Loading...

blog / Por que eu deveria aderir ao movimento Sou de Algodão? 

por dentro do movimento | 11 de fevereiro de 2020 | 0

Entenda o nosso trabalho pela moda responsável do Brasil e descubra todos os benefícios que só o algodão pode trazer ao seu dia-a-dia! 

 

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, você já conhece os muitos atributos do algodão ou já deve ter visto algo a respeito do nosso movimento. Mas, afinal de contas, o que é o Sou de Algodão, o que ele quer e quem está por trás dele? 

Para começar, o Sou de Algodão é um movimento que nasceu dentro dAbrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – em 2016 com o objetivo de promover e estimular o consumo dessa fibra natural no Brasil. A iniciativa quer fomentar uma jornada do produto ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável. E isso quer dizer que escolhendo o algodão você ajuda a manter esse sistema que é bom para todo mundo.    

O BRASIL E A PRODUÇÃO DE ALGODÃO 

Podemos dizer que o algodão brasileiro é uma verdadeira joia! Isso porque o País é o 4º maior produtor de algodão do mundo e o 2º maior exportador. Subimos para o 1º lugar quando é considerada a produtividade em sequeiro, que é a que não utiliza irrigação artificial, apenas água da chuva. São em média 1,76 mil quilos de pluma por hectare. E o resultado: 30% de todo o algodão sustentável produzido no mundo é nosso! 

Sendo assim, com uma produção de algodão tão expressiva, não é de se espantar que a gente queira dizer por aí o quanto essa fibra natural é confortável, sustentável e democrática, né? Então, você também pode começar a pensar melhor sobre o consumir com consciência começando pelo que veste! 

E o jeito que encontramos de falar sobre esse assunto é trazendo histórias de pessoas que atuam nas diferentes etapas da produção da sua roupa. Desde o plantio até a venda. Ao longo dos próximos meses, você vai conhecer em nossas redes sociais um pouco das histórias por trás de cada rostinho que faz parte do nosso manifesto. Aproveita e segue a gente no Instagram, Facebook, YouTube.

Sou de algodão
Capulho de algodão, onde sua roupa nasce | Foto: Abrapa / divulgação

 

O ALGODÃO E A RESPONSABILIDADE  

Com muito orgulho, nosso movimento completa 4 anos de existência em 2020. E mais uma vez insistimos em falar sobre os impactos dessa fibra na sua vida. É que por trás daquela sua calça jeans super confortável (que te acompanha na labuta do dia-a-dia) existem milhares de pessoas que dependem da sua escolha para continuar fazendo a diferença.  

É gente de fibra dando um duro danado na pesquisa científica de sementes, na lavoura, nos teares e fiações, nas tecelagens, nas confecções e, ufa, nas lojasAssim, produto final feito de algodão tem uma história de respeito ao trabalhador do campo comprar peças de algodão significa ajudar a manter essa dinâmica de responsabilidade social. 

Portanto, Ser de Algodão é valorizar um produto que vem da natureza e depende dos seus ciclos para existirestimular a produção de um dos maiores tesouros brasileiros e apoiar o desenvolvimento econômico do país. É fazer a diferença enquanto o ‘tanto faz’ lá fora degrada, prejudica e colabora por um mundo cada vez mais injusto. 

Fiação, uma das etapas para o algodão chegar até você | Foto: Abrapa / divulgação

 

Nosso manifesto é um convite a uma consciência coletiva, onde grandes transformações surgem das pequenas intenções. Nós apostamos na moda e no consumo responsável como agentes incríveis para uma mudança permanente na vida de todo brasileiro.  

E você, vem com a gente?  

Leia mais sobre o movimento AQUI  e deixe um comentário caso tenha dúvidas ou sugestões. Ah! E se você tem uma marca e quer ser parceira oficial, ENTRE EM CONTATO  com a gente. Teremos muito para conversar! 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *