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Movimento Sou de Algodão lança Manifesto e exalta profissionais da cadeia

20 de março de 2020 | 7

Campanha online quer levar informação à população sobre a origem de suas roupas, estimular o uso do algodão responsável e promover o consumo consciente

“O que põe você em movimento?” Esta é a frase-guia do 3º Manifesto do Movimento Sou de Algodão, que propõe uma reflexão sobre a origem do que vestimos e consumo consciente. A nova campanha foi lançada exclusivamente nos canais digitais do movimento e tem como base as histórias das pessoas que trabalham na cadeia do algodão. Ao longo dos próximos meses, o Sou de Algodão publicará 20 entrevistas com personagens como produtores, tecelões, professores de moda, profissionais da indústria têxtil, comerciantes e formadores de opinião que lidam diretamente com o algodão em suas várias etapas.

Criado pela Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e suas 10 associadas, o movimento Sou de Algodão tem três anos e meio de atuação e colhe os frutos de um trabalho na cadeia produtiva do algodão, unindo todos os atores da cadeia por uma única causa: a moda e o consumo responsáveis.

Milton Garbugio, produtor, presidente da Abrapa e um dos personagens do Manifesto, acredita no potencial da narrativa como ferramenta de conscientização. “São pessoas boas e do bem, que trabalham para que o algodão se firme cada vez mais como a fibra mais sustentável do Brasil. As pessoas vão se identificar com as histórias e entender por que o algodão é uma matéria-prima tão importante para a nossa economia, bem estar e meio ambiente”.

 

Família Garbugio, atravessando gerações no algodão | Foto: reprodução 

APOSTA NAS CORES E NO FASHIONISMO

O Manifesto Sou de Algodão nasceu na 46ª Casa de Criadores, um dos eventos de moda autoral mais importantes do país. Para o diretor, André Hidalgo, a campanha vai ao encontro da preocupação atual em relação à origem e qualidade do que consumimos. “O manifesto coloca em evidência histórias reais que fazem parte da cadeia da fibra. Elas abordam não só a trajetória dos personagens, mas também sustentabilidade e sua colaboração no processo”, diz. Este ano, porém, o lançamento será online por conta dos acontecimentos causados pelo Covid-19.

Com o fashionismo sempre em foco, o Manifesto desta vez proporcionou aos entrevistados uma experiência única: para cada um deles foi criado um look de algodão assinado por estilistas parceiros da Casa de Criadores. O resultado foi uma campanha colorida, estilosa e criativa e que potencializa o algodão como produto de alto valor agregado.

Entre as personalidades que estrelam o Manifesto, estão Chiara Gadaletta (fundadora do portal Ecoera); Edu Viveiros (jornalista); Milton Garbugio e família (presidente da Abrapa e produtor de algodão); Cris Guterres (ativista de sustentabilidade); Simone Mina (coordenadora de curso de moda), entre outras figuras importantes da cadeia do algodão.

Fernanda e Jackson Salvadeo: a importância do algodão para o trabalho da Associação Cultural Educacional Social Assistencial Capuava

SOBRE O SOU DE ALGODÃO

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda responsável e do consumo consciente. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialoga com o público final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 30% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Para acompanhar e fazer parte do movimento, acesse www.soudealgodao.com.br e siga os canais digitais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube @soudealgodao.

FICHA TÉCNICA DO MANIFESTO
Direção Criativa e produção executiva: ÀMdC Agência
Fotógrafo: Thiago Bruno
Vídeo: Samuel Alexandre
Beleza: Helder Rodrigues


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