Loading...
saúde & bem estar

Como assim, algodão não tem cheiro?

8 de fevereiro de 2023 | 0

Provavelmente você já até imaginou o aroma da fibra, mas como isso pode acontecer se o algodão não tem cheiro? Isso se chama memória olfativa! 

Vamos fazer um exercício simples? Pense em algodão e tente lembrar o cheiro dele. Provavelmente, um aroma suave e adocicado deve ter vindo à mente, mas temos uma curiosidade: o algodão não tem cheiro. Então, como podemos lembrar de um aroma que sequer existe na natureza? 

O aroma que reconhecemos quando lembramos do algodão, presente em hidratantes ou perfumes com um toque mais floral é, na verdade, uma composição aromática produzida artificialmente com base nas memórias e sensações afetivas das pessoas com a fibra, que remetem à leveza, fluidez, maciez e acolhimento.  

Portanto, o “cheiro” do algodão sintetizado em laboratórios com moléculas aromáticas  ligadas às sensações acima. 

Esse mesmo efeito sensorial acontece em outras áreas da vida. Por exemplo, se pedir para alguém pensar em um cheiro que remeta a algo bom, as respostas podem variar desde um perfume de casa limpa até ao aroma da comida preferida preparada por seus avós. Tudo depende da experiência e da bagagem que se carrega.  

Pesquisa desvenda os mistérios da memória olfativa 

E esse fato é tão curioso que já está sendo alvo de pesquisas. Um estudo, que ainda está em andamento, feito pela Universidade de Harvard, busca entender qual a relação entre o cheiro e o comportamento humano. Isso ainda é um mistério, mas a ciência está dando passos bem significativos para explicar este fenômeno.  

A pesquisa foi feita, a princípio, em camundongos, porém pode ser aplicada aos humanos, pois ambos têm o circuito olfativo bem parecido.  O principal objetivo é desvendar de que forma o cérebro identifica os odores a ponto de criar memórias tão enraizadas.  

Até o momento, foi descoberto que a serotonina quando liberada no bulbo olfatório influencia na representação neural dos odores. Ou seja, é o início da construção das nossas sensações e memórias ao sentirmos um cheiro bom ou ruim.  

Por enquanto, é isso que sabemos, mas qualquer atualização voltamos por aqui. Agora, deixe nos comentários qual cheiro te traz boas lembranças. Queremos saber!  


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *