Sustentabilidade aliada à inovação: conheça o modelo de negócio da Renner
Parceira do movimento Sou de Algodão, a varejista investe em coleção rastreável pelo programa SouABR e marca uma nova era na moda responsável .
Inovação é uma palavra que sempre esteve presente na história da Renner. A marca apostou em um modelo de negócio em que pudesse atender diferentes públicos, com os mais variados estilos, tornando-se referência no mundo da moda. Nascida no Rio Grande do Sul, a Renner hoje está presente em todos os estados brasileiros, além do Uruguai e da Argentina.
Guiada pela filosofia do encantamento, a marca carrega uma mensagem muito importante: a sustentabilidade como parte do negócio. Desde a confecção da roupa até a relação com os fornecedores, toda etapa é moldada de acordo com valores e práticas sustentáveis.
Em 2018, por exemplo, a Renner criou o selo Re Moda Responsável, que expressa como a marca pensa e pratica sustentabilidade em tudo o que envolve o negócio. E vem avançando em diferentes frentes de atuação desde então, implementando soluções inovadoras para o desenvolvimento e a geração de valor de todo o seu ecossistema de moda responsável.
No final de 2021, a Renner finalizou seu primeiros ciclos de compromissos públicos relacionados à sustentabilidade. Como parte desta evolução, atingiu a marca de 81,3% das suas peças de vestuário com menor impacto ambiental e 99,15% dos produtos de algodão com matéria-prima certificada.
PRIMEIRA COLEÇÃO RASTREÁVEL
E a relação entre a Renner e o movimento Sou de Algodão tem participação importante nessa trajetória, tendo a moda, a sustentabilidade e a tecnologia como pilares dessa união.
Em parceria com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtos de Algodão), a Lojas Renner lançou, em 20 de maio de 2022, as primeiras peças do país em jeans 100% rastreadas por blockchain. A coleção é fruto de uma parceria entre a varejista e o programa SouABR, idealizado pela Abrapa e que rastreia o algodão brasileiro responsável com certificação socioambiental, dando ao consumidor mais transparência e confiança sobre a origem da matéria-prima da sua roupa.
Funciona assim: a partir do escaneamento de um QRCode, presente na tag de cada calça jeans feminina da coleção, é possível visualizar toda a sua trajetória, desde a fazenda certificada até o varejo.
VALORIZAÇÃO DO ALGODÃO BRASILEIRO RESPONSÁVEL
“Em 2012, foi criado um protocolo único de certificação para as fazendas produtoras de algodão do Brasil. É uma jornada longa conseguir levar essa certificação até a palma da mão do consumidor, que está mais exigente. Com o programa SouABR, entregamos o que ele pede: responsabilidade socioambiental e rastreabilidade”, afirma o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato.
Com a visibilidade que a loja conquistou, os gestores da Renner buscam incentivar a transparência em todos os setores da indústria têxtil, dos fornecedores até o consumidor.
“Com esta ação pioneira, não só garantimos que a calça jeans foi produzida em linha com boas práticas socioambientais, como também damos ampla visibilidade ao nosso cliente. Antes de chegar ao guarda-roupa das pessoas, cada peça já terá toda sua história devidamente registrada”, diz o diretor de Produto da Lojas Renner, Henry Costa.
Com o acesso à informação na palma da mão, é possível que o público faça escolhas mais conscientes no seu vestuário, participando de uma transformação importante nos hábitos de consumo.
Diante do caso da Renner, existem também diversas outras práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia. Incentivar e compartilhar ideias sobre novos rumos do consumo é uma das formas de mudar. E você, o que achou dessa iniciativa? Deixe sua opinião aqui nos comentários!
Adora às roupas da Renner, compro outras coisas também, mas o meu forte são as peças de roupas, confortáveis, não soltam tinta,as cores são maravilhosas, os modelos bem atualizados, enfim; eu e minha família vestimos Renner, parabéns a equipe que se preocupa com o meio ambiente e bem estar, a natureza agradece
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Que bom saber disso!