Loading...

blog / 6 jovens artesãos para você conhecer e seguir

moda & estilo | 17 de março de 2022 | 0

Artesanato também é coisa de criança e adolescente! Osni Júnior, diretor de marketing da Círculo, escolheu 6 jovens artesãos que dão um show de talento com as linhas de algodão

Por muitos anos, as atividades manuais foram associadas a tarefas domésticas, como uma prática que se aprendia em escolas, transmitida por gerações e nem sempre valorizada.  

Com o passar do tempo e as transformações da sociedade, técnicas como crochê, tricô e bordado evoluíram através de inspirações mais modernas, agregando ainda mais para o trabalho manual. Hoje, peças feitas à mão estão em alta, super conectadas com as tendências e são também queridinhas de muitos jovens que despertaram a curiosidade pelo artesanal, seja por hobby, necessidade, ou fins terapêuticos. 

E quem disse que crianças e adolescentes também não se interessam por trabalho manual? Hoje, eu apresento 6 jovens artesãos para seguir, que encontraram nas artes manuais uma atividade prazerosa, calmante e uma forma de complementar a renda familiar.  

São talentos que aprenderam tricô, crochê e amigurumi com avós, tias e mães, ou mesmo acompanhando tutoriais em YouTube. Eles compartilham seus projetos nas redes sociais, sendo inspiração para pessoas de todas as idades. 

GEOVANA SANTOS

@amigurumi_sz 

A Geovana Santos é uma artesã mirim incrivelmente habilidosa e que domina a técnica de amigurumi. Extremamente criativa e detalhista, confecciona bonecos lindos e encantadores. No Instagram dela, você encontra desde reproduções de personagens famosos até réplicas de cachorros de diversas raças, muitos deles feitos por encomenda para eternizar uma lembrança para seus tutores. Se quiser um boneco personalizado, ela faz também, além de muitos outros projetos bacanas para se inspirar. Geovana tem ainda um canal no YouTube com cerca de 15 mil inscritos, em que ensina a fazer peças de moda, enfeites e outros itens em crochê e amigurumi. Vale a pena conferir! 

ANDRÉ LUIZ MUELLER 

@andre.luiz.croches  

André Luiz Cordeiro Mueller é de Garuva (SC) e aprendeu o crochê com a avó e vendo tutoriais no YouTube. O adolescente usou o trabalho manual para complementar a renda familiar e ajudar a mãe, que estava com dificuldades de encontrar um emprego por conta de sequelas de uma paralisia infantil. Sua história emocionante viralizou nas redes sociais e até ganhou uma vaquinha virtual para ajudar a pagar o aluguel de alguns meses, comprar alimentos e materiais para fazer crochê. O valor arrecadado possibilitou a compra de um imóvel para sua família e ele segue evoluindo no trabalho artesanal, sendo uma inspiração de coragem e, claro, de muito talento com o crochê. Imagens religiosas, bonecos fofos, tapetes e lembranças são algumas peças compartilhadas por ele. 

MATHEUS LIMA 

@matheus_croche12 

Matheus é super novinho, mas já demonstra toda a sua habilidade com o crochê. No perfil monitorado pela mãe, é possível acompanhar algumas peças feitas, como sousplat, tapetes e jogos de banheiro. É um dos artesãos mirins que merecem ficar no radar e tem grande potencial para desenvolver projetos ainda mais incríveis e diferenciados. 

JUNIOR CROCHETEIRO 

@juniorcrocheteiro 

Já falamos dele aqui e vale repetir porque é, realmente. um perfil muito bacana e que eu recomendo para quem quer buscar ideias e dicas para crochetar, desde peças de moda à decoração. Sousplat, mantas, tapetes, conjuntos para banheiro, croppeds, blusas e vestidos. Tem de tudo um pouco, dos projetos mais clássicos aos mais ousados. Além de ideias para ajudar a criar referências, é possível conferir no perfil dele outras dicas, como precificar o trabalho artesanal. Ele ainda dá aulas de artesanato voltado para moda para quem se interessar. 

PABLO CROCHÊ

@pablo.croche  

Pablo possui um perfil eclético. Você encontra desde biquínis a peças infantis. Tem diversas padronagens de flores para serem aplicadas e dar um charme a mais nos projetos de decoração, brincos, tapetes, vestidos, croppeds, entre outros. Tudo feito com muito cuidado e com atenção aos detalhes. O crochê predomina, mas existem peças feitas também em amigurumi. Ele reúne mais de 90 mil seguidores no Instagram e, no YouTube, mais de 35 mil inscritos aprendem o passo a passo de diferentes projetos. 

JONAH LARSON 

@jonahhands https://www.instagram.com/jonahhands/ 

E eu finalizo as indicações com este simpático e muito talentoso menino, que é “da gringa”, mais precisamente de Wisconsin, nos Estados Unidos. Jonah Larson é um prodígio do crochê e, aos 14 anos, além de criar inúmeros projetos, já escreveu livros sobre a técnica. Ele se dedica a projetos sociais voltados à Etiópia, onde nasceu, além de dar palestras e aulas. É possível acompanhar diversas inspirações em seu perfil no Instagram (com mais de 320 mil seguidores) e também seus tutoriais que podem ser conferidos no seu canal do YouTube, que acumula 136 mil inscritos. Já foi destaque nas principais mídias internacionais, como The New York Times, Forbes People, Oprah Magazine, entre outros.   

Além de já termos conversado que trabalho manual independe de gênero, hoje, eu mostrei que também não tem idade, não é mesmo? E reafirmo, o handmade é para todos! É uma atividade super democrática, basta dar o primeiro passo para a aprender os pontos iniciais e se encantar com as infinitas possibilidades, usufruindo também dos diversos benefícios à saúde e bem-estar.  

Gostou dos 6 perfis de jovens artesãos que indiquei? Se tiver mais alguma sugestão bacana e que inspira suas criações, compartilhe com a gente nos comentários! 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.