Loading...

blog / 5 benefícios do trabalho manual para a terceira idade

saúde & bem estar | 30 de maio de 2022 | 0

Os benefícios do trabalho manual para a saúde sempre foram conhecidos. Entretanto, após a pandemia, esse tema ficou ainda mais evidente, com o impacto das grandes mudanças de rotina e a dificuldade em lidar com muitas questões pessoais, profissionais e emocionais.  

Mas, desde quando o artesanato era uma atividade relacionada somente às pessoas mais velhas, já se acreditava na prática com uma grande aliada para a mente. Mas, você conhece os benefícios do trabalho manual para os idosos, especificamente? 

Diversos estudos comprovam que fazer trabalho manual, como crochê ou tricô, por exemplo, contribui para o resgate psicológico, social e imunológico da terceira idade.  

A atividade promove a sensação de bem-estar e prazer a partir do aumento dos níveis de serotonina e dopamina. Os movimentos contínuos para a confecção de peças provocam relaxamento e, claro, estimulam a agilidade e destreza das mãos.  

Para entender mais, confira agora os cinco maiores benefícios do trabalho manual para idosos. 

1 – Previne doenças degenerativas 

Ao praticar uma atividade manual, como o crochê ou o tricô, nosso cérebro é estimulado em diversas áreas, como a da imaginação, criatividade, memória, atenção e coordenação. Isso influencia a maior sensação de bem-estar e resiliência. 

O exercício regular do cérebro com uma prática como esta, reduz o risco de doenças demenciais, como o Alzheimer. Já o cuidado em tecer o ponto a ponto, que exige concentração e destreza, estimula a coordenação motora fina, que é essencial para garantir a agilidade das mãos ao tecer, prevenindo, por exemplo, o Parkinson. 

2 – Afasta a depressão e a ansiedade, além de reduzir o estresse 

Falta de motivação, cansaço mental, angústia são alertas para avaliar a sua saúde mental, que pode desencadear quadros de depressão ou de ansiedade. Por isso, é importante encontrar atividades prazerosas e se dedicar a ela por um período do dia, justamente para estimular o sentimento de satisfação e prazer.  

Você sabia que muitos idosos usam o artesanato para ressignificar a vida? A partir da prática, se motivam a construir novos objetivos e propósitos, já que a arte faz com que se sintam mais úteis e felizes. 

3 – Melhora a autoestima 

Como já introduzimos no tópico anterior, despertar para novas metas e possibilidades e perceber que é capaz de produzir algo, é reconfortante e motivador. O processo de planejar, criar, tecer o ponto a ponto de uma peça que a própria pessoa confeccionou para uso, doação ou presente, traz satisfação.  

É o sentimento de orgulho de saber que você é capaz e conseguiu realizar e concluir um lindo projeto! 

4 – Aprimora a concentração e é relaxante 

Gosto de dizer que praticar uma hora de uma atividade analógica pode causar um efeito parecido com o de reiniciar. É se desapegar e se desligar do mundo lá fora, da televisão, do celular, dos afazeres diários. É um momento seu com agulhas e novelos, com o olhar atento aos pontos e ao transpassado da agulha (ou agulhas) e ir, no seu tempo, construindo o seu projeto, curtindo cada etapa e aprendizado. 

Permita-se liberar o estresse e sentir a calmaria que o trabalho manual proporciona, silenciando a sua mente e tudo ao seu redor. Viva o momento presente. Durante as práticas artesanais, o mindfullness, que quer dizer “atenção plena”, é estimulado, pois exige concentração e que o artesão ou artesã esteja totalmente focado na ação que está realizando. 

5 – Exercita o cérebro e torna as mãos mais ágeis 

Ficar atento ao passo a passo do projeto que será executado, coordenar os movimentos de linha e agulha, contar os pontos. Tudo isso estimula e melhora a atividade cerebral e o desenvolvimento da coordenação motora. Com a prática, que deve ser moderada e com orientação para evitar lesões, mãos e braços se fortalecem e ficam cada vez mais ágeis.  

Esses são apenas alguns dos benefícios que os trabalhos manuais podem trazer para a terceira idade e que também se aplicam para todas as faixas etárias que se interessam pela prática.  

Em tempos de “sociedade do cansaço”, em que estamos expostos a uma enxurrada de informações que se renovam rapidamente, o fazer manual é um ponto de equilíbrio. Por isso, você pode conectar novamente contigo mesmo, com sua essência e com o momento presente. 

Você já conhecia todas essas vantagens que o tricô e o crochê promovem na saúde mental e bem-estar? Se você é um praticante desta atividade, conte pra gente como o trabalho manual contribui para melhorar a sua qualidade de vida! 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.