Loading...
algodão & sustentabilidade

8 motivos para conhecer o movimento Sou de Algodão, que está comemorando um ano

26 de outubro de 2017 | 0

1 – Sou de Algodão surgiu em outubro de 2016, no São Paulo Fashion Week, com o objetivo de conscientizar o consumidor sobre a importância do algodão. A iniciativa de criar o movimento é da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), prevê ações nos pilares ambiental, social e econômico, em toda a produção de algodão. Dessa forma, quando você compra peças feitas com o algodão brasileiro, está contribuindo para a sustentabilidade, já que toda a produção certificada pelo ABR respeita e preserva os recursos naturais, além de respeitar o trabalhador. Algodão sustentável sempre está na moda!

2 – Personalidades amam o algodão. O estilista Alexandre Herchcovitch diz “O algodão sempre foi minha fibra preferida para fazer minhas criações”. A estilista Martha Medeiros é nossa parceira e ressalta “Tem sensação mais gostosa do que vestir uma renda ou um tecido de algodão? A sensação é de ser abraçada”. O idealizador do SPFW, Paulo Borges, reconhece a importância do algodão na moda brasileira. Diz que “é essencial, fundamental. Ele carrega cultura”.

3 – Através do movimento, queremos que você olhe de forma diferente para o algodão. Afinal, ele está presente em seu dia a dia, muito mais do que podemos perceber. Está no pijama, na camiseta básica, no jeans versátil, no vestido de gala, na ecobag prática e ecologicamente correta, na toalha de banho macia que acaricia sua pele, na toalha de mesa que enriquece o seu jantar, no lençol suave, e até no tecido da almofada e do sofá. Nosso movimento contempla todos os públicos que consomem moda: infantil, feminino, masculino, fitness, meias e acessórios, cama, mesa e banho, jeans, luxo e artesanato. Ufa!

4 – Aliás, quando falamos em algodão, precisamos destacar a contribuição da fibra para o bem-estar e a saúde das pessoas. Algodão e qualidade de vida são palavras que andam juntas. O tecido garante que a pele respire melhor e, aliado à sua maciez, evita atritos e possíveis problemas de pele. Diversos médicos destacam a importância do algodão para o nosso corpo: ele se adapta à temperatura interna, deixa a pele respirar e é hipoalergênico. Além disso, tem muita durabilidade e sua versatilidade permite produzir tecidos variados que vão da camisa social ao moletom, garantindo conforto no trabalho, na festa e no lazer. Enfim, nada supera o toque de uma fibra verdadeiramente natural!

5 – Diversas marcas que você conhece também abraçam o movimento. Projetos de inclusão social como Bordana e Inbordal, e marcas como Toalhas Appel, Cataguases, Cor com Amor, Estyllus Denim Design, Love Secrets Lingerie, Martha Medeiros, Mon Petit e Norfil são parceiras e trabalham com muito amor, leveza e carinho para fazer as peças, pensando sempre no seu conforto!

6 – Quando você come algo, sempre verifica a tabela nutricional dos alimentos, certo? Pois sabia que com as roupas também deveria ser assim? Quando você compra uma peça, seja uma camiseta ou uma toalha, precisa saber o que está adquirindo. Por trás de uma peça de algodão existe toda uma história, e uma cadeia produtiva que atua com tecnologia e inovação, movimentando a economia, gerando empregos e beneficiando famílias. Por isso, olhe a etiqueta das peças, entenda as informações que ela traz. E acompanhe nosso blog e nossas páginas nas redes sociais. Em breve teremos novidades para você saber como ler a etiqueta, como você faz com a tabela nutricional.

7 – Motivo de orgulho para nós, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de algodão do mundo! Entre os principais Estados que produzem estão Mato Grosso, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Nos últimos anos, nosso algodão vem ganhando reconhecimento no exterior por fatores como qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade, padrão e volume. A tecnologia e a inovação estão presentes em toda a produção do algodão no campo. Produzida de maneira responsável, adotando as diretrizes do ABR, nosso algodão é reconhecido no mercado mundial e é preferido por diversos países, o que torna o nosso país o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo.

8 – Integram nosso movimento peças das marcas que contenham mais de 70% de algodão em sua composição. Em breve, elas poderão ser facilmente localizadas através da página Onde Encontrar aqui do nosso site. Tem, também, muita história boa para você conhecer aqui no nosso blog, veja histórias de valor, de inclusão social e boas práticas em sustentabilidade das marcas que estão se destacando no mercado.