Depois do boom do Quiet Luxury, agora o Luxo Sustentável é a tendência de urgência
Depois de décadas de ostentação de símbolos, o momento é de discrição. O Quiet Luxury surgiu como uma diretriz de expressão dos mais ricos e, agora, o luxo sustentável também toma o seu lugar nas tendências.
A moda é um fenômeno cíclico e as tendências são as provas vivas disso. Algo que esteve em alta há um tempo, provavelmente terá o seu retorno de forma ressignificada em um outro período – isso é fato.
Porém, depois de explorar bastante décadas-chaves no universo da moda, uma tendência de desaceleramento de símbolos e ostentação surgiu entre os fashionistas. E foi assim que o chamado Quiet Luxury se instaurou.
Quiet o quê?
Você deve ter percebido no seu feed do Instagram ou TikTok, nos últimos meses, uma enxurrada de posts com o termo Quiet Luxury – ou Luxo Silencioso –, que nada mais é do que a moda de se apropriar do estilo de luxo discreto dos mais ricos.
Porém, essa tendência não é só impossível de ser seguida ao pé da letra, por não ser acessível pela maior parte da população, como também não é sustentável se, em vez de se apropriar do estilo de vida, buscar somente se agarrar à estética sazonal. Isso acaba se tornando descartável em pouco tempo.
Nos últimos anos, outra grande tendência que surgiu no mundinho da moda – e essa vale muito seguir – é a sustentabilidade. Diversas marcas têm buscado soluções para uma produção de consumo mais consciente; ora por pressão dos novos consumidores, que buscam saber mais sobre a origem dos seus produtos, ou mesmo pelos mais antigos que têm buscado ter uma visão mais sustentável do seu necessário consumo.
E, assim como as grandes tendências de moda que são para o aqui e o agora, o consumo consciente também é uma urgência nesse mundo que grita por socorro. Até mesmo os mais difíceis cenários de se adaptar a essa realidade – como a fast fashion – têm buscado se moldar ao status quo do selo verde, e este não é tão fácil de se adquirir quanto o selo de verificação do Instagram.
Quiet Luxury e sustentabilidade: sem estardalhaço
No último episódio do seriado The Kardashians, da Hulu, a irmã mais velha do clã, Kourtney Kardashian, estava mostrando como era importante que a coleção em que ela estava trabalhando, com a fast fashion britânica Boohoo, tivesse um viés sustentável. O que, ao primeiro momento, pode parecer sem sentido, porém, é um cenário possível e, mais uma vez, necessário.
Aqui no Brasil, o cenário não é diferente. Hoje, conseguimos identificar uma gama de marcas que têm buscado trazer suas produções de forma a se alinharem com a máxima do consumo consciente. Ora usando algodão brasileiro, reaproveitando material de descarte, ou mesmo desacelerando suas criações sem pensar muito no consumidor final, e não mais somente na urgência de atender uma tendência.
Então, nesse panorama em que as tendências vêm e vão mais rápido do que a carreira de ex-realities, por que não juntar o lado bom de cada uma delas e fazer um mix bem servido com informação de moda e consciência social? A ideia de Luxo Sustentável vem da mesma máxima dos que buscavam copiar o lifestyle discreto dos mais ricos, porém aqui a gente consegue aplicar a ideia de roubar a tendência aplicada à sustentabilidade.
Quando falo aqui de Luxo Sustentável, não estou apenas me referindo à qualidade de marca de luxo, mas sim, da tendência de se vestir assim como Luxo Discreto, só que de forma socialmente responsável.
Luxo sustentável para além da moda
A ideia do luxo sustentável vem sendo aplicada em diversas áreas. A construção civil, por exemplo, é uma que já há algum tempo foca nos parâmetros socioambientais em seus empreendimentos.
O uso da luz e ventilação natural, as energias renováveis, a reutilização da água e as fachadas verdes têm sido cada vez mais comuns em novos e antigos empreendimentos.
E, voltando ao nosso universo fashion, os visuais mais minimalistas já têm estado presentes há algum tempo, e, mais uma vez, grandes nomes do fast fashion estão por dentro dessa tendência, alinhados às suas linhas sustentáveis.
Então, se apropriar do visual e estar na tendência não está mais associado diretamente com um consumo efêmero. Com responsabilidade e informação de moda, você consegue seguir uma onda de forma mais consciente, com peças que façam sentido no seu guarda-roupas a longo prazo, e, ainda assim, com infinitas probabilidades de looks.
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