Loading...
empreendedorismo

O que são collabs e como elas podem impactar sua marca

19 de abril de 2022 | 1

Entenda por que essa prática tem sido cada vez mais comum nos negócios e como a sua marca pode fazer a primeira collab 

 

Se você é empreendedor, já deve ter se acostumado com os termos que giram neste universo, certo? “Collab é uma dessas palavras em alta dentro dos negócios. Por isso, hoje, vamos explicar tudo sobre essa prática que ajuda muitas empresas de todos os portes a ganharem mais clientes e a moldarem seus posicionamentos.  

O que é collab? 

Moleton Supreme + Louis Vuitton | Foto: divulgação

Collab é uma abreviação em inglês do termo “collaboration”, ou, “colaboração”, em português. A collab acontece quando pessoas, empresas ou marcas se unem para atingir objetivos específicos, que podem ser o desenvolvimento de um produto ou serviço, positivação de imagem, reforço de posicionamento, entre outros. A ideia é que as duas partes envolvidas se beneficiem uma da outra.    

Além disso, o foco também envolve a expansão dos públicos, a consolidação das marcas, o alcance do reconhecimento e até mesmo o aumento de vendas como consequência. 

 Este tipo de parceria é uma combinação de forças, um investimento em união baseada na certeza de que todos ganham (senão, não é uma colaboração!). 

Por que fazer uma collab? 

Já pensou em fazer muita gente falar bem do seu produto e ainda ter mais reconhecimento no mercado? Além da grande visibilidade para as marcas envolvidas, a collab constrói naturalmente uma interação mútua entre os públicos e tornam as possibilidades infinitas. E tudo isso gera um resultado diferente do que as empresas conseguiriam sozinhas.  

As collabs entre marcas já são uma tendência, principalmente na moda. Alguns exemplos clássicos, que abalaram o mercado foram: Prada + Adidas, Dior + Nike e Supreme + Louis Vuitton. No entanto, engana-se quem pensa que essas colaborações acontecem apenas dentro do mesmo setor. Empresas com atuações totalmente diferentes podem firmar parceria para ações que geram muito impacto. Alguns exemplos: Tok&Stok + Elefante, Havaianas + Oreo, Supreme + Heinz, Dendezeiro + Instagram, e tantas outras.   

Como fazer uma collab? 

A DENDEZEIRO foi a primeira marca de moda brasileira a fazer uma collab com o Instagram | Foto: divulgação

O passo mais importante é buscar por marcas que dialoguem com os objetivos e os valores da sua. É claro que esse movimento requer muito planejamento e estratégia, mas, quando bem-feito, pode levar a muitos resultados positivos. 

Além disto, ter muita criatividade no processo de produção e na comunicação durante o lançamento do produto ou serviço, faz toda a diferença.  

Divulgar constantemente nas mais ativas redes sociais como Instagram, YouTube e Tik Tok, promover lives colaborativas, conteúdos dinâmicos e práticos para interação com o público, também são algumas estratégias que engajam as marcas parceiras na hora de revelar a novidade.   

Collabs de sucesso 

Tenha em mente que, cada vez mais, um produto diferenciado marca afetivamente a experiência do consumidor e injeta inovações no mercado e na indústria. E isto não foi diferente com a Cataguases e a Dalila, empresas parceiras do movimento Sou de Algodão.  

Juntas, a tecelagem e a malharia, desenvolveram um tecido antiviralcom tecnologia 100% brasileira no auge da pandemia, em meados de julho de 2020. Além de levar inovação para a indústria têxtil, elas construíram mais uma medida de segurança para os profissionais da área da saúde.  

Enquanto a Dalila criou a tecnologia, a Cataguases ajudou a expandir a produção e a levar o produto a um público ainda maior. Com isso, a parceria garantiu a chegada desse acabamento antiviral o mais rápido possível aos consumidores. 

A colaboração entre duas das maiores indústrias têxteis do País foi um fato inédito no mercado e ficou marcada pela sinergia das duas empresas. Detalhamos a história dessa collab AQUI.  

Tecido antiviral, criação da Dalila que ganhou força com a colaboração da Cataguases | Foto: divulgação

Após essa primeira experiência, as empresas, não concorrentes entre si e de setores complementares, identificaram mais um objetivo comum de negócio: atingir os mesmos clientes, juntas! Assim, criaram um showroom colaborativo, o Espaço Conexão Cataguases + Dalila, em São Paulo/SP. No local, estão compilados os seus catálogos, sendo também um lugar de experiência criativa. Estão expostos 25 looks produzidos de forma conjunta, com mescla de tecidos plano e malha em uma única peça, confeccionados para servirem de inspiração. 

E aí, ficou animado em unir o seu negócio com outros que têm o mesmo propósito? Investir em collabs pode ser uma ótima estratégia de mercado. Mas, para que o sucesso seja alcançado, é preciso escolher bem os parceiros, entender os objetivos da campanha e, acima de tudo, conhecer o seu público a fundo para comprovar resultados! 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *