Loading...

blog / O que é línter? Conheça o resíduo de algodão que é pau pra toda obra

algodão & sustentabilidade | 30 de agosto de 2021 | 0

Na imagem, caroço do algodão com línter logo após a separação da pluma na algodoeira | Foto: Carlos Rudiney / Marcplus

O algodão é uma planta da qual nada se desperdiça. Por isso, os seus derivados são tão úteis em diversos mercados, como alimentício, rações animais, têxtil e até explosivos. E, se você achava que apenas a fibra branquinha é amplamente utilizada, volte duas casas. Hoje, você vai aprender o que é línter e suas utilizações!

O que é línter?

Para começar, o línter é um subproduto obtido da planta do algodão que tem uma grande importância. Trata-se das fibras bem curtinhas que ficam grudadas no caroço do algodão após a retirada das mais longas. É o que “sobra” no beneficiamento.

O línter é utilizado na produção de óleo de algodão, papel moeda, entre outros. | Foto: Carlos Rudiney / Marcplus

Devido às duas características, o línter é muito usado na fabricação de papel moeda, daquele algodão que você compra na farmácia, da gaze, e de tecidos cirúrgicos. Estas fibras podem, inclusive, ser convertidas a açúcares fermentescíveis por meio de processos termoquímicos. Depois, viram sabe o que? ENERGIA!

O línter também pode ser prensado junto com o caroço do algodão para extração de óleo e produção da torta, usada como fertilizante, ração animal ou até farinha alimentícia após a detoxificação.

Tem alguma curiosidade sobre o algodão e seus infinitos usos? Deixe um comentário aqui pra gente!

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *