Loading...
por dentro do movimento

4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores já está com inscrições abertas

24 de julho de 2025 | 0

O movimento Sou de Algodão, em parceria com a Casa de Criadores, lançou oficialmente a 4ª edição do maior concurso para estudantes brasileiros da área da moda. O Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores tem o objetivo de estimular a moda responsável através do uso do algodão entre as futuras gerações de estilistas e criativos. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2026.

O Desafio já revelou nomes como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e Guilherme Dutra e, na última edição, nomeou Lucas Caslu como o grande vencedor.

Lucas Caslú, vencedor da 3ª edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores | Foto: Gustavo Scatena/ @agfotosite

Diversidade, responsabilidade e ousadia

André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, destaca a autenticidade para a 4ª edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.

“A moda autoral no Brasil está cada vez mais diversa, livre e regional, ainda mais conectada com as raízes do nosso país. Com o Desafio, nós queremos mostrar que criar com propósito, usando uma matéria-prima nacional, como o algodão, é essencial para quem está começando e quer fazer parte de uma moda mais responsável. A minha dica para os estudantes é criar como se ninguém tivesse feito a mesma coisa antes”, afirma.

Quem pode participar?

Pessoas formadas no ensino médio e que estão matriculadas em cursos de ensino superior reconhecidos pelo MEC ou em técnicos profissionalizantes (cadastrados no SISTEC). Os cursos habilitados são: Design de Moda, Design de Produto, Negócios de Moda, Estilismo, Produção de Moda, Modelagem do Vestuário, Coordenação de Moda e Engenharia Têxtil. Em qualquer uma dessas opções, é necessário ter um(a) professor(a) coordenador(a).

A 3ª edição, realizada em 2024, reuniu mais de 950 trabalhos de todas as regiões do Brasil, tendo como finalistas dez trabalhos que mostraram a identidade, a cultura e a história de seus autores. Os organizadores procuram, novamente, a participação de estudantes criativos de todo o país que desejam se destacar no cenário da moda nacional.

Foco na matéria-prima natural e brasileira

Para Silmara Ferraresi, gestora do movimento Sou de Algodão, essa iniciativa tem como foco, também, a divulgação do algodão como matéria-prima principal, para mostrar que criatividade e responsabilidade andam juntos. Para isso, os participantes devem utilizar a fibra natural em, pelo menos, 70% da composição de cada look desenvolvido.

Final do 3º Desafio aconteceu em dezembro/2024, durante a 55ª Casa de Criadores, no Viaduto do Chá (São Paulo) / Foto: Divulgação

Como se inscrever no 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

Os interessados em participar do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores devem realizar as inscrições no portal até o dia 28 de fevereiro de 2026. Nesta edição, são permitidos apenas trabalhos individuais. Além disso, eles poderão ser dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.

A seleção envolverá três etapas distintas:

  1. Seleção dos semifinalistas, realizada pela comissão organizadora. Serão escolhidos até 10 trabalhos de cada região brasileira, divulgados até o dia 3 de abril de 2026, no perfil do Sou de Algodão.
  2. Os selecionados serão avaliados por uma comissão de jurados regionais e/ou nacionais do mercado de moda, e, dessa etapa, será nomeado até um candidato de cada região, totalizando 5 finalistas, que serão divulgados até 15 de julho de 2026.
  3. Os finalistas seguirão para um grande desfile durante a 59ª Casa de Criadores, em novembro/dezembro de 2026, na qual o vencedor será revelado.

Após a vitória, ele entrará para a line-up oficial da Casa de Criadores, e deverá desfilar uma coleção na 60ª edição do evento, no primeiro semestre de 2027.

Premiação

O vencedor do 4º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores receberá um prêmio no valor de R$30.000,00 para a o desenvolvimento do seu desfile e coleção. O segundo e terceiro colocados ganharão tecidos de algodão que podem ser utilizados para suas futuras produções, fornecidos por tecelagens e malharias parceiras do Movimento. O professor orientador do aluno vencedor receberá o valor de R$10.000,00, como Bolsa Orientação.

“Chegar à 4ª edição do Desafio reforça o quanto essa iniciativa tem se consolidado como uma importante vitrine para novos e futuros talentos da moda brasileira. Nosso objetivo é mostrar que é possível unir criatividade, inovação e responsabilidade desde o início do processo criativo”, conclui Silmara.

Para mais informações sobre as inscrições e para conferir o regulamento oficial, é só acessar o site do Desafio, neste link.


0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *