Loading...

blog / Fibras naturais, como o algodão, afastam substâncias tóxicas da sua casa

saúde & bem estar | 22 de novembro de 2021 | 0

Quero contar uma breve história sobre por que estou aqui falando sobre a casa com você neste momento. No meu desempenho de projetar e materializar – desde grandes obras até um único ambiente – estudo, há décadas, a saúde do morar, a beleza e a funcionalidade. Para isso, sempre me debrucei em assuntos como neuroarquitetura, design biofilico, ecopsicologia, luminotecnia, psicodinâmica das Cores e o milenar Feng Shui. 

Neste período, lidei com uma avalanche de conhecimento e de ações que transformaram o subjetivo em materialidade, passando pela pesquisa dos materiais, da qualidade do ambiente e dos níveis baixos de COV’s (compostos organovoláteis). Assim, crio espaços humanos e agradáveis, que estimulam uma vida plena e saudável. 

Sua casa pode ser tóxica sem que você perceba 

Hoje, convido você a lembrar dos poderosos vínculos que temos com a natureza. Inúmeras pesquisas validam esses elos e, além disso, devemos olhar para a biossegurança, área de química que identifica substâncias tóxicas e perigosas para a saúde. Afinal, existem mais de dezenove milhões de compostos orgânicos identificados pela química orgânica. 

Por isso, trago aqui o valor do uso das fibras naturais para a sua rotina: nas toalhas, no enxoval da mesa, nas almofadas e nos revestimentos de sofás e de roupas de cama. Além de serem hipoalergênicas, elas são gentis com a sua pele e não trazem substâncias tóxicas para dentro do seu lar.  

Entenda os COV’s 

Os COV’s são substâncias químicas que possuem alta pressão de vapor sob condições normais, a ponto de vaporizar ao entrar em contato com o ar. Estas substancias possuem carbono em sua composição e estão presentes em tintas, tecidos, painéis de madeira, plásticos, entre outros. Algumas dessas substâncias indesejadas demoram de cinco a sete anos para terem seus malefícios minimizados. 

O vapor exalado por muitos destes materiais faz mal à saúde, podendo provocar desde uma simples irritação e até colaborar no desenvolvimento de doenças mais graves como o câncer.   

Algodão diminui a liberação de compostos organovoláteis 

A volatilidade destes compostos requer temperaturas baixas para passarem para o estado gasoso no ambiente ou para emanarem vapor. De início, estes compostos podem se manifestar como uma irritação subclínica, mas, ao longo do tempo, irão minar a sua saúde e bem-estar.  

Por isso, ao repor seu enxoval da casa, olhe atentamente a etiqueta de composição do produto e busque pelo algodão 100%. Com esta simples escolha natural, você se livra de muitas substâncias que provocam intoxicação e malefícios à saúde.   

Ao escolher as fibras naturais, você também preserva o meio ambiente, já que elas são biodegradáveis. É muito sábia a escolha de estar perto da natureza. As fibras naturais trazem esta riqueza oculta, intangível ao olhar, mas percebida pelo nosso corpo, que fica mais apto a manifestar saúde e bem-estar. 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *