Koord transforma mercado de tapeçaria com cores e brasilidade
Marca preza pelo processo artesanal, usando técnicas diferenciadas para fazer tapetes que têm inspiração no mundo todo.
A marca Koord, palavra que significa cordão e tem origem africana, garante tapetes únicos de encher os olhos. Isso porque a união de três amigas, Marília Carvalho, Sofia Bombig e Vitória Almeida Prado, sócias da empresa, deu muito certo e traz a garantia de um trabalho 100% artesanal e brasileiro.
Nascida em São Paulo, a empresa busca inspiração em todo lugar do mundo. “Durante o nosso processo criativo, nós resgatamos linhas e formas geométricas de lugares inusitados”, afirmam as sócias.
Seja uma obra de arte, o chão de uma calçada, a arquitetura ou a topografia brasileira, tudo inspira e traz esse tom único para os produtos da marca. A Koord também preza pela mão de obra artesã, com nome e sobrenome. “Através de artesãos brasileiros, nossas peças ganham mais pessoalidade e carinho”, contam.
Para elas, a importância de se ter mão de obra brasileira e artesanal é ter a certeza de que, entre outras coisas, as peças estão sendo produzidas em boas condições de trabalho. “Podemos ajudar comunidades espalhadas pelo Brasil a criar uma renda extra ao longo do ano, já que a maioria delas vive em ambientes rurais e depende de épocas mais propícias para a colheita prosperar”, explicam as sócias da marca.
A importância da matéria-prima na tapeçaria
Um ponto importante na produção dos tapetes da marca é o uso do algodão. As peças são produzidas com materiais excedentes reaproveitados da indústria têxtil. Elas explicam que, a partir dessas sobras, é possível criar uma torção nova, que resulta em um material 100% reciclado, gerando um impacto muito positivo ao meio ambiente.
A Koord utiliza também técnicas diferenciadas na tapeçaria. A primeira foi o Kilim, uma maneira milenar de se construir tapetes. Elas explicam que este tipo de tecelagem utiliza o entrelaçamento de fios de urdidura e fios de trama. O resultado é um tapete que chamam de flat, com textura lisa. “Esse ano, lançamos um novo modelo em nosso estúdio, chamado TRAMA, que utiliza tecido a base de Kilim, porém adaptado a outro ponto de trama, proporcionando um efeito de relevo, mais macio”, revela o trio.
A parte de produção de uma loja é extremamente importante, mas para tornar a experiência completa, é preciso também prezar e cuidar de quem consome aquele produto. A Koord não fica para trás. A marca acerta na mosca quando se aproxima dos clientes, já que assim, cria a oportunidade de refletir, no produto, a personalidade de cada comprador.
Dentro de todas essas possibilidades, mora o carinho e o respeito por todo o processo da marca, que engloba a mão de obra, os clientes e a união de três mulheres empreendedoras.
“Quando temos um olhar cheio de cuidado e carinho como uma das partes do processo de produção de uma peça, podemos chegar a um resultado muito mais satisfatório em que todas as partes envolvidas saiam felizes”, finalizam as três amigas.
Koord também é marca parceira Sou de Algodão.
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