Loading...

blog / Já ouviu falar do fio Vortex®? Saiba tudo sobre essa tecnologia da fiação!

| 24 de novembro de 2020 | 0

Se você é da área têxtil, já deve ter ouvido falar no fio Vortex ®. Pode ser também que alguém já tenha mencionado esse nome, mas você não faz ideia do que se trata. Então, a gente desmistifica essa novidade agora.  

O Vortex® é uma marca registrada de um fio produzido por uma máquina de fiação a jato de ar, em inglês conhecida como jet spinning. Trata-se de uma tecnologia diferente das máquinas de fiação a jato de ar convencionais. A empresa detentora da marca é a Murata, fabricante global de equipamentos de fiação. 

Esse tipo se enquadra na categoria de fios facetados. Ou seja, são constituídos por um núcleo de fibras curtas como algodão, por exemplo, com pouquíssima ou nenhuma torção, envolvidos pela mesma fibra em torno da superfície do fio. São essas fibras da superfície que amarram às do núcleo e conferem resistência ao Vortex ®. 

fonte da imagem: processotextil.blogspot.com

O que o fio Vortex ® traz de novidade para as roupas? 

O diferencial do fio Vortex® está associado a essa estrutura de núcleo de fibras paralelas e sem torção. A baixa torção (ou a torção zero) torna o fio mais macio e flexível.  

Essa característica também confere ao fio uma maior velocidade de absorção de água, pois o formato solto e paralelizado das fibras conduz a água mais rapidamente em seu interior, tornando o tecido mais eficiente na evaporação do suor e, consequentemente, mais agradável ao contato com a pele. 

Porém, a grande sacada da Murata foi aumentar a amarração dos fios ao redor desse núcleo de fibras paralelas. Essa técnica prende as pontas soltas das fibras que ficam na superfície do fio o que o deixa mais uniforme. Assim, o fio Vortex ® é menos suscetível ao pilling, aquelas bolinhas que se formam na superfície dos tecidos, comumente geradas pelo atrito, causando a aglomeração de fibras soltas.   

fonte da imagem: processotextil.blogspot.com

Mais resistência ao tecido, mais agilidade para a tecelagem 

O Vortex ® oferece características únicas aos tecidos. A combinação do núcleo macio e a amarração no exterior impacta diretamente na uniformidade do fio e na absorção de estampas e tingimento, produzindo um tecido com mais brilho e cores mais vivas. Assim, a deformação do tecido devido a lavagens repetidas também é reduzida. 

E, se formos falar de eficiência na produção, podemos elencar também várias outras vantagens do fio Vortex ®, como:  

  • eliminação de etapas na fiação (o equipamento dispensa o uso da maçaroqueira) 
  • velocidade de produção que supera a fiação de anel e a fiação open-end 
  • aumento da qualidade nas operações de pós-fiação 
  • melhoria na performance da tecelagem – plana ou de malha –, reduzindo consideravelmente a contaminação das máquinas e dos próprios tecidos por fibrilas suspensas no ar  

Por fim, a fiação Vortex® pode ser usada para diversos tipos de fibras, sejam elas curtas, longas ou filamentos cortados. Porém, a combinação das características desse tipo de fio com os benefícios da fibra de algodão, resultam em malhas e tecidos planos mais frescos, confortáveis, macios e duradouros. 

FONTES:  

https://www.muratec-vortex.com/vortex01.html visitado em 16/10/2020 

 https://www.alpinatextil.net/vortex visitado em 19/10/2020  

http://universaltextil.com.br/produtos/ visitado em 20/10/2020 

https://processotextil.blogspot.com/2010/05/nova-tecnologia-revoluciona-sistema-air.html visitado em 21/10/2020  

https://www.muratec.com.br/maquinas-texteis/vortex-iii-870/ visitado em 21/10/2020 

Artigo escrito por:

Michelle de Souza

CONSULTORA | COORDENAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA – CSC

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *