Com a sustentabilidade em grande foco na sociedade, muito se fala sobre o uso consciente de recursos. Preservação e reutilização são dois conceitos bastante vinculados a este tema, mas muitas vezes outra inciativa se faz expressamente necessária: o aproveitamento completo de materiais.

O algodão é um exemplo de insumo extremamente sustentável e que pode ser aproveitado ao máximo: é natural e de fácil reinserção no processo de produção.

A pluma é o principal produto proveniente do algodão, sendo a fonte de renda mais representativa desta cultura, mas a versatilidade do material se faz visível em tudo que o compõe, até mesmo em sua semente.

Ao contrário do que se imagina, o algodão não está somente atrelado às produções têxteis, adquirindo cada vez mais importância em outros produtos e segmentos.


Tinta de parede

Trazendo uma nova concepção à pintura de paredes, a tinta à base da pluma traz uma textura única e de extrema qualidade. O algodão tem propriedades de isolamento térmico, o que garante frescor na temperatura do ambiente, podendo até reduzir custos causados por refrigeração com ar-condicionado.


O óleo de algodão

O óleo de algodão é, atualmente, o principal produto originado da semente da pluma.

Considerado o queridinho das dietas, é extraído desta semente e é rico em gorduras boas, como as poli-insaturadas, gorduras responsáveis pela contenção do colesterol ruim no nosso organismo, além de ser rico em vitamina E, ter princípios antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

Além das vantagens proporcionadas à saúde, o óleo de algodão possui um sabor suave, muito associado ao óleo de castanha, que não se sobrepõe ou ofusca o sabor dos alimentos.


Fertilizante

A torta de algodão é o que resta da semente após a extração do óleo. É um fertilizante muito recomendado para plantações de solo branco e é um dos mais usados no país.


Ração bovina

Produtores que buscam uma alternativa que envolve menores custos para a alimentação de gado têm optado pela semente de algodão. A ração é composta pelo farelo da semente de algodão após esta passar por uma desintoxicação, e possui diversos princípios proteicos perfeitos para alimentação de bovinos em fase adulta e gado leiteiro.


Higiene e cuidados pessoais

O algodão também é bastante utilizado em itens de higiene pessoal, como por exemplo no cotonete e no próprio algodão para limpeza da pele. Além disso, também é usado na área da estética, como em hidratantes corporais.