Loading...

blog / Fashion Lab: conheça o 1º laboratório da indústria da moda brasileira

| 28 de abril de 2022 | 0

Espaço no Rio de Janeiro ajuda empreendedores da moda a desenvolverem seus negócios, produtos e serviços. Iniciativa inovadora é do Senai/CETIQT. 

Apoio ao desenvolvimento de novos modelos de negócio e inovação em processos, produtos e serviços inovadores para a moda são apenas algumas das atividades gerais que quem entra no Fashion Lab do SENAI CETIQT pode encontrar.  

Entretanto, essa é apenas a porta de entrada para um universo criativo voltado para a indústria fashion brasileira que nossas equipes materializam diariamente.  

O que é o Fashion Lab 

Criado no final de 2018 e fazendo referência a modelos de fab labs e laboratórios abertos – espaços conhecidos pelo público maker, aquele mesmo do “faça você mesmo/a”, que funcionam a partir dos princípios de colaboração, experimentação e prototipagem –, o Fashion Lab, localizado no Rio de Janeiro, surgiu para democratizar o acesso a novas tecnologias que dialogam com o fazer tradicional da moda. Além disso, é um espaço que nasceu também para ajudar as empresas de moda dos mais variados perfis a implementarem uma cultura projetual em seus negócios.  

O ambiente é dividido em cenários que remetem tanto ao design thinking, abordagem utilizada para a solução de problemas de forma colaborativa, quanto às fases da jornada empreendedora.  

O caminho sistemático das novas ideias 

Tudo é iniciado no centro do Fashion Lab, na arena, onde ocorre o processo de descoberta a partir das trocas, conversas, eventos, oficinas e palestras. A partir disso, é feita a imersão no problema a ser solucionado por meio de pesquisas desk, de campo e de referências presentes no próprio ambiente, onde há simulações de pontos de venda físicos, digitais e híbridos, que mescla a experimentação física com a virtual.  

Esse processo de imersão leva ao levantamento de informações utilizadas na fase de ideação. Em seguida, com a geração das possíveis soluções desenhadas em mockups, sketches, fluxos ou simulações dos mais variados tipos, é realizada a prototipagem da solução com a criação do projeto utilizando softwares de modelagem 3D, impressoras 3D, fresadora, máquina de corte a laser, entre outras ferramentas. Por fim, são realizados testes para se alcançar a validação. 

Alcançando resultados reais 

É dessa maneira que os quatro anos de atuação do Fashion Lab já resultaram em projetos que vão desde o apoio às empresas para a incorporação de novos saberes e competências, como a adoção da impressão 3D para o desenvolvimento de um novo produto/coleção/processo, a projetos voltados para a cadeia de valor da moda. Estes últimos, são sempre focados na adoção de práticas baseadas em economia circular, assim como modelos de atuação em rede ou que resultam no desenvolvimento territorial com o fortalecimento de vocações regionais. 

O Fashion Lab é, portanto, um laboratório que tem o design como principal motor para observar, pensar, discutir e gerar soluções e conexões para a indústria da moda brasileira. Para saber mais, acesse:  https://senaicetiqt.com/institucional/fashion-lab-2/  

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.