Loading...
moda & estilo

Tendência Y2K – como compreender uma trend polêmica?

26 de setembro de 2022 | 0

 Quem não ama uma boa tendência? Saber o que está na moda e criar um look sobre o qual todo mundo está falando é algo super bacana. Bem, eu sou essa pessoa, mas antes mesmo de incluir qualquer tendência ao meu closet sem pensar, eu defendo a importância de se fazer uma análise criteriosa 

Afinal, o que estão usando e está ‘bombando’ tem a ver com meu estilo, com a mensagem que eu quero passar e, principalmente, com minha silhueta? 

São esses questionamentos que precisamos compreender e fazer quando surge algo novo. E se a tendência é, de certa forma, polêmica, devemos prestar ainda mais atenção. Sabe por que estou falando isso? É que há alguns meses, a estética Y2K ressurgiu, ganhando relevância e nos trazendo questões importantes sobre o que devemos pensar sobre a moda.

O que é Y2K? 

Em sua tradução literal, Y2K, significa year 2000 ou, em português, ano 2000. Essa sigla representa o retorno do que foi tendência 20 anos atrás, ou seja, a estética, a moda, a cultura pop, e está sendo disseminada por várias influenciadoras fashionistas no TikTok, principalmente. 

Nesta estética, temos, majoritariamente, muitas peças de cintura baixa, brilhos, boina, lentes coloridas, caimento super slim, fendas e várias tendências esportivas. Quem não lembra dos looks de Beyoncé, Paris Hilton, Britney Spears naquela época? 

Mesmo que este retorno esteja bombando, será que após 22 anos essa estética ainda é aceitável e democrática? Sendo franca e compartilhando minhas convicções para ajudar vocês a criarem um senso crítico sobre tendência, acredito que não.  

A estética Y2K lá nos anos 2000 evidencia um corpo magro e que era colocado como ideal, despertando gatilhos em pessoas que queriam seguir a moda, mas estavam fora do que era compreendido como padrão ou belo. 

Quem não se lembra dos efeitos que a calça de cintura baixa trouxe para nossa silhueta? Se na época seu abdômen não era “chapado”, mas você usava essa modelagem, possivelmente, hoje você tem uma cintura dupla. 

O que mudou de lá para cá? 

Ao longo desses 22 anos, criamos um movimento de auto aceitação com relação a nossa imagem, aos nossos corpos e o que pensamos sobre a moda. No passado, existia um padrão imposto, então, por que queremos trazer uma referência que teoricamente, contrapõem tudo que construímos até aqui? 

Querem um exemplo disso? A ascensão da Savage Fenty (marca inclusiva de lingerie da cantora Rihanna) x Victoria Secrets (marca de lingerie que foi acusada de defender um padrão único e inatingível de beleza). Compreendem o quanto avançamos? É sobre isso. 

Victoria’s Secret: padrão criado foi combatido nos últimos anos pela ascensão dos corpos reais na moda.

Então não devemos usar a tendência Y2K? 

Na realidade, o que precisa ser feito é sermos mais críticos com relação ao que consumimos. Seja sobre a marca que não nos representa até uma tendência que todo mundo está adotando, mas que não faz sentido para nós. 

Informação é diferente de conhecimento. E para fazer esse filtro, precisamos nos conectar com nossa essência e com o que nos fez chegar/avançar até aqui. 

Looks all jeans marcam a estética Y2K

E como posso aderir à trend com o corpo que tenho? 

Apesar da linha estética da trend valorizar apenas um tipo de silhueta, existem outras formas de criar e aderir essa tendência ao seu look. Aposte na estética all jeans, conjuntos de veludo, acessórios coloridos e divertidos e óculos com as lentes transparentes. 

E importante: tudo isso será bem aproveitado se estiver conectado com a essência do seu vestir, combinado? 

 


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *