Loading...
empreendedorismo

Conheça as 3 principais associações de moda do Brasil

31 de agosto de 2022 | 2

Se a sua marca atua na cadeia têxtil, você sabe que é necessário muito estudo, pesquisa e apoio para fazer escolhas conscientes enquanto negócio. E, falando em apoio, as associações podem ser seu braço direito na jornada de desenvolvimento e posicionamento. Estas entidades desempenham um papel super importante na representação do segmento e mais, unem as empresas em prol de interesses comuns dos negócios associados.  

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre as três principais associações de moda do Brasil para você conhecer e entender a importância delas na indústria têxtil. E uma curiosidade: todas elas são apoiadoras do movimento Sou de Algodão.  

Vamos lá?  

Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) 

Fundada em 1999, a ABVTEX nasceu com o propósito de promover a moda sustentável e acessível, com os seguintes pilares de atuação:

  • Responsabilidade social
    Combate à informalidade
    Promoção do trabalho digno
    Desenvolvimento sustentável

O Programa ABVTEX é considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade socioambiental e a governança corporativa, constituído pelos principais varejistas nacionais e internacionais do varejo têxtil e atuando junto a órgãos governamentais.

Seus associados representam mais de 25% das vendas do varejo nacional, comercializando vestuário, calçados, bolsas, acessórios, cama, mesa e banho. O programa da entidade estabelece e cria iniciativas para a prática de ações responsáveis no setor da moda.

Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) 

Sua história iniciou em 1957, com o objetivo de tornar o setor têxtil e de confecção nacional referência em tecnologia e inovação mundial. Atualmente, a associação representa mais de 24,6 mil empresas de diversos portes espalhadas pelo Brasil, as quais empregam mais de 1,3 milhão de trabalhadores e contam com faturamento anual maior que R$161,4 bilhões.  

Dentre as atividades da Abit, o desenvolvimento sustentável das empresas do setor é parte importante dessa engrenagem. A associação conta com uma estrutura física e pessoas capacitadas para dar suporte e apoio para todos os associados, elevando o crescimento responsável das empresas em todos os elos da cadeia têxtil. Além disso, é uma grande de referência de pesquisas de dados da indústria da moda. 

Associação Brasileira de Estilistas (Abest)  

Criada em 2003, essa associação é sem fins lucrativos e tem como principal objetivo promover e estimular as marcas brasileiras de moda e design. Além disso, também atua no exterior, auxiliando no desenvolvimento de projetos de moda nacional fora do país. A associação atua em duas frentes principais: 

  • Troca de experiências: através da Abest, é possível fazer essa conversão de informações entre os associados sobre assuntos relevantes para os negócios. 
  • Atendimento individual: a associação identifica o que a empresa precisa e fornece capacitação, dados e oportunidades de mercado. 

Atualmente, a Abest tem uma cartela com mais de 100 grifes associadas.  

Portanto, se você busca aumentar a representatividade do seu negócio e um melhor desenvolvimento responsável em todos os setores, concretizar parceria com uma associação é um dos passos mais importantes.  

Além de oferecer tecnologia e pesquisas de dados, as entidades podem ser utilizadas como fonte rica de informações sobre a cadeia têxtil, varejo e muito mais.  

Essas três associações de moda do Brasil são apoiadoras institucionais do movimento Sou de Algodão. Juntos, queremos e podemos levar informação e transformar a indústria têxtil para garantir um ambiente responsável para o trabalhador, meio ambiente e o consumidor. 

E aí, já conhecia todas essas associações? Deixe nos comentários! 


2 comentários
  1. Marly pereira de Siqueira e
    Marly pereira de Siqueira e says:

    Tenho um sonho de formar uma cooperativa no ramos de confecção de vestidos pra mulheres.e criança.mim ajude já conheço um pouco no ramo da costura só não tenho dinheiro pra começar.um abraço Marly

    Responder

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *