um ecossistema mais sustentável e colaborativo, seremos capazes de plantar sementes que virão a frutificar e a transformar o setor”, diz.

A inauguração oficial aconteceu na última semana de outubro de 2020, com palestras online e visitas presenciais dos parceiros, seguindo todos os protocolos de segurança contra a contaminação do Covid-19.

Projeto que ocupa mais de 4.000 m² foi desenvolvido pelo arquiteto Jayme Lago Mestieri | Foto: instagram Jayme Lago Mestieri Arquitetura

A força do jeans no Brasil

Atualmente, segundo Maria José, a indústria do jeans representa aproximadamente 30% do setor de vestuário em termos de números de indústrias e de empregos gerados. Só em faturamento, representa 15% do total.

Porém, segundo a diretora, o jeans vai além de números. “Ele representa um estilo de ser e de vestir eclético, democrático e informal que tem uma grande identificação com o consumidor brasileiro. Ele se reinventa e acompanha os acontecimentos históricos há mais de 150 anos e, ao se moldar ao nosso corpo de forma tão característica e especial através de suas marcas e desbotes, carrega a história de vida de cada um de nós!”.

Além do trabalho no espaço físico, a Denim City SP também terá uma presença massiva na internet, com produção de conteúdo relevante sobre jeans e mercado.

O algodão brasileiro sustentável é parceiro da Denim City SP

Para Maria José, a união de forças é o grande motor que movimenta o projeto da Denim City SP. E o algodão brasileiro, consequentemente, torna-se um parceiro fundamental neste propósito.

“Acreditamos na vantagem do algodão brasileiro sustentável, plantado em regime de sequeiro. Por outro lado, a produção mais próxima do local do consumo é um diferencial que o jeans brasileiro carrega e que não é de conhecimento do grande público. Este é um ponto que queremos divulgar de forma ampla para o consumidor final”, diz.

A Denim City SP também é apoiadora institucional do Sou de Algodão. Siga a Denim City SP no Instagram

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *