Loading...

blog / Os segredos da clássica camiseta branca – e como lavá-la

moda & estilo | 22 de abril de 2020 | 0

A clássica camiseta branca tem muito mais história do que você pode imaginar. E nosso colunista, o jornalista de moda Jorge Wakabara, desvenda seus segredos desde o nascimento até a melhor forma de conservá-la. 

 

10 entre 10 estrelas, quando querem fazer a linha humilde, dizem que o seu look preferido é uma camiseta branca e uma calça jeans. A peça de algodão, um símbolo do básico, é uma marca do século 20 que ainda não conseguiu ser superada no século 21.

O primeiro registro de uma camiseta branca é de 1904, num anúncio da Cooper Underwear Company direcionado especificamente a “homens solteiros”; a primeira vez que o termo em inglês t-shirt apareceu em uma publicação foi no romance de estreia de F. Scott Fitzgerald, “Este Lado do Paraíso”, de 1920 (existem traduções que simplesmente pulam o termo, incluído em uma lista de roupas que o escritor vai enumerando).

Os ícones da juventude da década de 1950, James Dean e Marlon Brando com as clássicas camisetas brancas. O símbolo da contracultura era básico!

 

Mas quem deu um empurrãozinho e popularizou a camiseta branca foi Hollywood. Acompanhando o movimento de um novo mercado que surgia (o da juventude), ícones do cinema ditaram o jeito de se vestir desse público. Marlon Brando e James Dean era a dupla que influenciava não só o comportamento (rebelde, questionador) mas também a moda. Guardadas as devidas proporções, era como se Marilyn Monroe aparecesse de camisola num contexto urbano em uma cena de um filme. A camiseta originalmente era roupa de baixo!

CAMISETA BRANCA NÃO TEM GÊNERO

Também é interessante perceber as implicações de gênero que a camiseta possuía e que hoje não são lembradas nem de longe. A camiseta não era só um item de underwear, mas usava-se a peça por baixo da camisa. Camisa era artigo do guarda-roupa masculino, naquela época em que essas coisas eram tão delimitadas. Hoje a gente ainda liga o paletó à moda masculina e a saia à feminina – e inclusive mistura deliberadamente esses códigos – mas a camiseta é considerada unissex. Sem gênero. Uma das coisas mais básicas e minimalistas que existem. Ninguém levantaria a discussão de camiseta ser “coisa de homem” – ainda bem!

Com essa informação na cabeça, a camiseta-slogan branca desfilada em 2016 e vendida nas lojas em 2017 pela Dior com a frase “We Should All Be Feminists”, de Chimamanda Ngozi Adichie, fica ainda mais poderosa, não? O tempo muda as referências: apaga algumas, ressignifica outras. Os signos são relativos.

Camiseta branca da Dior que diz “Deveríamos ser todos feministas” foi lançada em 2017 e custou $710 | Foto: Getty Image

 

ÁGUA E SABÃO 

Mas como cuidar da camiseta branca? Como mantê-la branca? Todo mundo que já lavou roupa sabe que uma das regras básicas é separar peças brancas das coloridas, para evitar mudança de cor. Também ajuda lavar em água morna – se a qualidade do tecido for boa, a camiseta não vai deformar nem encolher.

E o melhor: água morna com o sabão elimina o coronavírus. O vírus possui camada protetora de lipídio, ou seja, gordura, que é rompida com o uso da água e sabão: é por isso que é importante lavar as mãos com frequência.

Quer um efeito mais branco ainda? A receita é deixar de molho em água morna e suco de limão por meia hora antes da lavagem em si. Também é bom que a camiseta seque no sol, tanto para fins de desinfecção como para alcançar aquele efeito “alvo total”! Se ela ficou manchada debaixo do braço por causa de desodorante, o jeito é tentar um produto específico para remoção de manchas.

Tem quem defenda o uso de desinfetantes mais poderosos misturados na água em tempos de pandemia, porém a maior parte dos especialistas diz que água morna e sabão já são efetivos. Produtos com mais química acabam deteriorando as fibras de algodão da sua camiseta mais rápido e limitando a vida útil dela. Clássico é para durar, né?

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *