Histórias e narrativas fundam nossa cultura e nossas vidas individuais. Dario Mittmann resolveu juntar dois universos, o da fantasia e o do folclore japonês, para criar a coleção “Yokais in Wonderland”, que o levou à final do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores.

“Yokais”, segundo o estilista, são criaturas mitológicas que despertam da alma vazia e podem ser considerados como demônios. “Wonderland” é uma referência ao universo de Alice no País das Maravilhas, livro clássico de Lewis Carroll.

Mittmann sobrepõe essas referências à realidade turbulenta e fascinante das ruas de Tóquio, megalópole japonesa reconhecida mundialmente pelos seus personagens, como as Lolitas Harajuku, mais uma inspiração da coleção.

É nesse sentido que o fashion designer propõe uma estética que mistura o streetwear, o colorido dos animes (animações japonesas) e as referências dos Yokais, que tomam conta das peças da coleção, gradativamente. As estampas são desenhadas manualmente, remetendo às técnicas de escrita e desenho japonesas.

A fibra entra na coleção como a matéria-prima principal e uma metáfora da tela em branco da vida que vai sendo aos poucos preenchida. Segundo Mittmann, “o desenvolvimento da coleção se dá com base em tecidos de algodão, trazendo conforto ao streetwear. As cores vibrantes remetem ao mundo dos animes e se opõem à neutralidade do branco. A dualidade e a desconstrução do ser é representada nos shapes, que misturam o lúdico ao agressivo”.

A profusão de referenciais de Dario Mittmann ressoa com sua experiência anterior. Paranaense de Cianorte, vindo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ele é fashion designer de Karol Konká, Pabllo Vittar e Ludmilla, e já vestiu outros grandes e emergentes nomes da música brasileira. Mittmann trabalha no Made in Wonderland Studio desde 2017.