Sandra Barreiro é a responsável por criar o troféu do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. Artista visual desde 1996, a carreira como escultora começou com sua primeira exposição em 2010 e se mostrou promissora: em apenas dois anos, seu trabalho ganhou medalha de bronze no Carrousel du Louvre, em Paris. Ela já tem obras espalhadas por galerias de várias partes do mundo e assina, há 4 anos, o troféu do quadro Jogo de Panelas, do programa Mais Você da Rede Globo.

Trabalhar num troféu para o Desafio foi estimulante para Sandra: “Foi um desafio para mim porque é um material que não costumo utilizar. Meu trabalho é com fita crepe, que também usei um pouco no troféu. Mas ele é principalmente feito de algodão”, comenta.

A ideia de utilizar a fibra norteou a pesquisa de Sandra. “Fui pesquisar modelos dos estilistas que já participaram dos eventos promovidos pela Sou de Algodão”, diz a escultora, que também se encantou com o Movimento. “Achei o máximo o projeto todo, lindíssimo. Fiquei muito lisonjeada de fazer o troféu”, ressalta.

O prazer de participar da premiação abriu as portas para a artista utilizar o novo material em suas próximas peças. “Achei ótimo usar o algodão. Depois que soube do projeto fui pesquisar mais sobre a matéria-prima e adorei.”

Sandra reflete sobre o significado de ver seu troféu nas mãos do vencedor. Para ela, é uma emoção testemunhar seu trabalho coroando a trajetória dos participantes do Desafio: “Não é pelo troféu, mas pela emoção de ver o vencedor e toda sua trajetória até ali”, afirma a artista.