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Parceiros de peso colaboram para ação de aniversário do Sou de Algodão

15 de outubro de 2019 | 0

Para as camisetas comemorativas aos seus três anos, que serão celebrados no dia 26 de outubro, o Sou de Algodão contou com parcerias importantes para a idealização de uma ação que espalha os ideais desse projeto durante quatro desfiles na semana da SPFW N48, que acontece entre os dias 13 e 18 de outubro.

Reinaldo Lourenço, Isaac Silva, Ângela Brito e João Pimenta, estilistas já parceiros do movimento, foram convidados a participar dessa comemoração aos 1095 dias de existência do movimento e que abraçaram a ideia de estilizar a flor de algodão em camisetas. As peças com estampas exclusivas serão distribuídas em forma de kits a alguns participantes em seus desfiles ao longo da mais importante semana de moda do Brasil.

Para estampar as camisetas assinadas pelos quatro estilistas do line up do evento, o Sou de Algodão contou também com a colaboração da Epson, líder mundial em impressão, projeção e imagem, e da T&C, empresa presente há mais de 20 anos no mercado gráfico e que ficou responsável pelo manuseio das impressões das peças.

Preocupada com as questões ambientais e sociais, a empresa, que atua no mercado desde 1942, criou o Programa Epson de Responsabilidade Social que, além de promover boas práticas ambientas, dá apoio a outras instituições atuando em projetos ligados ao bem-estar do seu público interno e da sociedade em que atua.

A Epson, que apoiou o projeto e doou tinta e suprimentos para a impressão das camisetas, teve a colaboração da T&C que operacionou todas as impressões das estampas criadas pelos estilistas. Especificamente para essa parceria, a Epson utilizou a SureColor F2100, impressora digital projetada exclusivamente para impressão em fibra de algodão. A tecnologia empregada foi a PrecisionCore® TFP, que garante o controle do processo e é utilizada para imagens de alta definição e resultados mais precisos.

O gerente de produtos da empresa, Fábio Tolosa, explica que, especificamente dentro do mercado de moda, a impressão digital rompeu barreiras técnicas. “Esse tipo de tecnologia é capaz de reproduzir qualquer imagem nos tecidos, permitindo que designers e estilistas explorem ainda mais a sua criatividade para criar peças exclusivas e personalizadas”, complementa Fábio.

Para a estamparia das camisetas distribuídas na SPFW N48 ou de qualquer outra peça de algodão o processo é simples, rápido e leva em média cinco minutos. Em tecidos escuros aplica-se uma solução fixadora, em um processo chamado de pré-tratamento, que depois é seco em uma prensa. Na sequência a peça é colocada no equipamento para a impressão da estampa escolhida, configurada no software Garment Creator. Por fim é utilizada uma prensa térmica, que seca e sela a estampa. No caso de tecido de cor branca não há necessidade desse pré-tratamento.

Os ideais da Epson vão ao encontro com o que o Sou de Algodão promove, e esse é o motivo da parceria de sucesso nesse projeto. “A nossa tecnologia de impressão digital contribui para esse movimento de consumo sustentável, uma vez que utiliza processos que geram economia de energia e água e imprimem somente o que é preciso, evitando o desperdício de matéria e reduzindo os impactos ambientais”, segundo Fábio Tolosa.


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