Loading...

blog / Movimento Sou de Algodão lança Manifesto e exalta profissionais da cadeia

por dentro do movimento | 20 de março de 2020 | 7

Campanha online quer levar informação à população sobre a origem de suas roupas, estimular o uso do algodão responsável e promover o consumo consciente

“O que põe você em movimento?” Esta é a frase-guia do 3º Manifesto do Movimento Sou de Algodão, que propõe uma reflexão sobre a origem do que vestimos e consumo consciente. A nova campanha foi lançada exclusivamente nos canais digitais do movimento e tem como base as histórias das pessoas que trabalham na cadeia do algodão. Ao longo dos próximos meses, o Sou de Algodão publicará 20 entrevistas com personagens como produtores, tecelões, professores de moda, profissionais da indústria têxtil, comerciantes e formadores de opinião que lidam diretamente com o algodão em suas várias etapas.

Criado pela Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e suas 10 associadas, o movimento Sou de Algodão tem três anos e meio de atuação e colhe os frutos de um trabalho na cadeia produtiva do algodão, unindo todos os atores da cadeia por uma única causa: a moda e o consumo responsáveis.

Milton Garbugio, produtor, presidente da Abrapa e um dos personagens do Manifesto, acredita no potencial da narrativa como ferramenta de conscientização. “São pessoas boas e do bem, que trabalham para que o algodão se firme cada vez mais como a fibra mais sustentável do Brasil. As pessoas vão se identificar com as histórias e entender por que o algodão é uma matéria-prima tão importante para a nossa economia, bem estar e meio ambiente”.

 

Família Garbugio, atravessando gerações no algodão | Foto: reprodução 

APOSTA NAS CORES E NO FASHIONISMO

O Manifesto Sou de Algodão nasceu na 46ª Casa de Criadores, um dos eventos de moda autoral mais importantes do país. Para o diretor, André Hidalgo, a campanha vai ao encontro da preocupação atual em relação à origem e qualidade do que consumimos. “O manifesto coloca em evidência histórias reais que fazem parte da cadeia da fibra. Elas abordam não só a trajetória dos personagens, mas também sustentabilidade e sua colaboração no processo”, diz. Este ano, porém, o lançamento será online por conta dos acontecimentos causados pelo Covid-19.

Com o fashionismo sempre em foco, o Manifesto desta vez proporcionou aos entrevistados uma experiência única: para cada um deles foi criado um look de algodão assinado por estilistas parceiros da Casa de Criadores. O resultado foi uma campanha colorida, estilosa e criativa e que potencializa o algodão como produto de alto valor agregado.

Entre as personalidades que estrelam o Manifesto, estão Chiara Gadaletta (fundadora do portal Ecoera); Edu Viveiros (jornalista); Milton Garbugio e família (presidente da Abrapa e produtor de algodão); Cris Guterres (ativista de sustentabilidade); Simone Mina (coordenadora de curso de moda), entre outras figuras importantes da cadeia do algodão.

Fernanda e Jackson Salvadeo: a importância do algodão para o trabalho da Associação Cultural Educacional Social Assistencial Capuava

SOBRE O SOU DE ALGODÃO

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda responsável e do consumo consciente. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o público final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 30% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Para acompanhar e fazer parte do movimento, acesse www.soudealgodao.com.br e siga os canais digitais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube @soudealgodao.

FICHA TÉCNICA DO MANIFESTO
Direção Criativa e produção executiva: ÀMdC Agência
Fotógrafo: Thiago Bruno
Vídeo: Samuel Alexandre
Beleza: Helder Rodrigues

7 comentários
    • Fran Micheli
      Fran Micheli says:

      Olá, Ana! Primeiro, você pode preencher este formulário inicial. Feito isso, nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você! Obrigada pelo contato. Abraços!

      Responder
  1. Bruno
    Bruno says:

    Olá. Conforme a página da Yuks. Tenho grande interesse em abrir uma empresa de roupas infantis. Gostaria de saber se equipe da Sou Algodão poderia entrar em contato comigo.

    Responder

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *