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por dentro do movimento

“Sou de Algodão é uma marca”? Respondemos essa e outras questões sobre o movimento

12 de janeiro de 2022 | 0

Aposto que você já deve ter se perguntado: “mas o Sou de Algodão é uma marca?”. Sem problema, essa é uma dúvida recorrente por aqui. Por isso, viemos explicar tim-tim por tim-tim sobre como funciona o nosso movimento, para quem ele é feito e por que ele existe.  

Sou de Algodão é um movimento, não uma marca  

Em 2022, completamos 6 anos como um movimento, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e do Instituto Brasileiro do Algodão (Iba). Isso quer dizer que não somos fabricantes e nem vendemos produtos. Nosso trabalho é, basicamente, desenvolver a consciência do público brasileiro em torno do consumo responsável e informá-lo sobre os inúmeros benefícios ao optar pelo algodão nacional! E olha que não são poucos.  

Fazemos esse trabalho de várias maneiras: através de conteúdo nas redes sociais, aqui no nosso blog, campanhas offline, ações pontuais com formadores de opinião e presença na mídia. Criamos diálogos com diversos públicos do universo do algodão: consumidor, empresas, produtores rurais, varejistas, fiações, tecelagens e outros elos da cadeia têxtil. Tudo para que cada pessoa compreenda a importância do algodão brasileiro a partir do seu próprio ponto de vista.  

Marcas parceiras  

Além de conversar com um público plural, reunimos marcas parceiras que abraçam nossa causa e trabalham com produtos com, no mínimo, 70% de algodão em sua composição. São elas que vendem e fazem a diferença no mercado. No início de 2021, o movimento tinha pouco menos de 400 marcas parceiras, mas terminamos o ano com mais que o dobro disso. Hoje, somamos mais de 800 empresas que têm, em seus produtos, as tags do movimento e divulgam a seus clientes os benefícios da nossa fibra. 

Veja AQUI nossas marcas, divididas por categorias. 

Saiba AQUI como se tornar uma marca parceira.  

Quais os objetivos do Sou de Algodão? 

Alguns objetivos norteiam o nosso trabalho. Um deles é unir toda a cadeia, do produtor no campo até o consumidor final, promovendo a moda responsável e o consumo consciente.  

Também chamamos a atenção para a relevância da fibra para a indústria e economia do país e conscientizamos sobre a importância do algodão com certificado socioambiental, que beneficia o meio ambiente e valoriza trabalhadores e comunidades. 

Como eu, consumidor, posso fazer parte do movimento? 

Priorizando peças em algodão nas suas compras e observando suas etiquetas para saber sua origem e como cuidar dela! Dê preferência a produtos com alta concentração da fibra em sua composição e procure pela tag do Sou de Algodão em lojas e outras empresas da área.  

Quando uma marca tem o nosso logo em sua comunicação, isso significa que ali tem produtos de algodão e que a empresa prioriza uma matéria-prima nacional, de qualidade e comprovadamente de produção responsável.  

Para saber curiosidades, ler histórias de empreendedorismo com o algodão e sustentabilidade da fibra, acesse nosso conteúdo e escolha a categoria: https://soudealgodao.com.br/blog/ 


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