Loading...

blog / Roupas de cama de algodão: como elas ajudam na saúde do seu sono

saúde & bem estar | 3 de setembro de 2021 | 0

Saiba quais são as características que fazem das roupas de cama de algodão as mais indicadas para o melhor descanso em todas as épocas do ano

Mais do que as peças que desfilamos nas ruas, o algodão também apresenta benefícios e qualidades nas roupas de cama. E o melhor de tudo: indicado para todas as estações do ano. Hoje, vamos explicar como escolher lençóis e fronhas certos pode te ajudar a ter um sono com muito mais qualidade.

Não esfria no inverno e não esquenta no calor

Por serem permeáveis, as roupas de cama de algodão facilitam a livre troca de calor, não abafa e absorve a umidade ou o suor. Essa propriedade é interessante para as roupas de dormir, já que garante conforto térmico para os momentos de repouso.

Outro ponto positivo é o fato de ser macio, suave ao toque e não acumular energia eletrostática, principalmente nas estações mais secas e frias, como o outono e o inverno.

“Ninguém quer sair ouvindo estalos e levando aqueles choquinhos pela casa. Lembra do barulhinho que faz quando se estica aquela manta quentinha? É a energia eletrostática, e ela faz os cabelos arrepiarem! Um bom edredom com capa feita com tecido de algodão aquece e não gera essa energia”, explica Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.

Conjunto de roupa de cama em algodão Artex, parceira Sou de Algodão | Foto: divulgação

Roupa de cama de algodão é gentil com a pele

Por ser uma fibra suave à pele, não irrita e não provoca alergias, por isso pijamas e camisolas de algodão, além de fronhas e lençóis, podem ser usados em qualquer estação do ano.

Há tecidos levíssimos como as cambraias, que são adequados ao verão brasileiro, e também flanelas quentinhas e moletons, para as noites mais frias. Em todas as opções, feitas de algodão, o conforto é o principal atributo. Conheça os tecidos mais populares de algodão. 

“Os pijamas de algodão ajudam no tratamento de quem já sofre com problemas alérgicos por ser uma fibra natural com baixo potencial alergênico. E mesmo quem não tem alergias de pele, mas tem um potencial em desenvolvê-las, o uso de fibras naturais ajuda na prevenção”, explica o dermatologista Alex Ogawa.

Roupa de cama em algodão é indicada para crianças, por ser suave com a pele e diminuir a incidência de alergias | Foto: Jogo de cama Pirata, da Santista, parceira Sou de Algodão

Escolhendo a melhor roupa de cama de algodão

O mais importante na hora de escolher é o número de fios por polegada no lençol e na fronha. Quanto maior esse número, mais refinado é o produto. “Lençóis com mais de 200 fios/polegada são os ideais, por questões de abertura da trama e espessura e maleabilidade do tecido. Quanto mais alto é esse número, mais acetinado fica o aspecto dos lençóis. Eles serão ainda mais suaves e confortáveis”, reforça Busato.

É importante ficar de olho e verificar se a peça é realmente de algodão, indicado na etiqueta de composição do produto. Microfibra e viscose não são algodão, ok?

Cuidados na hora de lavar e guardar roupas de cama de algodão

Pijamas e roupas de cama em algodão são a dupla perfeita para um sono regenerador | Foto: Conjunto MMartan, parceira Sou de Algodão

Os lençóis e roupas de cama devem ser lavados com sabão ou detergente neutro e precisam do ciclo normal com água fria. É recomendado secar à sombra e não usar secadora, porque as altas temperaturas podem provocar o encolhimento da peça.

Já para passar, a temperatura média-alta é indicada – mas sempre tomando cuidado com a indicação no ferro e na etiqueta de composição e conservação do produto.

Já com os pijamas e camisolas, a melhor alternativa é lavar cores claras e escuras separadamente. Usar um ciclo e quantidade de detergente adequados para a lavagem e um bom amaciante, assim a fibra se mantém macia e perfumada.

Toalhas novas feitas de algodão devem ser lavadas separadamente. É importante porque elas soltam fiapos que podem acabar grudando em outras peças de roupa, tornando necessária uma limpeza extra, escovando as demais peças, antes de passar.

Confira nosso GUIA COMPLETO DE LAVAGEM DE PEÇAS DE ALGODÃO. 

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *