Loading...

blog / Bonecos de pano, a brincadeira afetiva 

saúde & bem estar | 11 de maio de 2020 | 0

Se você está com crianças em casa nessa quarentena, veja como resgatar o apelo sensorial dos pequenos com bonecos de pano, um brinquedo atemporal, unissex e cheio de histórias pra contar 

 

A simplicidade de um boneco de pano, a maciez do algodão e sua enorme capacidade em criar laços afetivos são quase esquecidos num mundo feito de brinquedos plásticos, com parafernálias luminosas e sonoras já determinantes de como deverá ser a brincadeira. 

Experimente dar um boneco de pano para uma criança e você verá que o abraço é praticamente imediato e, não raro, estes se tornam amigos inseparáveis por um bom período. 

Isto porque os bonecos de pano permitem brincadeiras onde as crianças constroem suas narrativas de acordo com suas bagagens emocionais. Eles se tornam representações do mundo imaginário da criança e, principalmente uma forma de projetar suas emoções e de ensaiar os variados papéis existentes tanto na família, como na sociedade.  

Bonecos feitos de tecido de algodão estimulam o poder de criação e as experiências sensoriais | Foto: Ju Padilha

BONECOS DE PANO PODEM SER INTERATIVOS E ESTIMULANTES 

Para tornar a brincadeira ainda mais enriquecedora, é possível deixar espaços no boneco, junto com retalhos, fitas, canetas e outros materiais para que a criança possa interferir e criar assim o seu amigo. É uma brincadeira afetiva e que estimula muito a criatividade! 

A criança consegue confeccionar um boneco a partir do repertório que tem, de sua capacidade de trazer para a brincadeira o que ela conhece e, a partir disso, criar algo novo, que tenha significado para ela. Nesta brincadeira o boneco pode virar o que quer que a criança imaginar. Não tem jeito certo de fazer, nem a preocupação de ficar bonito, mas o fazer em si por meio de suas próprias capacidades, o que dá para a criança uma sensação de autonomia, de sentir-se capaz. 

Deixar a criança criar o seu próprio boneco de pano é um exercício de criatividade e autoconhecimento | Foto: Ju Padilha 

 

DEIXE A CRIANÇA CRIAR SEU PRÓPRIO AMIGO 

Uma vez que a criança cria o seu novo amigo, o boneco de pano do seu jeitinho, ela pode fantasiar, imaginar o seu faz de conta e criar assim muitas narrativas. 

Essa criação acontece especialmente se ela tiver ao seu alcance bonecos de formas e cores variadas, onde ela possa perceber as diferenças, possa se perceber, observar os outros ao seu redor. Pode, por meio da brincadeira de criar, estabelecer laços afetivos, fortalecer sua identidade e sentir o seu lugar no mundo. Uma variação de tipos e cores de bonecos de pano formam um repertório amplo, onde as diferenças podem ser percebidas, questionadas, trabalhadas e aceitas.  

BONECOS DE PANO PARA MENINOS E MENINAS 

Chico, filho da Ju Padilha, autora do artigo, com o seu boneco de tecido de algodão customizado | Foto: Ju Padilha

 

Vale lembrar que bonecos de pano são brinquedos unissex e é fundamental que meninos também tenham acesso a eles e não apenas, com uma conotação de guerra, como os soldadinhos ou super heróis. Meninos também precisam de oportunidades para desenvolver sua ternura e sensibilidade. 

Da próxima vez que for comprar um brinquedo, dê uma chance para o simples, escolha um boneco de pano e simplesmente veja a magia acontecer. Crianças sabem brincar, são imaginativas por natureza e se encantam com as possibilidades que nunca são impossíveis. 

 

0 comentários

deixar um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *